Nestlé anuncia “Aliança para a Juventude” na Europa

VoltarLisboa,23 Jun, 2014

Consolidando o sucesso da Iniciativa Nestlé Emprego Jovem - concebida para ajudar a combater o desemprego jovem no continente europeu – a Nestlé criou um novo programa com os seus parceiros de negócio, designado “Aliança para a Juventude”.

Até ao momento, a Iniciativa Nestlé Emprego Jovem ajudou cerca de 5000 jovens a encontrar emprego ou oportunidades de estágio. Com a iniciativa “Aliança para a Juventude”, a Nestlé ajudará a mobilizar as empresas que estão determinadas a desempenhar um papel positivo na integração de jovens europeus no mercado de trabalho.

Hoje, em Lisboa, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, o Primeiro-Ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, o Vice Primeiro-Ministro de Portugal, Paulo Portas, o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e outros responsáveis governamentais juntaram-se ao CEO da Nestlé Europe, Laurent Freixe, e aos parceiros de negócio da Companhia na assinatura de um compromisso com a “European Alliance for Apprenticeships” da Comissão Europeia.

Contando com a adesão de mais de 150 empresas em toda a Europa, a iniciativa ‘Aliança para a Juventude’ da Nestlé é o primeiro movimento pan-europeu, organizado pelo tecido empresarial, comprometido com a melhoria das oportunidades para os jovens num mercado de trabalho que se revela, no mínimo, desafiante ” afirma Laurent Freixe, CEO da Nestlé Europa.

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, afirmou: "Congratulo a Nestlé e os seus parceiros de negócio pelo apoio que esta iniciativa vem prestar à iniciativa da Comissão Europeia Alliance for Apprenticeships, ajudando a melhorar a sua prestação ao nível da promoção da formação profissional e da oferta quer de formação qualificada quer de estágios por toda a Europa".

Adecco, Axa, Cargill, Chep, DS Smith, EY, Facebook, Firmenich, Google, Nielsen, Publicis Groupe, Salesforce, Twitter e a White&Case assinaram o compromisso durante o evento e a estas empresas juntaram-se mais 13 parceiros da Nestlé em Portugal - BA Vidro, BPI, Eurogroup Consulting, Germen, GraphicsLeader, Jerónimo Martins, Logoplaste, Luis Simões, Portucel, RAR, Saica Pack, Sonae e Vodafone. Em setembro serão divulgadas outras entidades europeias que se associarão também à iniciativa “Aliança para a Juventude”.

Adicionalmente ao compromisso assumido pela Nestlé, de criar 500 oportunidades de emprego para os jovens portugueses, os nossos parceiros locais assumem que vão disponibilizar pelo menos 8000 vagas para estágios/formação durante os próximos 3 anos”, revela Jacques Reber, CEO da Nestlé Portugal.

O compromisso “Aliança para a Juventude”

A “Aliança Para a Juventude” é um movimento de um grupo de empresas líderes na Europa que reconhece o desemprego jovem como um dos maiores problemas económicos e sociais, estando por isso determinado a ajudar a combatê-lo. A “Aliança para a Juventude” compromete-se a:

1) Ser um membro ativo da “European Alliance for Apprenticeships” da Comissão Europeia – promovendo estágios e formação qualificada, e constituindo-se como um embaixador desta causa em toda a Europa.

2) Desenvolver iniciativas conjuntas que proporcionem aos jovens estágios e experiências de trabalho significativas.

3) Mobilizar os colaboradores para que intervenham junto da comunidade, ajudando os jovens a preparar-se para o mercado de trabalho, aconselhando-os na preparação dos seus CV’s e entrevistas com as empresas.

Histórias Relacionadas:
Strong start for Nestlé’s youth employment initiative
Nestlé launches Youth Employment Initiative in Europe