Sort by
Sort by

Nestlé Portugal prepara futuro e reforça presença em Portugal

Resultados Nestlé Portugal 2023
Voltar aos Comunicados de Imprensa
  • 72 milhões de euros investidos em 2023 ajudam a Nestlé a crescer 5,5%
  • Empresa termina 2023 com mais 110 postos de trabalho e foi distinguida como a melhor marca empregadora em Portugal.
  • Distinguida com 3 Estrelas Lean & Green, a Nestlé Portugal reduziu em mais de 35% a sua emissão de gases com efeito de estufa na cadeia logística.

2023 foi o ano em que a Nestlé Portugal celebrou 100 anos no país. Um ano em que deu continuidade à criação de valor partilhado – económico, social e ambiental – começado há mais de um século, com o propósito de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras.

 

Partilha de Valor Económico

Em 2023 o volume de negócios da Nestlé Portugal atingiu os 711 milhões de euros, mais 34 milhões de euros em comparação com 2022, representando um crescimento de 5,5%, liderado pelo crescimento das vendas locais (+7,5%). Neste resultado estão incluídas as exportações, no valor de 134 milhões de euros (59% do total da produção em Portugal), que a Nestlé Portugal faz a partir das suas duas fábricas em Avanca e Porto.

Com uma visão de longo prazo, a Nestlé manteve e reforçou os seus investimentos, em particular nas suas marcas e nas suas operações. O total de investimento foi de 72 milhões de euros, sendo 51 milhões dedicados ao apoio às atividades marketing e de comunicação e 21 milhões foram alocados a operações.

A Nestlé mantém a posição de liderança nas categorias em que compete, detendo uma quota de mercado de 32,0% do total do mercado no canal retalho. Num ambiente inflacionário em que as marcas de distribuição cresceram a um ritmo mais rápido do que os fabricantes, a prioridade da Nestlé foi defender a sua forte presença no mercado. Para tal, a Nestlé aumentou estrategicamente o investimento nas suas marcas em comparação com o ano anterior, com o objetivo de reforçar a competitividade e voltar a aumentar a sua quota de mercado em 2024.

"Ao celebrarmos o nosso centenário em Portugal reafirmámos o nosso compromisso com a criação e partilha de valor sustentável. Em 2023, enfrentámos desafios económicos e sociais substanciais, mantendo os nossos investimentos em inovação, empregabilidade e sustentabilidade. À semelhança dos anos anteriores, os resultados de 2023 espelham mais um ano de trabalho da Nestlé Portugal no sentido de contribuir para uma sociedade e um planeta mais saudáveis e sustentáveis. Estamos satisfeitos pelos resultados alcançados que nos permitem manter uma forte posição competitiva no mercado. Continuaremos a liderar com responsabilidade e empenho, construindo um futuro melhor para todos.", afirmou Anna Lenz, Diretora-Geral da Nestlé Portugal.

 

Partilha de Valor Social

Reconhecida pelo Grupo como uma fonte de talento, a Nestlé Portugal encerrou 2023 com 2594 colaboradores, de mais de 50 nacionalidades, representando um crescimento de 110 novos postos de trabalho face ao ano anterior. Em 2023 a Nestlé tornou-se líder do ranking geral, intersectorial, das 100 marcas com melhor imagem e reputação de empregabilidade, em Portugal, pelo estudo de imagem e reputação de marcas da consultora On Strategy.

A companhia reforçou, ainda, a sua posição como entidade prestadora de serviços de excelência a nível internacional, nomeadamente na área do marketing digital e da Supply Chain. Tanto a Nestlé Business Services (Centro de Serviços Partilhados) como a Nespresso Supply Chain Hub continuam a crescer, tendo atingido respetivamente a marca dos 650 e dos 100 colaboradores no final do ano.

Em 2023, a Nestlé Portugal comprou localmente mais de 60% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços. Da sua lista de fornecedores fazem parte mais de 900 empresas nacionais.

No âmbito do programa «Nestlé por Crianças mais Saudáveis», de educação alimentar e de sensibilização para estilos de vida mais ativos, a Nestlé esteve presente em 1700 escolas dos ensinos pré-escolar e de primeiro ciclo com conteúdos formativos em nutrição e sustentabilidade, tendo impactado um total de 150.500 crianças e mais de 20.000 famílias de forma direta no ano letivo de 2022/2023.

No âmbito das comemorações do seu centenário, a Nestlé Portugal realizou uma doação especial à Rede de Emergência Alimentar de 10 mil embalagens de produtos das marcas CERELAC, NESTUM e CHOCAPIC, equivalentes a 7 toneladas. Para esta iniciativa solidária a Nestlé juntou os seus parceiros da cadeia de valor: a farinha de trigo foi oferecida pela indústria de moagem Carneiro Campos, o leite em pó pela empresa açoriana Prolacto, o açúcar pela RAR, os diversos materiais de embalagem pelas empresas Amcor, Hinojosa Graphicsleader e Saica Pack, e o respetivo transporte destas 7 toneladas desde o Centro de Distribuição da Nestlé, em Avanca, Concelho de Estarreja, até Lisboa, foi oferecido pela transportadora TJA. A Nestlé Portugal ofereceu a produção, na sua fábrica de Avanca, destas três marcas icónicas, tão apreciadas pelas famílias portuguesas.

 

Partilha de Valor Ambiental

Em 2023, a Nestlé Portugal conquistou 3 estrelas ‘Lean&Green’ o que a tornou a primeira Nestlé, a nível mundial com este prémio. Este prémio reconhece a redução de mais de 35% dos gases com efeito de estufa na sua operação logística e reflete o sucesso das suas estratégias de sustentabilidade e dos seus planos de redução de emissões. Este resultado foi conseguido através de iniciativas como o alargamento do transporte intermodal, combinando transporte rodoviário, ferroviário e marítimo, através do qual a Nestlé conseguiu reduzir mais de 35% dos gases com efeito de estufa na sua operação logística.

Em 2023, a Nestlé fez a primeira colheita de trigo produzido no âmbito do projeto de agricultura regenerativa desenvolvido com 5 agricultores do Alentejo (cerca de 20% dos agricultores que fornecem trigo para nutrição infantil em Portugal) e que vai alargar a 10 agricultores e 1000 hectares em 2023/2024. Com o objetivo de inspirar também a próxima geração de agricultores a Nestlé promoveu o primeiro Agripreneurship Bootcamp numa experiência ‘from seed to bowl’.

No nosso projeto GreenFleet foi dado um passo significativo, substituindo 271 veículos convencionais para veículos elétricos. Desta forma, em 2023, a Nestlé atingiu 387 viaturas com esta tecnologia, representando 77% do seu objetivo final de ter uma frota 100% elétrica até 2025 e assim evitar a emissão de toneladas de 1580 toneladas de CO2 em Portugal desde o início do projeto.

No âmbito da celebração dos 100 anos, a Nestlé desafiou os seus colaboradores a constituírem 100 equipas que implementassem 100 projetos de sustentabilidade. Reconhecendo cada projeto com uma plantação de 100 arvores por parte da empresa, o esforço culminou em 10 mil pinheiros Mansos para a criação do Nestlé Parque no pinhal de Leiria.

Um ano centenário

O ano de 2023 representou um marco histórico para a Nestlé em Portugal. À medida em que celebramos o centenário com o moto “Viver e uma Arte. A Nestle faz parte”, relembramos a dedicação da Nestlé Portugal com a inovação, sustentabilidade e excelência, impulsionando o progresso económico, social e ambiental do país. A Nestlé Portugal continua, assim, empenhada em desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos os portugueses e das gerações futuras. E com este propósito continuamos a fazer parte das vidas dos Portugueses.