Nestlé reforça o seu compromisso pela empregabilidade jovem a nível global

Ago 18, 2015

A Nestlé partilhou dados sobre o progresso do programa Nestlé needs YOUth – a iniciativa global de combate ao desemprego jovem –, no Festival de Salzburg na Áustria, onde a Companhia apoia jovens talentos musicais através do Nestlé and Salzburg Festival Young Conductors Awards.

Lançado em novembro de 2013 em toda a Europa, o programa Nestlé Needs YOUth comprometeu-se a criar 20.000 oportunidades de trabalho para jovens no triénio 2014-2016. Após um primeiro ano de grande sucesso na implementação do programa na Europa, a Nestlé anunciou o seu alargamento (no passado mês de Fevereiro) ao México e aos Estados Unidos da América.

No continente americano a iniciativa irá atingir mais de 900.000 jovens até 2016. A Nestlé irá empregar 24.000 novos Colaboradores, disponibilizar 7000 estágios e implementar formações de empregabilidade para mais de 870.000 pessoas.

“Na Nestlé procuramos não só contribuir para a alimentação das novas gerações, mas queremos também prepará-las para a sua integração no mundo profissional, melhorando as suas hipóteses de um futuro melhor,” refere Laurent Freixe, CEO da Zona América da Nestlé, SA.

Também no ano passado – em junho e em Lisboa – a Nestlé expandiu o Nestlé Needs YOUth na Europa, alargando o programa às empresas suas parceiras comerciais, criando assim a “Aliança para a Juventude”. Esta Aliança prevê a criação, também no espaço de três anos, de 100.000 oportunidades de trabalho nas mais variadas empresas de vários setores de atividade. Ao fim do seu primeiro ano de implementação a Aliança consegui já criar 50.000 empregos e oportunidades de formação.

“As Companhias da Aliança estão comprometidas em colaborar de forma conjunta com os governos de forma a combater o desemprego jovem, impulsionando a empregabilidade e a criação de emprego,” diz Luis Cantarell, CEO da Zona EMENA (Europa, Médio Oriente e Norte de África).

Wan Ling Martello, CEO da Zona Asia, Oceania e Africa, refere que o desenvolvimento de jovens talentos é parte integral da estratégia de negócio a nível regional da Nestlé naquela zona, onde a empresa contratou 4500 Colaboradores a tempo inteiro com menos de 30 anos em 2014, 1862 formações e 860 trainees.

“Nos últimos anos temos investido o nosso tempo, esforço e recursos em contratar jovens das universidades e escolas,” refere Wan Ling Martello. “Desenvolver as suas capacidades ao longo do tempo, através de formação e aconselhamento, expondo-os a diferentes desafios garantindo que irão ter carreiras de sucesso.”