Nestlé lança plataforma digital para ajudar os portugueses a alimentarem-se Na Dose Certa

Iniciativa “Alimente-se Na Dose Certa, Viva Melhor”

A Nestlé iniciou o ano com o lançamento da campanha “Alimente-se Na Dose Certa, Viva Melhor”, uma iniciativa que visa ensinar aos portugueses qual a dose correta de alimentos que devem ingerir diariamente para conseguirem ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Esta campanha, que esteve presente nos meses de janeiro e fevereiro em centenas de pontos de venda de norte a sul do país, chega agora em formato digital, com conteúdos formativos, de acesso gratuito, e com exercícios que podem ser visionados e realizados pelos consumidores no conforto da sua casa.

O objetivo desta iniciativa, agora digital, é ajudar os consumidores a comprar, a preparar, a servir e a consumir os seus alimentos em porções ajustadas, contribuindo assim para uma alimentação mais saudável.

Através desta plataforma de e-learning, os consumidores vão aprender que é no equilíbrio que reside o segredo de uma vida mais saudável. Vão saber qual é a definição de “porção”, porque é tão importante tomar consciência das porções dos alimentos que consumimos, como é influenciada a nossa perceção das quantidades de alimentos ingeridos e terão ainda algumas sugestões de forma intuitivas para controlar as porções consumidas utilizando, por exemplo, as mãos como instrumentos de medida para melhor identificar as quantidades de que precisamos de vários alimentos, mas também de atividade física, de trabalho, de lazer e de descanso. Todas estas esferas da vida têm uma Dose Certa.

Esta consciencialização é uma necessidade tornada cada vez mais visível em estudos como o do European Food Information Council que revelou haver alguma confusão por parte dos consumidores sobre a quantidade que devem consumir de cada produto e qual a porção recomendada de produtos comuns como cereais de pequeno-almoço, massas, carne, peixe e sementes.

A solução para a Dose Certa está literalmente na mão dos consumidores e é isso que a Nestlé tem vindo a demonstrar com esta iniciativa. Utilizar as mãos é a forma mais rápida e intuitiva de se calcular a porção adequada de alimentos: uma palma da mão cheia para a carne ou peixe, duas mãos cheias para os vegetais, um punho fechado para os hidratos de carbono, uma mão aberta em concha para a fruta e meio polegar para as gorduras e para o açúcar. Estes são alguns dos exemplos de como, no dia-a-dia, podemos facilmente controlar as porções e alimentar-nos Na Dose Certa.

Esta ação é uma parte visível de uma iniciativa mais alargada que a Nestlé, empresa guiada pelo propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável, está a desenvolver a nível mundial: a Nestlé Portion Guidance, através da qual a Companhia quer fazer parte das soluções dos consumidores para encontrar o equilíbrio nas decisões de consumo de alimentos e bebidas. A Nestlé acredita que a Portion Guidance pode ajudar os consumidores a perceber o papel fundamental que a quantidade e a qualidade desempenham na construção de uma alimentação saudável e equilibrada. Com base em recomendações de todo o mundo, esta iniciativa é projetada para colmatar o fosso entre as recomendações e a rotulagem nutricional, fazendo-as funcionar da melhor forma para o consumidor.