Sort by
Sort by

A história da Nestlé Portugal

História da Nestlé Portugal
Viaje pelos anos para explorar as datas-chave da Nestlé em Portugal.
A chegada da Nestlé a Portugal

Datam do final do século XIX as notícias que nos dão conta da venda em Portugal dos produtos Nestlé, através de depositários que importavam diretamente o produto da Suíça. A Nestlé & Anglo-Swiss Condensed Milk Co. (denominação social da Nestlé nessa época) estabeleceu-se diretamente em Portugal através de uma sucursal em 1927, num pequeno escritório em Lisboa na Rua da Madalena, com uma equipa de quatro funcionários.
Em Portugal, o Grupo Nestlé teve o seu embrião na Sociedade de Produtos Lácteos, Lda. no ano de 1923.

Destaques:

 

1923

Em 10 de março de 1923, Egas Moniz, Artur Valente, Rodolfo Leipold e outros 47 sócios fundam a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda., no Lugar de Pensal, em Avanca, terra natal de Egas Moniz. Nasce assim a primeira fábrica de leite em pó em Portugal.

Primeira fotografia da fábrica da Nestlé em Avanca em 1935

1933

A Sociedade de Produtos Lácteos obtém o exclusivo da fabricação e venda em Portugal e nos territórios ultramarinos dos produtos sob a marca Nestlé em 1933.


1934

Em 1934, a Sociedade de Produtos Lácteos inicia a fabricação e comercialização dos produtos sob as marcas Nestlé, nomeadamente a Farinha Láctea Nestlé.

Trabalhadoras colocam rótulos na Farinha Láctea Nestlé
Nascimento de CERELAC e NESTUM

Em 1944, a Nestlé iniciou uma nova etapa do seu desenvolvimento com o incremento da zona agrícola e leiteira. NESTUM e CERELAC, duas marcas icónicas do portefólio da Nestlé Portugal, surgem nos anos seguintes, respetivamente em 1958 e 1964.

Destaques:

 

1935

A primeira edição do Concurso Bebé Nestlé foi organizada em 1935, tendo como primeiro vencedor Horácio Barata, que viria a ser colaborador da Nestlé durante 45 anos.

Concurso Bebé Nestlé e fotografia de Horácio Barata

1944

Devido à escassez de leite em quantidade e qualidade necessárias à produção, iniciam-se as campanhas de "Fomento Leiteiro". Os serviços veterinários da Nestlé apoiam os agricultores no desenvolvimento das suas explorações leiteiras.

Concurso agropecuário no âmbito do projeto "Fomento Leiteiro"

1958

Em 1958, nasce NESTUM, o primeiro produto posicionado para o pequeno-almoço. A cada minuto são consumidas cerca de 300 taças de NESTUM em Portugal. Também neste ano, a Nestlé inicia a comercialização da marca NESCAFÉ em Portugal, o primeiro café solúvel no mundo e atualmente a maior marca global de café.

Embalagem de NESTUM e Publicidade em 1958

1964

A Farinha Láctea Nestlé é rebatizada como CERELAC em Portugal em 1964. Nasce, assim, uma das mais icónicas marcas do portefólio atual da companhia no país. Atualmente, consomem-se 200 taças de CERELAC por minuto em Portugal. Ainda neste ano, é lançada no mercado nacional a marca NESQUIK, cujo nome remete para a forma rápida de preparação desta bebida achocolatada.

Embalagem de NESTUM e Publicidade em 1964
Reforço da Capacidade Instalada

A Nestlé aumenta a produção de leite com a inauguração da fábrica da Lagoa, em São Miguel, nos Açores. E na década de 70, a fábrica de Avanca passa a produzir as marcas NESCAFÉ e MAGGI, e são criadas as primeiras marcas locais de bebidas de cereais, MOKAMBO e PENSAL.

Destaques:

 

1968

Em 1968, inicia-se a construção da fábrica de Lagoa, em São Miguel, nos Açores, para a produção de leite em pó e é criada uma nova sociedade, Prolacto – Lacticínios de S. Miguel, Lda.

Fábrica da Prolacto

1971

1971 é o ano do lançamento do best-seller NESTUM Mel, e em que a Nestlé entra no canal HORECA com a constituição da Nestlé Food Services.

Logo da Nestlé FoodServices

1972

Em 1972, surge a primeira bebida de cereais com café da Nestlé – MOKAMBO – em resposta a um desafio do Estado Português, na década de 60, que impunha que o café se tornasse um produto mais barato e acessível ao consumo. A marca popularizou-se com o jingle “Diga Bom dia com MOKAMBO!” que ainda hoje perdura na memória de muitas famílias.

Rótulo de MOKAMBO em 1972

1974

A Nestlé estabelece uma sucursal na Região Autónoma da Madeira e a fábrica de Avanca dá início à produção de NESCAFÉ.

Sucursal Nestlé na Região Autónoma da Madeira

1976

A marca PENSAL, uma bebida de cevada solúvel, é lançada pela Nestlé em 1976.


1978

A Nestlé inaugura um grande armazém, hoje denominado Centro de Distribuição de Avanca, responsável pela expedição de mais de 80% dos produtos fabricados em Portugal e também exportados para mais de 30 países em todo o mundo. Em 1978, inicia-se também a fabricação de produtos MAGGI, a terceira marca mais consumida no mundo, na fábrica de Avanca.

Centro de Distribuição de Avanca
Aposta no Mercado Português

A década de 80 e início dos anos 90, apresentou-se como um período de aposta forte no mercado português, diversificando-se o portefólio de produtos da empresa, com a aquisição das marcas de café locais TOFA, SICAL, CHRISTINA e BUONDI, assim como da fábrica de chocolates RAJÁ.

Destaques:

 

1981

A Nestlé entra no mercado português das águas, através da aquisição de uma participação na Sociedade das Águas de Pisões-Moura – Água CASTELLO.


1984

Em 1984, a Nestlé inicia o fabrico e comercialização dos ultracongelados FINDUS, na fábrica da Gafanha da Nazaré. Também a partir de 1984, data em que a Nestlé adquiriu a fábrica de chocolates RAJÁ, em Monsanto, inicia-se o fabrico do chocolate Nestlé em Portugal.

Trabalhador na fábrica dos ultracongelados FINDUS na Nazaré

1985

A Nestlé Portugal entra no mercado dos cafés torrados através da aquisição da empresa TOFA em 1985. A sede da Nestlé em Portugal está hoje situada nos terrenos da antiga fábrica da TOFA.

Fábrica de cafés TOFA

1986

1986 marca o início da fabricação dos cereais de pequeno-almoço na fábrica de Avanca e da sua comercialização em Portugal, com as marcas CHOCAPIC e ESTRELITAS, que ainda hoje fazem parte do pequeno-almoço de muitos portugueses. Também neste ano, a Nestlé desenvolve a hidrólise enzimática de cereais, aplicada à produção de cereais infantis.

Embalagens de ESTRELITAS e CHOCAPIC em 1986

1987

1987 é o ano de aquisição da SICAL, fundada em 1947, e da Casa CHRISTINA, a mais antiga das marcas de café, fundada em 1804. A então fábrica de café SICAL no Porto é hoje um centro de excelência para a produção de café torrado pela Nestlé Portugal.

Embalagens de cafés SICAL e CHRISTINA em 1987

1988

1988 é o ano do lançamento em Portugal do negócio de alimentos para animais de companhia sob a marca FRISKIES e do negócio de gelados sob a marca CAMY. Ainda em Portugal, a Nestlé lança os sumos LIBBY's fabricados na fábrica de Águas de Moura. A nível mundial, é um ano de aquisições relevantes nas categorias de Food, com a marca BUITONI; e de Confectionery, com a marca KITKAT, ambas lançadas neste ano em Portugal.

Embalagens de FRISKIES em 1988

1993

A Nestlé volta a expandir-se no mercado do café torrado através da aquisição, em 1993, da empresa Montarroio, detentora da marca BUONDI, uma marca portuguesa com um longo historial de apoio ao desporto, à inclusão e à preservação dos oceanos. Ainda este ano, a Nestlé entra no mercado dos iogurtes e sobremesas lácteas refrigeradas, através da aquisição da Longa Vida.

Embalagem de BUONDI em 1993
Entrada em Novos Negócios

A primeira década do século XXI marca a entrada da Nestlé em dois novos negócios – o negócio de alimentação para animais de companhia, que chega a Portugal em 2002 com a criação da divisão de Purina Petcare; e o negócio de nutrição especializada com a criação do negócio de Nestlé Health Science em 2011.

Destaques:

 

1994

A sede da Nestlé Portugal instala-se no novo edifício da Rua Alexandre Herculano, em Linda-a-Velha. O espaço foi originalmente desenhado para receber 450 pessoas. Atualmente, beneficiando das formas híbridas de trabalho, estão alocadas mais de 1.000 pessoas a este edifício.

Sede da Nestlé Portugal em 1994

1999

Em 1999, a Nestlé lançou em Portugal a iniciativa de educação alimentar nas escolas “Apetece-me”, em parceria com o Ministério da Educação. Esta iniciativa conduziu ao que é hoje o programa “Nestlé por Crianças mais Saudáveis”.

Jogos do programa "Apetece-me"

2002

Após a aquisição global da Ralston Purina é criado em Portugal o negócio Nestlé Purina Petcare em 2002. A Purina comercializa, atualmente, em Portugal, uma gama de alimentos e snacks com cerca de 600 referências diferentes.


2003

Em 2003, a Nestlé cria em Portugal o segmento de café em cápsula com o lançamento da NESPRESSO. A primeira boutique da marca abriu no Chiado, em Lisboa, e foi desde logo um enorme sucesso. Ficaram célebres as filas que se estendiam desde a Rua Garrett até à Rua do Carmo.

Máquina e cápsula NESPRESSO em 2003

2006

A Nestlé e a Lactalis formam uma joint-venture para a comercialização de iogurtes e sobremesas refrigeradas.

Logo da Lactalis Nestlé

2007

2007 é o ano de início da comercialização de NESCAFÉ DOLCE GUSTO em Portugal, o primeiro sistema multi-bebidas em cápsula.

Máquina e cápsulas NESCAFÉ DOLCE GUSTO em 2007

2008

Em 2008, é lançada pela Purina a primeira iniciativa de presença de pets no local de trabalho, então designada Pet Week, que marca o início do caminho para um edifício totalmente dog friendly, que temos atualmente implementado no Campus Nestlé.

Colaboradora Nestlé com cão no local de trabalho

2009

2009 é o ano da abertura da fábrica da Nestlé Waters Direct em Portugal, com o início da captação de água de nascente - "nascente dos sobreiros" - no concelho de Coruche.

Fábrica da Nestlé Waters Direct em Coruche

2011

Em 2011, a área de healthcare nutrition passa a ter gestão pela Nestlé Portugal. Nasce, assim, o negócio de Nestlé Health Science. Também neste ano são lançadas as cápsulas BUONDI e SICAL compatíveis com o sistema NESCAFÉ DOLCE GUSTO, exclusivas para o consumidor português.

Logo da Nestlé Health Science
Foco na Sustentabilidade

Em 2019, a Nestlé inaugura o Institute of Packaging Sciences, o primeiro do género na indústria alimentar, para acelerar os seus esforços para enfrentar o desafio global dos resíduos de embalagens plásticas. E no ano seguinte lança o Net Zero Roadmap, em que se compromete em atingir as zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa até 2050. Em 2021, os esforços de regeneração da Nestlé são lançados sob o mote 'Generation Regeneration'.

Destaques:

 

2013

Em 2013 foi criada a sala de amamentação na sede da Nestlé Portugal.


2014

No dia 23 de junho de 2014, é lançada em Lisboa a iniciativa Aliança para a Juventude (Alliance for YOUth) a nível europeu. A iniciativa foi apadrinhada pelo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Mais tarde, a Nestlé estenderia esta iniciativa a nível global.

Evento de lançamento da Aliança para a Juventude

2016

Em 2016, a Nestlé e a R&R formam a joint-venture FRONERI para a comercialização de gelados.

Logo da Froneri

2017

2017 foi o ano de instalação e criação em Portugal de um novo centro de serviços partilhados – Nestlé Business Services Lisbon (NBS Lisbon), no Campus Nestlé, em Linda-a-Velha. O NBS Lisbon iniciou a sua atividade com apenas 3 pessoas e espera chegar às 600 pessoas no final de 2023. Ainda em 2017, a fábrica do Porto inicia a produção de café em grão sob a marca NESCAFÉ.

Embalagens de NESCAFÉ em grão em 2017

2018

Em 2018, todo o edifício da sede da Nestlé Portugal, em Linda-a-Velha, torna-se dog friendly. Através da iniciativa PURINA Pets at Work Alliance, a Nestlé convidou outras empresas a alargar o benefício de levar os cães para o trabalho. Em Portugal, e através desta aliança, 3.500 colaboradores passaram a poder levar o seu cão para o local de trabalho.


2019

O início da comercialização de produtos à base de proteína vegetal sob a marca GARDEN GOURMET acontece em 2019. Ainda neste ano, a fábrica do Porto inicia a produção de café sob a marca STARBUCKS. Portugal foi o primeiro mercado, a nível mundial, a produzir café em grão sob a marca STARBUCKS. Também em 2019, são lançadas as cápsulas BUONDI compatíveis com o sistema NESPRESSO, um produto que é hoje líder no canal retalho, e é criado e instalado o Nespresso Global Supply Chain Hub, em Linda-a-Velha.

Embalagens de GARDEN GOURMET em 2019

2021

A 9 de novembro de 2021, é inaugurado o novo Campus Nestlé, o primeiro edifício remodelado em Portugal a receber a certificação LEED Gold V4 (Leadership in Energy and Environmental Design). Este foi o primeiro edifício da Nestlé a dispor de um biorreator de microalgas que purifica o ar do edifício. Também neste ano, a Purina lança PRO PLAN LiveClear, o primeiro e único alimento para gato que reduz os alergénios no pelo e pele do gato. E a marca NESTUM lança uma campanha designada "Juntos Pelas Abelhas" de apoio aos apicultores nacionais.

Novo Campus Nestlé em Linda-a-Velha

2022

Em 2022, a NESPRESSO lança o novo sistema Vertuo, que utiliza a leitura de códigos de barras e um sistema de extração patenteado para a preparação do café.

Máquina e cápsulas NESPRESSO Vertuo em 2022