Nestlé celebra 150 anos de “Good Food, Good Life”

Jan 6, 2016

Estamos em 1867 na Suíça, e um bebé prematuro não pode ser amamentado, o que é preocupante numa época em que muitas crianças morrem de desnutrição, devido à falta de alternativas eficazes ao leite materno. Henri Nestlé tem conhecimento deste caso e alimenta a criança com a sua nova “farine lactée” (farinha láctea – alimento para crianças). É o único produto que o menino pode digerir e ele sobrevive.

 

O sucesso deste caso Nestlé espalha-se rapidamente e, através da determinação, do empenho e de um espírito pioneiro, Henri Nestlé constrói um negócio próspero. A sua inovação salva-vidas é o modelo para todos aqueles que hoje seguem o legado Nestlé de 150 anos, o que demonstra a capacidade da Companhia em atender e antecipar as necessidades dos seus Consumidores. Em todo o mundo, as pessoas consomem atualmente mais de mil milhões de porções de produtos Nestlé por dia. A empresa opera em mais de 197 países e emprega cerca de 340.000 Colaboradores. Muito longe do negócio de pequena escala que Henri Nestlé fundou em Vevey, na Suíça. Mas a Nestlé ainda abraça os valores do seu fundador, o seu famoso "ninho" como logótipo e sua Sede na cidade de Vevey.

Crescer numa Era Industrial

A história da Nestlé propriamente dita começa em 1866, quando a Anglo-Swiss Condensed Milk Company lança o primeiro leite condensado da Europa, outro produto que salvou vidas numa Era anterior à refrigeração, quando o leite fresco se estragava facilmente no seu transporte. Em 1905, a Anglo Swiss fundiu-se com a Nestlé para formar a Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company, que evoluiu para Nestlé a partir de 1977.

O sucesso inicial da empresa deveu-se ao seu investimento em produtos baseados na pesquisa científica, produzidos de forma eficiente em modernas fábricas. O desenvolvimento dos caminhos-de-ferro e dos navios a vapor deu acesso à Nestlé & Anglo-Swiss Milk Company a novos mercados urbanos em todo o mundo, com forte apoio publicitário nos meios então disponíveis – jornais, revistas, outdoors – para educar as pessoas sobre os benefícios do produto. Ou seja, nutrição, qualidade, segurança, acessibilidade e gosto.

É um modelo de sucesso que, com algumas atualizações necessárias, ainda se aplica hoje. Um outro benefício que os produtos da Nestlé sempre ofereceram é a conveniência e isso tornou-se especialmente importante após a Segunda Guerra Mundial, quando mais mulheres entraram no mercado de trabalho e quando passou a haver uma maior exigência por alimentos mais fáceis de preparar.

Em 1938, as pessoas poderiam "começar o dia com um Nescafé” – o primeiro café solúvel do mundo – simplesmente adicionando água quente. Em 1948, os Consumidores poderiam desfrutar de Nesquik, um pó à base de cacau que se dissolve facilmente em leite frio. E, por volta de 1957, poderiam terminar o dia com Maggi Pasta "refeições prontas", em latas, que foram um enorme sucesso.

Aliviando a carga na cozinha

As latas não eram novas, mas refeições nutritivas em latas eram e este tornou-se rapidamente um segmento de alto crescimento para a Nestlé. Estes alimentos tinham uma vida útil longa, eram fáceis de aquecer e, em seguida, de comer, podendo mesmo ser apreciados frios. As latas eram também mais simples para transportar, por exemplo, para acampamento, em pic-nic, juntamente com uma chávena de Nescafé. Estes produtos ajudaram a moldar o nosso mundo moderno e a vida nunca mais seria a mesma.

Desde a década de 1960, os Consumidores podem também desfrutar da comodidade dos alimentos congelados e de gelados da Nestlé, numa época em que os frigoríficos e os congeladores domésticos cresceram em popularidade. Em 1986, a Nestlé foi um passo mais longe, criando o sistema Nespresso, que mudou a forma como consumimos o café premium, tornando-o numa experiência. Nespresso é outra inovação da Nestlé que melhora a qualidade de vida, em todos os lugares, todos os dias e para todas as pessoas.

Nespresso fá-lo de uma forma prazerosa, algo a que antes só associávamos à experiência do consumo de chocolate. A Nestlé entrou pela primeira vez no negócio chave do chocolate em 1904, quando adquiriu a empresa Peter & Kohler, adicionando depois marcas como Cailler e KitKat.

Nutrição específica: o futuro dos alimentos

Hoje o portefólio da Nestlé abrange bebidas, águas, produtos lácteos, produtos de confeitaria, produtos para animais de companhia e até produtos para cuidados com a pele. Em 2011, a empresa ampliou a sua liderança em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, criando o negócio Nestlé Health Science, para desenvolver produtos nutricionais de saúde que visam, por exemplo, a saúde ideal do cérebro ou o envelhecimento saudável.

Tais inovações ajudarão a Nestlé a enfrentar os desafios globais de desnutrição, de crescimento e do envelhecimento da população, mas também da obesidade. Esta mesma paixão pela nutrição sustenta um compromisso para melhorar os produtos, reduzindo sal, açúcar e gorduras saturadas e fortalecê-los com vitaminas, minerais, vegetais e cereais integrais.

A Nestlé comemora 150 anos, mantendo-se fiel à sua convicção de que para ter sucesso a longo prazo deve criar valor para os Acionistas e, simultaneamente, para as Comunidades onde atua e para a Sociedade em geral. É uma convicção que consagra os valores de Henri Nestlé, a mesma forma como a Nestlé aguarda com expectativa os próximos 150 anos, sempre com o lema "Good Food, Good Life".