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Workshop Nestlé contribuiu para o aumento da ingestão de frutas e vegetais por crianças de 16 países

Estudo avaliou iniciativa internacional “Arte no Prato”
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Estudo Arte No Prato 

A iniciativa internacional “Arte no Prato”, desenvolvida no âmbito do Dia Internacional dos Chefs, celebrado no dia 20 de outubro, teve um efeito muito positivo nas crianças que nele participaram, tendo contribuído para um aumento de ingestão de frutas e vegetais. Esta é a conclusão do estudo publicado pelo Journal Of Nutrition Education and Behavior que avaliou mais de 400 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos que participaram na primeira edição deste workshop, em 2016.

Esta iniciativa foi realizada em 16 países de três continentes – Ásia, América e Europa – e às crianças que nele participaram foi pedido que criassem, com a ajuda de um chef, um prato criativo com frutas e legumes. Em todas as crianças foram avaliados os seus hábitos alimentares antes e depois do workshop, nomeadamente no que respeita ao consumo de frutas e vegetais e à sua habitual apetência para a ingestão destes produtos. O estudo demonstrou que o efeito positivo do manuseamento de frutas e vegetais pelas crianças resultou numa maior predisposição para gostar, escolher e passar a incluir estes alimentos no seu dia-a-dia. 30% das crianças aumentaram os seus níveis de satisfação e predisposição para o consumo de frutas e vegetais.

A “Arte no Prato” foi desenvolvida no âmbito do programa “Nestlé Por Crianças mais Saudáveis”, que promove a educação alimentar e para estilos de vida mais saudáveis nas escolas na grande maioria dos países onde a Nestlé está presente. Em Portugal este programa está nas escolas dos ensinos pré-escolar e básico (1º, 2º ciclos) desde 1999 e conta com a chancela do Ministério da Educação. Anualmente, o programa impacta cerca de 400 mil crianças em todo o país, ensinando-lhes os conceitos de uma alimentação saudável inserida num estilo de vida ativo.

Este workshop internacional visou precisamente aferir a eficácia da utilização de estratégias de aprendizagem experiencial nos programas de educação escolar e de que forma estes podem estar associados a aumentos de consumos de frutas e vegetais. Os efeitos positivos destas atividades participativas devem-se sobretudo a fatores como: ter frutas e legumes como opções de escolha, aumentar a familiaridade com estes alimentos, incrementar a atratividade dos mesmos e gerar um maior grau de motivação e orgulho na sua utilização e uma crescente valorização dos pratos criados pelas crianças num contexto positivo de atividades culinárias.