Promover dietas mais saudáveis através de um esquema evoluído de rotulagem nutricional com recurso a cores

Voltar8 Mar, 2017

• A The Coca-Cola Company, a Mars, a Mondelez, a Nestlé, a PepsiCo e a Unilever estão empenhadas em contribuírem para a promoção de dietas mais saudáveis e estilos de vida mais equilibrados, procurando assim ajudar a resolver as questões relacionadas com a obesidade e com outras doenças não transmissíveis.

Uma rotulagem nutricional destacada na embalagem pode desempenhar um papel importante no sentido de informar os consumidores sobre os teores de nutrientes e o valor energético global dos alimentos que ingerem, permitindo-lhes assim fazerem escolhas mais saudáveis e alimentarem-se de forma mais consciente.

• Concordamos na importância de os consumidores disporem de um sistema de rotulagem nutricional com significado, coerente e uniforme em toda a Europa, em conformidade com a Regulamentação Europeia. A proliferação de sistemas nacionais prejudicaria a compreensão do consumidor e seria um obstáculo ao mercado único.

• No sentido de responder à evolução das necessidades dos consumidores e às expectativas das partes interessadas, a rotulagem nutricional na Europa tem evoluído e melhorado ao longo dos anos. E assim continuará. Os comentários dos consumidores e as sugestões de nutricionistas internos e externos demonstram que o esquema atual de Doses de Referência (D.R.), que a indústria voluntariamente implementou indo além das disposições mínimas, poderia ainda ser melhorado através da integração de um código de cores, permitindo assim uma interpretação mais fácil.

• É igualmente importante garantir que um sistema de rotulagem codificado por cores e harmonizado ao nível da UE encoraje a oferta de porções mais pequenas. Paralelamente à reformulação e à inovação, as porções mais pequenas (baseadas em porções credíveis) desempenham um papel fundamental para ajudar o consumidor a fazer escolhas mais saudáveis e devem, assim, ser reconhecidas como tal num esquema evoluído de rotulagem nutricional.

• Como resultado, as empresas abaixo assinadas criaram um grupo de trabalho, que estuda a integração de porções no esquema de rotulagem nutricional com o código de cores atualmente existente e já aplicado no Reino Unido e na Irlanda. Os progressos neste domínio serão partilhados com as partes interessadas, assim como com outros intervenientes da indústria alimentar, retalhistas, ONGs e a Comissão Europeia, a fim de recolher os seus comentários e identificar uma solução credível e viável.

• Todas as empresas abaixo assinadas estão empenhadas em acelerar o trabalho a nível Europeu para assim poderem integrar estas melhorias (codificação de cores e suporte a porções mais pequenas) no atual esquema de D.R. Reconhecemos as discussões que decorrem a nível local e as empresas signatárias continuarão a empenhar-se de forma construtiva, de acordo com os progressos alcançados no referido grupo de trabalho e com as posições individuais de cada uma das companhias.

• O objetivo final de todas as empresas abaixo assinadas é implementar um esquema sólido de rotulagem nutricional que ajude os consumidores a fazerem escolhas mais equilibradas e conscientes.

Citação de Stakeholders externos
Prof. Gibney, University College Dublin
Citação:

“Sabemos que o controle de porções é um elemento fundamental nas estratégias de gestão de peso, pelo que a rotulagem nutricional por porção faz todo o sentido. A ausência de porções padronizadas na UE não deve impedir-nos de construir um esquema baseado em porções que reflita a forma como se consome atualmente. O estudo “Food4ME” realizado em 2016 e financiado pela UE, mostrou que não obstante a probabilidade de consumo de um alimento e frequência desse consumo variar substancialmente na Europa, as porções que consumimos são muito semelhantes. Por exemplo, uma porção de pizza no Reino Unido é similar a uma porção em Itália.”
Acerca do Professor Mike Gibney, BAgrSc, MAgrSc, PhD, University College Dublin (UCD) O Professor Michael Gibney é Professor de Food and Health na UCD School of Agriculture and Food, Diretor do UCD Institute of Food and Health e Chairman da Food Safety Authority da Irlanda.
Contacto Media: Prof. Mike Gibney – mike.gibney@ucd.ie – Professor of Food and Health

Citações das Companhias que apoiam esta iniciativa
The Coca-Cola Company:
Citação:
“Os consumidores de todo o mundo disseram-nos que querem informações diretas e acessíveis sobre o que estão a beber. Ao reforçar o atual sistema de rotulagem nutricional na Europa com codificação por cores, estamos a fornecer às pessoas a informação mais clara possível sobre as nossas bebidas. Acreditamos que esta e outras ações que estamos a tomar, como a reformulação e a inovação, vão ajudar ainda mais pessoas a tomar as decisões certas para elas e para as suas famílias", refere Dan Sayre em nome da The Coca-Cola Company na Europa.

Sobre a The Coca-Cola Company
A The Coca-Cola Company é a maior companhia de bebidas do mundo, que refresca os consumidores com quase 500 marcas com e sem gás e quase 3,900 escolhas de bebidas. A Coca-Cola é uma das marcas mais reconhecidas pelos consumidores de todo o mundo e também uma das mais valiosas, reforçando esse estatuto ao longo dos anos. O portfólio da companhia inclui marcas avaliadas em 21 mil milhões de dólares, 19 dos quais são opções com calorias reduzidas, baixas ou sem. As marcas incluem a Coca-Cola Light, Coca-Cola Zero, Fanta, Sprite, Dasani, vitaminwater, Powerade, Minute Maid, Simply, Del Valle, Georgia e Gold Peak. Globalmente, somos o fornecedor nº 1 de bebidas com gás, sumos, chás e cafés prontos-a-beber. Os nossos consumidores presentes em mais de 200 países desfrutam das bebidas da Companhia através do maior sistema de distribuição de bebidas do mundo. São cerca de 1,9 mil milhões de garrafas vendidas por dia. Com um compromisso duradouro de construir comunidades sustentáveis, a nossa Companhia está focada em iniciativas que protegem o ambiente, conservam os recursos e melhoram o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Para mais informação sobre a nossa Companhia, visite o website www.coca-colacompany.com. Juntamente com os nossos parceiros de engarrafamento, estamos entre os 10 maiores empregadores privados do mundo, com mais de 700.000 associados. Para mais informações, visite Coca-Cola Journey em http://www.cocacolaportugal.pt/.

Contacto Media:
The Coca-Cola Company: Alkistis Houliarakis - ahouliarakis@coca-cola.com - Communications Manager Western Europe Telefone: +44 208 237 3127 - Móvel: +44 7899063988

Mars:
Citação
“Estamos entusiasmados por fazer parte desta parceria estabelecida entre empresas líderes que, com uma visão conjunta e uma abordagem à escala europeia, vêm desenvolver e estabelecer um sistema de rotulagem nutricional. Com base num vasto conjunto de opiniões de distintos stakeholders, este compromisso permitirá à nossa indústria fornecer aos consumidores informação consistente, de elevada qualidade e acessível, independentemente do país de UE onde estejam", diz Gilles Morel, President, Mars Chocolate Europe and Eurasia.

Sobre a Mars, Incorporated
A Mars, Incorporated é uma empresa familiar privada com mais de um século de história e que tem no seu portfólio algumas das marcas mais apreciadas do mundo. São marcas icónicas como: Petcare - PEDIGREE®, ROYAL CANIN®, WHISKAS®, CESAR®, SHEBA®, CATISFACTIONS®, GREENIES® e NUTRO®; Chocolate - M & M'S®, SNICKERS®, DOVE®, GALAXY®, MARS®, MILKY WAY®, 3 MUSKETEERS® BOUNTY®, MALTESERS®, TWIX® ; Confeitaria Wrigley - ORBIT® e 5 ™, SKITTLES® e SUGUS®; FOOD - UNCLE BEN'S®; Drinks - ALTERRA COFFEE ROASTERS ™, A BRIGHT TEA COMPANY ™, KLIX® e FLAVIA®; E Symbioscience - COCOAVIA®.Com sede em McLean, Virginia,a Mars tem vendas liquidas de mais de 35 mil milhões de dólares, seis áreas de negócio que incluem Petcare, Chocolate, Wrigley, Food, Drinks, Symbioscience, e mais de 80.000 Associados em 78 países unidos pelos Cinco Princípios da Empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade -, procurando diariamente trabalhar de forma a contribuir para um crescimento do qual a Mars se orgulha enquanto empresa.
Para obter mais informações, visite Mars.com. Siga Mars no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.

Contacto Media:
David Coleman - david.coleman@effem.com - VP Public Affairs Europe
Telefone: +32 (0) 2 721 4932 - Móvel: +32 (0) 499 58 59 29

Mondelez:
Citação:
“A assunção por parte de cada país do seu próprio esquema criará uma conjuntura que levará ao aumento da complexidade geral do negócio e terá um potencial impacto junto do consumidor e dos clientes que não é a nosso ver benéfico, na medida em que a rotulagem daí resultante terá tendência a ser simplista e inconsistente.” “Esta é a razão por que nos parece ser este o momento de trabalhar em conjunto para o desenvolvimento de um sistema de código de cores Europeu harmonizado, que constitua um guia para o consumo porções mais pequenas.” “Acreditamos que trabalhando em conjunto e aderindo a uma posição Europeia unificada, podemos atingir o nosso objetivo de implementar um esquema de rotulagem nutricional robusto que possa ajudar o consumidor a fazer escolhas equilibradas e informadas”, refere Hubert Weber, President MEU, Mondelez International.

Sobre a Mondelez Portugal
Mondelez Portugal é uma das maiores empresas de alimentação em Portugal, opera nos segmentos de bolachas, pastilhas e rebuçados, tabletes de chocolate, sobremesas em pó e queijo creme, com marcas de referência como Proalimentar, Triunfo, Oreo, Chipmix, Trident, Chiclets, Bubblicious, Bubbaloo, Halls, Milka, Toblerone, Cadbury, Royal, Boca Doce e Philadelphia, respectivamente. Para mais informações aceder ao link www.mondelezinternational.pt

Contacto Media:
Steven Mann - steven.mann@mdlz.com - External Communications Manager - Europe
Telefone: +44 7446428329

Nestlé:
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“Combinar Doses de Referência coloridas com porções oferece, de forma intuitiva, mais informação às pessoas e às famílias acerca do valor nutricional de cada alimento que escolhem. Com este novo esquema, através de informação mais detalhada, queremos estimular as pessoas a progredirem no sentido de terem dietas mais saudáveis. Esta decisão é um passo lógico num caminho que começou em 2005, quando a Nestlé, em conjunto com outras companhias, foi pioneira no estabelecimento do esquema de Valores Diários de Referência monocromáticos. Continuaremos a melhorar as nossa iniciativas no domínio da rotulagem no sentido de permitir que as pessoas façam as escolhas mais informadas”, refere Marco Settembri, Executive Vice President Nestlé S.A., Head of Zone Europe, Middle East and North Africa (EMENA).

Sobre a Nestlé
A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentos e bebidas. Está presente em 189 países e os seus 328.000 colaboradores estão empenhados cumprir o propósito da Nestlé de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para pessoa s e para os seus animais de estimação ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas, incluem ícones globais como NESCAFÉ ou NESPRESSO, bem como marcas locais como NESTUM, SICAL ou MOKAMBO. O desempenho da empresa é orientado pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-Estar. A Nestlé tem a sua sede em Vevey, na Suíça, onde foi fundada há mais de 150 anos. Para mais informação visite os sites www.nestle.com ou www.nestle.pt e siga-nos no Twitter através dos handles @NestleEU e @NestlePT

Contacto Media:
Bart Vandewaetere - Bart.Vandewaetere@be.nestle.com - Head of Relations with European Institutions
Phone : + 32 2 529 52 27

PepsiCo:
Citação
“Na PepsiCo reconhecemos a nossa responsabilidade de ajudar os consumidores a tomar decisões informadas sobre o que comem e bebem e estamos orgulhosos de juntar esforços com os nossos pares da indústria para abrir caminho a uma rotulagem nutricional fácil de interpretar e harmonizada em toda a UE. Estamos perante uma oportunidade ímpar de ajudar a informar as pessoas enquanto fazem as suas compras todos os dias e consideramos que a rotulagem clara é uma parte importante do nosso compromisso de ajudar os consumidores a reduzir o açúcar, o sal e as gorduras saturadas nas suas dietas alimentares", afirma Ramon Laguarta, Chief Executive Officer, PepsiCo Europe Sub-Saharan Africa.

Sobre a PepsiCo:
Os produtos PepsiCo são desfrutados mil milhões de vezes por dia em mais de 200 países de todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de 63 mil milhões de dólares de receita líquida em 2016, impulsionada por um portefólio complementar de alimentos e bebidas que inclui a Frito-Lay, a Gatorade, a Pepsi-Cola, a Quaker e a Tropicana. O portefólio de produtos da PepsiCo abrange uma ampla gama de alimentos e bebidas, incluindo 22 marcas que geram, cada uma, mais de mil milhões de dólares em vendas anuais estimadas. No coração da PepsiCo está a nossa filosofia Resultados com Responsabilidade, a nossa crença fundamental de que o sucesso da nossa empresa está indissoluvelmente ligado à sustentabilidade do mundo que nos rodeia. Acreditamos que melhorar continuamente os produtos que vendemos, operar de forma responsável para proteger o nosso planeta e capacitar as pessoas de todo o mundo é o que permite à PepsiCo manter uma empresa global de sucesso que cria valor a longo prazo para a sociedade e para os nossos acionistas. Para mais informações, visite www.pepsico.com

Contacto Media
Sarah Schofield - Sarah.Schofield@pepsico.com - External Communications Director, PepsiCo Europe Sub-Saharan Africa: Public Policy / Government Affairs & Communications
Telefone: + 44 7788 916 414

 

Unilever:
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“Este trabalho é o testemunho de que colocamos os consumidores no centro de tudo o que fazemos. Somos pioneiros de um sistema pan-Europeu de rotulagem nutricional e em providenciar uma informação simples e direta. Ao defender um sistema baseado em porções, ajudamos os consumidores a escolher os produtos mais adequados para a sua alimentação”, refere Jan Zijderveld, President Unilever Europe. ^

Sobre a Unilever
A Unilever é um dos líderes mundiais na produção e comercialização de bens de grande consumo na área alimentar, cuidado da casa e higiene pessoal. Está presente em mais de 190 países, sendo os seus produtos utilizados diariamente por mais de 2.5 mil milhões de pessoas. A Companhia emprega 169 mil colaboradores e atingiu uma faturação de 52.7 mil milhões no ano de 2016. Mais de metade (57%) das suas vendas é realizada em países emergentes e em desenvolvimento. Do seu portefólio fazem parte mais de 400 marcas, entre as quais Skip, Dove, Knorr, Domestos, Hellmann’s, Lipton, Ben & Jerry’s, Magnum e Axe.
Os três grandes objetivos do Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) são:
- Ajudar mais de mil milhões de pessoas a adotar iniciativas que melhorem a sua saúde e bem-estar até 2020 
- Reduzir para metade o impacto ambiental dos nossos produtos, até 2030 
- Melhorar as condições de vida de milhões de pessoas até 2020.

A Unilever foi considerada número um no setor pelo Dow Jones Sustainability Index, em 2016. Recebeu a nota máxima no FTSE4Good Index Series e está, pelo sexto ano consecutivo, no topo da lista do relatório anual de “Global Corporate Sustainability Leaders”. Em 2016 e pelo segundo ano consecutivo, foi classificada pela campanha “Behind the Brands” da Oxfam, como a empresa de produtos Alimentares e Bebidas mais sustentável no mundo.
Para mais informações sobre a Unilever e as suas marcas, visite www.unilever.com.
Para mais informações sobre o ULSP: www.unilever.com/sustainable-living/

Contacto Media:
Laura Misselbrook - Laura.Misselbrook@unilever.com - Senior Global Media Relations Manager
Telefone: + 44 7825 049163