Sort by
Sort by

A PURINA EUROPA lança o seu primeiro Programa de Restauração dos Oceanos com o objetivo de restaurar 1500 hectares de habitats marinhos até 2030

A NESTLÉ PURINA PetCare Europe acaba de lançar o seu primeiro Programa de Restauração dos Oceanos, que tem como principal objetivo combater a perda de biodiversidade marinha nas águas europeias.

Restauração Oceanos
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • O programa envolve o estabelecimento de parcerias com especialistas europeus focados na restauração de organismos marinhos que fornecem habitats vitais para a vida marinha, como o peixe, que faz parte da cadeia de distribuição da PURINA
  • Em Portugal, os esforços de recuperação de habitats marinhos serão realizados em conjunto com a SeaForester, organização que utiliza técnicas inovadoras de recuperação de florestas de algas marinhas com viveiros móveis

O oceano é essencial para toda a vida na Terra. No entanto, como resultado das alterações climáticas e das atividades humanas, a saúde dos oceanos está a diminuir a um ritmo alarmante, colocando toda a vida marinha sob ameaça. Para garantir um futuro sustentável, os nossos oceanos devem ser protegidos e preservados. Através deste programa, a PURINA EUROPA prevê ajudar a restaurar 1500 hectares de habitats marinhos até 2030.

Para atingir este objetivo, a PURINA EUROPA está a estabelecer parcerias com organizações especializadas em toda a Europa e a investir nas soluções de restauração oceânica que cada uma delas desenvolve para determinada espécie. Esta iniciativa pretende tornar estas soluções mais eficazes e escaláveis, de forma a restaurar um maior número de habitats vitais para a vida marinha como ervas marinhas, recifes de ostras e algas marinhas, que estão a ser perdidos localmente e que são lar de diversas espécies.

Tal é o caso do peixe que faz parte da cadeia de abastecimento da Purina, uma vez que a marca utiliza subprodutos de peixe – as partes do peixe que não são consumidas pelos seres humanos, mas que constituem um ingrediente valioso na alimentação dos animais de companhia, garantindo, assim, que nada é desperdiçado.

Kerstin Schmeiduch, Directora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Purina Europa, afirma que "estamos muito satisfeitos por lançar o primeiro Programa de Restauração dos Oceanos da Purina Europa. Com a biodiversidade marinha em declínio dramático, são necessários esforços coletivos de restauração. Na Purina, estamos empenhados em fazer a nossa parte para ajudar a resolver a perda de biodiversidade marinha na nossa cadeia de abastecimento alargada. Por isso, juntamente com os nossos parceiros, estamos a assumir um papel ativo para ajudar a restaurar os habitats marinhos à escala europeia."

O Sea Ranger Service, em representação do The Seagrass Consortium, está a desenvolver soluções para plantar prados de ervas marinhas, que são excelentes na captura de carbono e também servem de habitat a muitas espécies. A Oyster Heaven está a testar a utilização de materiais naturais para reconstruir recifes de ostras perdidos. As ostras geram biodiversidade e são filtradores naturais da água, proporcionando um lar para uma multiplicidade de espécies diferentes e removendo o excesso de azoto, o que ajuda a melhorar a qualidade da água. Uma melhor qualidade da água permite que mais luz solar chegue aos prados de ervas marinhas, permitindo-lhes florescer.

A Urchinomics está a remover o excesso de ouriços-do-mar, que têm sobrepovoado os leitos de algas marinhas, uma vez que os seus predadores naturais diminuíram significativamente. A sua remoção ajudará as algas a recuperar. As algas marinhas atuam como um purificador natural da água, fornecendo habitats, alimentos e energia a muitos organismos marinhos, ao mesmo tempo que absorvem e armazenam grandes quantidades de carbono.

Em Portugal, a SeaForester foi o parceiro selecionado para este programa. Focada na recuperação das florestas de algas marinhas, esta organização, que atua em Cascais e em Peniche, utiliza técnicas como viveiros móveis de algas marinhas para restaurar as florestas de algas que estão a desaparecer rapidamente.

Pål Bakken, fundador e CEO da SeaForester, refere que "é com muito entusiasmo que estamos envolvidos no Programa de Restauração dos Oceanos da PURINA EUROPA, que pretende enfrentar um dos desafios mais importantes do mundo – a restauração dos nossos habitats naturais. As nossas ambições estão perfeitamente alinhadas com o compromisso mais amplo da Purina Europa de ajudar a promover a regeneração dos ecossistemas oceânicos. Este projeto demonstra como uma parceria entre um importante player da indústria e as organizações dedicadas à recuperação de ecossistemas naturais pode trabalhar em conjunto, para proporcionar um plano de ação para a utilização sustentável do nosso oceano. Esperamos que esta iniciativa também encoraje outras empresas a agir, para começar a plantar árvores no oceano e não apenas em terra."

Todas estas soluções foram testadas em vários locais e têm potencial para serem alargadas. São apoiadas pela investigação científica e por organizações académicas de renome e colocam um forte ênfase no envolvimento da comunidade e dos stakeholders locais. Uma caraterística importante do programa é a abordagem dos desafios comuns que as organizações parceiras de restauração enfrentam normalmente. A colaboração entre os parceiros deste programa contribuirá para o avanço da ciência e das metodologias de recuperação dos habitats marinhos. A recuperação eficaz do habitat marinho requer um esforço coletivo. Por isso, a PURINA também está a trabalhar com um número de parceiros consultores* que apoiam o programa.

O programa compreende duas fases distintas: a primeira, com a duração de três anos, dá prioridade ao desenvolvimento da investigação, de um quadro de medição e das condições necessárias para aumentar a eficácia das soluções de restauração; já a segunda fase está planeada para ter início em 2026 e vai centrar-se na expansão das soluções comprovadas.

Além de Portugal, o programa será implementado em França (Baía de Arcachon), nos Países Baixos (incluindo a Zelândia) e na Noruega (Tromsø), e estão em planeamento dois locais adicionais na Alemanha e no Reino Unido.

O Programa de Restauração do Oceano faz parte do compromisso mais amplo da PURINA EUROPA para ajudar a promover a regeneração do solo e dos ecossistemas oceânicos. A PURINA continua empenhada em trabalhar para atingir o seu objetivo de garantir que 100% dos seus ingredientes de pescado e marisco são de origem responsável ou orgânica, e a empresa orgulha-se de ter sido um dos patrocinadores fundadores do The Bycatch Solutions Hub, em 2023, pela Sustainable Fisheries Partnership. A Purina também está a apoiar um estudo de consórcio, para explorar o papel dos bioestimulantes à base de algas marinhas na agricultura regenerativa.

Sobre as organizações parceiras de restauração:

  • A Oyster Heaven é uma organização de conservação marinha com sede nos Países Baixos, que utiliza tecnologia e modelos únicos que permitem a realização de projetos de restauração de recifes de ostras em escala e com uma boa relação de custo-benefício.
  • A SeaForester é uma empresa de impacto ambiental sediada em Portugal, focada na recuperação de algas marinhas que estão em rápido desaparecimento na Europa, através da utilização de técnicas rentáveis de florestação marinha e de viveiros móveis de algas marinhas.
  • A Sea Ranger Service é uma empresa social com sede nos Países Baixos, que forma e emprega jovens para realizarem um trabalho de restauração de ervas marinhas. São representantes do The Seagrass Consortium, que existe para acelerar a restauração de ervas marinhas em grande escala na Europa. O consórcio trabalha em conjunto para plantar, restaurar e monitorizar campos de ervas marinhas e desenvolver práticas standard de restauração.
  • A Urchinomics está a ajudar a restaurar algas pardas na Noruega, no Japão e nos Estados Unidos (Califórnia), transformando os ouriços-do-mar, ecologicamente destrutivos, numa espécie de elevado valor.

*Sobre os consultores parceiros que apoiam a Purina Europa neste programa:

  • A Article 13 é uma empresa independente de consultoria em sustentabilidade, baseada em missões, que oferece serviços de consultoria estratégica, relatórios e aconselhamento a organizações públicas, privadas e do sector terciário. A Article 13 acredita na sustentabilidade orientada para o impacto, e utiliza a ciência crítica para viver dentro dos limites do planeta e das necessidades sociais. É um consultor estratégico da Purina Europa no Programa de Restauração dos Oceanos, incluindo no seu desenvolvimento.
  • A Fundação Bellona é uma organização internacional sem fins lucrativos, de base científica, que tem como objetivo criar uma sociedade carbono-negativa através de um crescimento regenerativo.
  • A Bright Tide é uma empresa de consultoria em sustentabilidade que trabalha com organizações para dar resposta a desafios urgentes em matéria de clima e da biodiversidade em todo o mundo.