Sort by
Sort by

Qualidade, inovação e serviço conduziram a Nespresso a uma grande performance em 2012

Voltar aos Comunicados de Imprensa
Lisboa
A Nespresso terminou 2012 com um crescimento sólido a dois dígitos, confirmando a sua boa performance financeira. Este resultado deve-se, em grande parte, à consolidação da sua posição nos mercados europeus mais maduros e à expansão da sua presença para regiões estratégicas da região Ásia-Pacífico e América.

O crescimento global foi impulsionado por um foco contínuo na qualidade do café e na oferta de serviços personalizados ao consumidor, assim como num forte pipeline de inovação. 2012 foi um ano marcado pelo lançamento mundial de cinco novos Grands Crus Limited Editions e de duas novas máquinas de tecnologia de ponta, bem como pelo lançamento de serviços inovadores para que a experiência dos Club Members seja cada vez melhor.

“O modelo único da Nespresso, que combina cafés da mais elevada qualidade com máquinas inovadoras e uma relação personalizada com os consumidores, gera contínuo entusiasmo nos amantes do café de todo o mundo.”, afirma Richard Girardot, CEO da Nestlé Nespresso SA. “A nossa capacidade de gerar qualidade desde o grão de café até à chávena, de surpreender e deliciar os consumidores com momentos de excecional degustação e de promover o diálogo privilegiado com os nossos Club Members são os fatores-chave para o nosso contínuo sucesso.” 

Estratégia de expansão geográfica complementar à aposta nos mercados históricos.

A estratégia da empresa no que se refere à expansão geográfica continua a gerar dividendos, com a triplicação da participação dos resultados de vendas provenientes de fora dos mercados históricos europeus, ao longo dos últimos cinco anos. A entrada nos mercados da Finlândia e Taiwan expandiu a presença dos produtos Nespresso para mais de 60 países em todo o mundo e a abertura de 52 Boutiques em 2012 contribuiu igualmente para reforçar o modelo de venda direta ao consumidor. Atualmente, a rede de retalho global da Nespresso está presente em mais de 300 localizações, em 199 cidades distribuídas por 48 países, com 31 Boutiques localizadas na zona AMS (América) e 68 na zona AOA (Ásia-Pasífico). A rede de Boutiques Nespresso vai continuar a ampliar-se em 2013 a um ritmo consistente com os anos anteriores, introduzindo sempre a oferta de novos e inovadores serviços aos Club Members.

“O nosso crescimento permanece sólido e a notoriedade da marca Nespresso está a aumentar, assim como a categoria de café em cápsulas, que demonstra igualmente uma tendência geral de crescimento. O potencial deste segmento de mercado continua a ser substancial e estamos bem posicionados para o capitalizar.”, garante Girardot. ”Os mercados maduros e em desenvolvimento apresentam diferentes tipos de oportunidades e nós acreditamos que temos o produto certo e uma abordagem estratégica para construir um crescimento sólido no futuro.”

Qualidade, inovação e serviço de qualidade conduzem à lealdade dos consumidores

Em 2012, os coffee specialists da Nespresso percorreram o mundo à procura dos cafés mais exclusivos e criaram originais blends para os consumidores e Club Members. O modelo único de negócio da empresa continuou a garantir a gestão rigorosa da qualidade do café desde o produtor ao consumidor, permitindo à Nespresso inovar e oferecer café da maior qualidade.

Os novos Grands Crus lançados foram Naora, a Limited Edition pioneira pela sua “colheita tardia”, derivada de um know-how inspirado pelas técnicas de enologia e a Limited Edition Crealto, um café torrado inspirado pela alta gastronomia, conseguido com uma torrefação três vezes mais lenta e a uma temperatura inferior, uma vez que o calor é difundido diretamente para o coração de cada grão revelando um sabor encorpado e intenso.

A empresa complementou ainda a sua oferta ao nível da gama de máquinas, com o lançamento mundial de duas novas máquinas – a Maestria e a U -, que combinam tecnologia de ponta, design e simplicidade, para garantir aos consumidores a melhor qualidade do café na chávena quando usadas com cápsulas Nespresso autênticas.

Em 2012, cresceu o número de serviços feitos à medida dos consumidores, incluindo os designados pick-up points e as iniciativas Recycling@Home, que foram lançadas no mercado, para proporcionar uma maior comodidade aos Club Members e fortalecer as relações de consumo direto.

O setor business-to-business também continuou a crescer em 2012, com várias inovações, progressos no serviço a clientes e parcerias estratégicas com restaurantes e empreendimentos hoteleiros de prestígio, que conduziram a um crescimento de dois dígitos nas vendas.

Cumprimento dos compromissos de sustentabilidade

Como parte do seu compromisso Ecolaboration, que promove a sustentabilidade e a criação de valor, a Nespresso reforçou as iniciativas de sustentabilidade na sua cadeia de negócio. Quando a empresa se prepara para o 10º aniversário do seu Programa de Qualidade Sustentável AAA™, mais de dois terços do seu café verde são já provenientes de mais de 52.000 agricultores que participam no programa.

A Nespresso ultrapassou a sua capacidade de reciclagem fixada no objetivo de 75% um ano antes da data com que se comprometeu, com a capacidade global de reciclagem a atingir atualmente os 76%. No final do ano, mais de 20.000 pontos de recolha de cápsulas usadas estavam localizadas em 21 países em todo o mundo, complementando o sistema Ponto Verde na Alemanha, Suécia e Finlândia.

Bases sólidas para um futuro de sucesso

2013 marcará um ano de inovação renovada em toda a gama de café Nespresso, com a introdução de novos Grands Crus e para oferecer novas experiências sensoriais aos Club Members e consumidores.

Como parte do foco no longo prazo e no desenvolvimento de negócios para corresponder à procura crescente do consumo global de café da mais elevada qualidade nos próximos anos, será construído um terceiro centro de produção em Romont, na Suíça. Este investimento de CHF 300 milhões vem no seguimento da conclusão da extensão da Produção Avenches e Centro de Distribuição durante o segundo semestre de 2012.

Em Novembro de 2012, foi anunciado pela Nespresso que Jean-Marc Duvoisin, atual vice-presidente executivo adjunto dos Recursos Humanos da Nestlé SA, iria suceder a Richard Girardot como CEO da Nestlé Nespresso SA, assumindo este lugar a partir de 1 de março de 2013, de forma a garantir a continuidade estratégica do negócio. Richard Girardot vai deixar a Nespresso para assumir a responsabilidade dos negócios da empresa Nestlé em França, após ter guiado a Nespresso durante um período de crescimento sem precedentes. O profundo conhecimento da empresa por parte de Duvoisin, a sua experiência internacional e a reconhecida capacidade de liderança fazem dele o candidato ideal para liderar a expansão, inovação e internacionalização da empresa num ambiente desafiante e cada vez mais competitivo.

Nespresso em Portugal: um ano positivo e em linha com as previsões 

Em Portugal, a Nespresso esteve em linha com previsões estimadas para 2012, continuando, por isso, a apostar fortemente no mercado nacional.

Empregando atualmente mais de 355 colaboradores, dos quais 80% são Coffee Specialists que estão em contacto direto com o consumidor, a Nespresso tem trilhado em Portugal um caminho de crescimento sustentado.

Com a abertura de uma nova Boutique no final do ano de 2012, no CascaiShopping, a Nespresso passou a disponibilizar 11 Boutiques exclusivas da marca, um pouco por todo o país: Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa (6), Porto (2).

Com a sua oferta assente numa Trilogia única, combinação invulgar de café de qualidade inigualável, máquinas de tecnologia e Design inovadores e serviços personalizados e de excelência a Nespresso está sempre disponível, 24 horas por dia, 7 dias por semana, através do telefone 800 260 260, www.nespresso.com e aplicações móveis, ou fisicamente nas 11 Boutiques exclusivas da marca.


Para mais informações:
Para mais informações, visite o site corporativo da Nestlé Nespresso: www.nestleNespresso.com.
Uma entrevista com Richard Girardot, CEO da Nestlé Nespresso SA, pode ser encontrada em: www.nestleNespresso.com/newsandfeatures/coffee-andconversation-with-richard-girardot-2013. Imagens disponíveis em: http://www.nestle-Nespresso.com/media/library/pictures.