Sort by
Sort by

Nestlé e Nespresso Portugal reduzem emissões de carbono em mais de 35% e conquistam 3 estrelas "LEAN&GREEN"

Prémio distingue o compromisso global das empresas para com a neutralidade carbónica

João de Castro Guimarães entrega prémio a Anna Lenz
Voltar aos Comunicados de Imprensa

A Nestlé Portugal e Nespresso conquistaram, pela primeira vez em todo o Mundo, 3 estrelas ‘Lean&Green’, que reconhecem a cada empresa, a redução de mais de 35% dos gases com efeito de estufa alcançada na sua operação logística. O prémio resulta de uma iniciativa promovida pela GS1 Portugal, que destaca as empresas que atingiram uma redução de pelo menos 20% das emissões de carbono no âmbito das suas operações logísticas.

Em 2020 e 2021, a Nestlé Portugal e Nespresso, respetivamente, receberam a sua primeira estrela. Este ano alcançaram três estrelas cada, refletindo o sucesso das suas estratégias de sustentabilidade e dos seus planos de redução de emissões. Um resultado de diversos projetos desenvolvidos em parceria com clientes e fornecedores, que culmina com a obtenção da certificação zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa.

A complexidade das operações exige um elevado compromisso e dedicação das duas empresas, mas também de parceiros e stakeholders, para conseguirem chegar ao ambicioso objetivo de alcançar, cada uma, uma redução de mais de 35% da pegada de carbono.

A excelente relação e colaboração que a Nestlé Portugal tem com os principais clientes e transportadores permitiu, por exemplo, desenvolver parcerias no transporte de mercadorias e aproveitamento de camiões que reduzem em grande medida o número de camiões vazios na estrada, otimizando o transporte de matérias-primas e reduzindo consequentemente de forma significativa as emissões de gases com efeito de estufa. Este tipo de projetos de descarbonização da nossa logística dão um forte contributo para a Agenda de Sustentabilidade da Companhia, cujo compromisso global é reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 20% até 2025.

Descarbonizar a cadeia de valor, regenerar paisagens, empoderar comunidades, apostar na circularidade e inspirar a ação coletiva são alguns dos objetivos da Nespresso que, através de uma abordagem que se baseia na melhoria contínua, na criação de valor partilhado e na inovação, procura garantir que cada uma das suas chávenas de café tem um impacto positivo no mundo. A empresa quer acelerar em direção ao net zero até 2035 e investe, anualmente, mais de 500 mil euros e disponibiliza mais de 250 pontos de reciclagem em Portugal para que os portugueses sejam também inspirados a criar um movimento mais positivo com as suas cápsulas.