Nespresso lança a Limited Edition Crealto, inspirada na alta gastronomia

Lisboa
A Nespresso não para de surpreender e deliciar os seus consumidores com novas experiências de café ao lançar Crealto, o seu novo Grand Cru Limited Edition de outono. Crealto é um café torrado e intenso, que combina a mais profunda perícia em café à mais requintada gastronomia internacional, disponibilizado pela marca a partir de 3 de setembro de 2012.

O nome Crealto surge da combinação de “Createur” e “Alto”, referindo-se à alta gastronomia. Mauro Colagreco, chef ítalo-argentino premiado com duas estrelas Michelin e Alexis Rodriguez, Perito em Café Verde da Nespresso, uniram esforços criativos para criarem este Grand Cru de caráter único. Crealto revela notas surpreendentemente encorpadas e excecionalmente duradouras, uma distinção alcançada através da vasta experiência em métodos de torrefação da Nespresso.

A paixão por produtos de elevada qualidade e as técnicas culinárias de Mauro Colagreco inspiraram Alexis Rodriguez na criação desta Limited Edition para a qual selecionou Arábicas da América Central, do Sul e da Indonésia – variedades de café que revelam os seus aromas mais intensos quando torrados lentamente e a baixas temperaturas.

O caráter único de Crealto é conseguido com uma torrefação três vezes mais lenta e a uma temperatura inferior, uma vez que o calor é difundido diretamente para o coração de cada grão, revelando um sabor encorpado e intenso.

Crealto é um Grand Cru de intensidade 8 – numa escala de 1 a 10 – e resulta da combinação dos aromas provenientes da seleção de Arábicas utilizados – intensos e ricos. Deve ser degustado como espresso (40ml) mas, para os apreciadores, a adição de algumas gotas de leite fará com que liberte subtis e agradáveis aromas a nozes.

Selado numa cápsula branca salpicada por linhas castanhas – uma reminiscência da forma como os chefs decoram as suas criações – a embalagem de Crealto reflete o seu caráter refinado. Crealto, cujo preço de venda será €4,25 por sleeve, estará disponível a partir de 3 de setembro de 2012, em todos os canais de venda Nespresso.

Sobre Marco Colagreco

Uma estrela em ascensão da gastronomia, o italo-argentino Mauro Colagreco possui uma criatividade desconcertante quando cozinha, pelo seu uso de ingredientes invulgares. Em 2012, foi galardoado com a segunda estrela Michelin pela sua moderna e inventiva cozinha no seu restaurante Le Mirazur, situado em Menton, na Côte d’Azur. O Ministro da Cultura francês premiou-o com o título “Chevalier des arts et des letres”, pela sua contribuição para a gastronomia francesa.

Mauro escolheu a cozinha como um meio de expressão. Apaixonado por viajar, fê-lo de mochila às costas pela América Latina e pelas Caraíbas, onde descobriu diferentes sabores e diversas tradições culinárias.

Em 2006, Mauro assumiu a cozinha do Le Mirazur Restaurant onde, após seis meses, recebeu o reconhecimento de Gault Millau, com o prémio Revelação do Ano, ao qual se seguiu a sua primeira estrela no Guia Michelin, após apenas dez meses. Em 2012, o Mirazur foi escolhido como um dos 24 melhores restaurantes do mundo, de acordo com a classificação de San Pellegrino.

Impulsionado pela sua vontade de aprender e descobrir, Mauro desenvolveu um estilo de gastronomia criativa, agregando o seu próprio estilo ao melhor da cozinha mediterrânica.

“O meu encontro com a Nespresso permitiu-me experimentar os pontos comuns entre o mundo da gastronomia e do café, assim como a importância da qualidade dos ingredientes, as técnicas, a paixão e a precisão que se aplicam, bem como as rotas criativas que se exploram na procura de novas experiências de sabor”, afirmou Mauro Colagreco. “Foi fascinante descobrir como a longa e morosa técnica que usei ao cozinhar se poderia aplicar na criação de Crealto”.

Sobre Alexis Rodriguez

Alexis Rodriguez, colombiano, é Perito em Café Verde na Nestlé Nespresso S.A.. Como responsável pelo Desenvolvimento de Produto e Controlo de Qualidade da Nespresso, faz parte da sua função criar novos Grands Crus que se tornam nas Limited Editions Nespresso. Alexis é ainda responsável por definir e manter o critério de qualidade no café verde que a Nespresso utiliza, seguindo o seu Programa de Qualidade Sustentável AAA. Alexis divide o seu tempo entre provar o café verde nos Centros de Produção na Suíça, e trabalhar no desenvolvimento de novos produtos e novas variedades nos países produtores de café.

Passou 20 anos, ou seja, toda a sua carreira, solidamente e totalmente dedicado ao café – desde a plantação ao ato de beber. Antes de se juntar ao grupo Nestlé Nespresso S.A. em 1999, Alexis passou sete anos como diretor de Controlo de Qualidade na Federação Nacional de Produtores de Café da Colômbia, para quem montou um laboratório de referência, na Bélgica.

“Na Nespresso estamos continuamente à procura de formas inovadoras de surpreender os nossos Membros do Clube, através de descobertas únicas de café que revelem novas experiências sensoriais”, comentou Alexis Rodriguez, Perito em Café Verde da Nespresso. “Trabalhamos com os melhores chefs à escala mundial, uma vez que há imensas sinergias entre a Nespresso e o mundo da alta gastronomia, mas ainda tínhamos que colaborar no desenvolvimento de uma Limited Edition de café. Fomos inspirados pelo espírito criativo e técnicas gastronómicas singulares do Mauro, e o resultado é o perfil de café e aromas únicos de Crealto”.