Sort by
Sort by

Qual a abordagem da Nestlé para as embalagens de cápsulas de café?

Há mais de 30 anos que a Nestlé está na vanguarda do que chamamos "consumo de precisão": disponibilizamos aos nossos consumidores café embalado em cápsulas que asseguram a qualidade e a frescura do café.

O nosso objetivo é dar a todas as cápsulas de café uma segunda vida após a utilização. Isso exige o desenvolvimento de uma variedade de soluções, incluindo tornar as nossas embalagens circulares, testar novos materiais e tecnologias à escala e investir numa infraestrutura de separação e reciclagem funcional.

Avaliar o impacto ambiental das cápsulas de café

As cápsulas de café têm um papel preponderante para garantir que é usada uma quantidade precisa de café e água em cada chávena. Isso permite que utilizemos recursos valiosos de forma eficiente e ajuda a minimizar a pegada de carbono com resultados sempre consistentes.

Analisamos o impacto ambiental do café de "consumo de precisão" através de análises de ciclo de vida (LCA) realizadas pela Quantis e, concluiu-se que um café preparado através do sistema de "consumo de precisão" da NESPRESSO, que recorre a uma cápsula de alumínio ou à base de papel compostável tem uma pegada de carbono semelhante a outros métodos de preparação, tais como sistemas de filtro ou cafeteiras italianas.

Cápsula NESPRESSO Arpeggio
Máquinas e Cápsulas NESCAFÉ DOLCE GUSTO

1. Tornar as embalagens circulares e usar menos matéria virgem


Descobrimos formas de obter plástico e alumínio para as nossas cápsulas de café e máquinas que ajudam a reduzir a necessidade de matérias virgem. Acreditamos que a tecnologia continuará a evoluir e continuaremos a desenvolver as nossas abordagens de forma a utilizar o material existente.

Em 2020, a NESPRESSO anunciou o lançamento das primeiras cápsulas de café feitas de 80% alumínio reciclado. Isto faz parte do caminho da empresa rumo à circularidade, fazendo os possíveis para minimizar o desperdício e maximizar a reutilização dos materiais.

Cápsulas NESPRESSO com 80% alumínio reciclado


2. Investir numa infraestrutura de separação e reciclagem


Os fluxos de reciclagem desempenham um papel importante para alcançar uma economia circular. Criar uma infraestrutura eficaz à escala requer tempo, investimento, experiência, inovação e, sobretudo, colaboração.

Desde 2014, a Nestlé investiu mais de 300 milhões de francos suíços na infraestrutura de reciclagem das suas cápsulas de café em todo o mundo, permitindo reaproveitar material que de outra forma seria desperdiçado ou perdido. Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer, as taxas de reciclagem continuam a aumentar e uma reciclagem eficiente continua a ser uma parte fundamental do combate ao desperdício de embalagens.


Em Portugal:

 

A Nestlé é membro fundador do grupo de trabalho que desenvolveu um novo sistema dedicado à recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas. Um projeto desenvolvido no âmbito da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e que envolveu seis empresas representantes de 12 marcas de café, entre estas as marcas que a Nestlé desenvolve e comercializa em Portugal: NESPRESSO, NESCAFÉ DOLCE GUSTO, BUONDI, SICAL e STARBUCKS.

A partir de uma parceria com a Câmara Municipal de Cascais e através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros deste Município, os consumidores podem agora depositar as suas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio) para que sejam totalmente recicladas. No total, são oito ecocentros fixos e móveis distribuídos pelo Município de Cascais.

As cápsulas depositadas nos ecocentros serão recolhidas e armazenadas pela Tratolixo para posterior reciclagem a cargo das empresas parceiras no projeto.

Ecocentros para cápsulas de café em Cascais


3. Contribuir para o nosso Roadmap de Neutralidade Carbónica até 2050


A nossa abordagem para tornar as nossas embalagens de café de "consumo de precisão" mais sustentáveis é uma parte importante da estratégia de sustentabilidade das embalagens da Nestlé, que irá contribuir para o nosso objetivo global de alcançar a neutralidade carbónica até 2050.

 

No que respeita às nossas cápsulas, "última gota" não é sinónimo de "última utilização"!


Desde aumentar a circularidade dos materiais de embalagem e das máquinas de café a testar inovações à escala, a investir numa infraestrutura de separação e reciclagem funcional e a reduzir a necessidade de matérias virgem para as nossas cápsulas de café – todas estas soluções fazem parte da nossa abordagem para tornar as nossas embalagens de café de "consumo de precisão" mais sustentáveis e dar uma segunda vida às nossas cápsulas.

Informações relevantes

Saiba mais sobre os modelos próprios de recolha de cápsulas de NESPRESSO e NESCAFÉ DOLCE GUSTO:

 


Tem mais alguma questão?