Voltar a As nossas histórias
2 minutos de leitura
Enquanto se afadiga na vida diária, é difícil encontrar tempo para verificar as "grandes coisas". Como saber se as nossas famílias têm comportamentos saudáveis? Felizmente, uma nova publicação pode ajudar a esclarecer como estão a passar os bebés e as crianças.

A revista do Centro de Controlo de Doenças dos Estados Unidos, Preventing Chronic Disease, publicou resultados do nosso estudo Feeding Infants and Toddlers Study (FITS). O FITS é o maior inquérito dos EUA sobre os padrões de alimentação, nutrição e estilos de vida das crianças, focado em crianças dos 0-4 anos de idade. Uma área que o estudo analisou foi a compreensão dos pais sobre os comportamentos de saúde dos seus filhos. 

A maneira como os pais vêem a alimentação e a atividade dos seus filhos é importante. As suas opiniões decidem se e como as famílias procuram cumprir as recomendações dietéticas e de atividade física. Este estudo examinou as percepções dos pais e os comportamentos das crianças em comparação com as recomendações do projeto da American Academy of Pediatrics (AAP) Healthy Active Living for Families, apoiado pelo Instituto de Nutrição Nestlé. Veja como a realidade se compara com as recomendações.

Fruta e Vegetais

 

Recomendação: Comer 5 porções de fruta e legumes por dia

Situação atual: A maioria dos pais pensava que os seus filhos comiam fruta e legumes suficientes. Na realidade, só 30% das crianças em idade pré-escolar cumpria a recomendação das 5 porções diárias. 

Tempo de Écran

 

Recomendação: Limitar o tempo de écran a 2 horas por dia para crianças com mais de 2 anos de idade. Não há tempo de écran para crianças com menos de 2 anos. 

Situação atual: Só 2% das crianças pequenas cumpriam a recomendação de não haver tempo de écran, enquanto 79% das crianças em idade pré-escolar cumpriam a recomendação de limitar o tempo de écran diário a 2 horas ou menos. 

Actividade Física

 

Recomendação: Procurar fazer pelo menos 1 hora de actividade física por dia 

Situação atual: Cerca de 56% das crianças pequenas e 71% das crianças em idade pré-escolar cumpriam a recomendação de pelo menos 1 hora de actividade física diária.

Bebidas Açucaradas

 

Recomendação: Limitar o consumo de bebidas açucaradas 

Situação atual: Cerca de 56% das crianças pequenas e 52% das crianças em idade pré-escolar cumpriam a recomendação de limitar o consumo de bebidas açucaradas

Com base nestes resultados, sabemos que as crianças pequenas e as crianças em idade pré-escolar não estão a cumprir algumas das recomendação quanto à dieta e à actividade. Os pais estão a fazer um grande trabalho de procurar cumprir as recomendações de atividade física e perceber com precisão que a dieta dos seus filhos se torna menos saudável à medida que crescem. No entanto, há necessidade de mais educação sobre comportamentos específicos porque é insuficiente. "Os nossos resultados mostram que os pais precisam de mais educação e orientação sobre muitos aspectos da alimentação saudável", disse Denise Deming, Ph.D., investigadora principal do FITS US. 

Os pais precisam de mais educação e orientação sobre muitos aspectos da alimentação saudável
Denise Deming, Ph.D., investigadora principal do FITS US

A investigação FITS preenche uma lacuna importante na informação. Esta investigação apoia os esforços da Gerber para liderar o caminho na contribuição para a nutrição para bebés, crianças pequenas e crianças em idade pré-escolar. Com base nos dados, a Gerber proporciona produtos nutritivos baseados na ciência e nutricionalmente seguros. Um novo estudo FITS está presentemente no campo, a recolher dados de mais de 3.000 bebés e crianças pequenas. Os novos dados vão atualizar o nosso conhecimento sobre muitos aspetos da dieta e do estilo de vida das crianças pequenas

Leia o artigo CDC original ou saiba mais sobre o Feeding Infants and Toddlers Study (FITS).