Primeiro ano da iniciativa de apoio à criação de emprego jovem

Linda-a-Velha
Nestlé Portugal já criou mais de 250 oportunidades de trabalho com a iniciativa “Nestlé Emprego Jovem”

• No período de um ano, a Nestlé Portugal disponibilizou 256 novas oportunidades de trabalho, excedendo as expectativas apresentadas em novembro de 2013.

• A representante da Comissão de Emprego e Assuntos Sociais do Parlamento Europeu – a Eurodeputada Sofia Ribeiro – encontrou-se ainda com alguns dos jovens colaboradores integrados na Nestlé ao abrigo da “Iniciativa Nestlé Emprego Jovem”.

“Nestlé Emprego Jovem” já criou mais de 250 oportunidades em Portugal

Em novembro de 2013, a Nestlé Portugal anunciava o seu compromisso em criar, até finais de 2016, 500 novas oportunidades de trabalho para jovens com idade até aos 30 anos. Doze meses depois, a Nestlé já recebeu, nas várias estruturas que tem em Portugal (sede, quatro fábricas e centro de distribuição), 256 jovens - 38% estágios e 62% contratos - excedendo os números que tinha perspetivado para este primeiro ano de programa.

Criámos num ano mais de metade das oportunidades que prevíamos criar em três anos, com grande prevalência nas oportunidades de contratação. Estes jovens que temos agora connosco estão também a integrar ações de formação, aconselhamento de carreira, coaching e mentoring que os ajudam a melhorar o seu perfil de empregabilidade, neste âmbito já realizámos este ano, em parceria com diversas universidades, 4 CV clinic’s (aconselhamento de construção e apresentação de CV, 7 feiras de emprego e demos 7 palestras sobre a Nestlé”, sublinhou hoje Grégoire Scilipoti, Diretor de Recursos Humanos da Nestlé Portugal, durante a visita da eurodeputada Sofia Ribeiro à fábrica em Avanca - berço da Nestlé em Portugal.

Com este encontro, a representante da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais do Parlamento Europeu teve oportunidade de aprofundar os progressos realizados em Portugal no âmbito das iniciativas criadas pela Nestlé a nível europeu de apoio à criação de emprego e ainda de conversar com alguns dos jovens colaboradores integrados na Nestlé Portugal ao abrigo das mesmas.

De realçar que com a iniciativa Europeia “Nestlé Emprego Jovem”, a Companhia comprometeu-se a criar 20.000 novas oportunidades de trabalho para jovens, em 20 países europeus onde a Nestlé está presente, no decorrer do triénio 2014-2016.

“Aliança Para a Juventude” quer criar 8000 oportunidades até 2016

Consolidando o sucesso da “Iniciativa Nestlé Emprego Jovem” - concebida para ajudar a combater o desemprego jovem no continente europeu - em junho de 2014, a Nestlé apresentava, a partir de Lisboa para toda a Europa, um novo programa no qual anunciava o alargamento da mesma aos seus parceiros de negócio. Denominada “Aliança para a Juventude”, a iniciativa que mobilizou inicialmente 150 empresas, já conta com a adesão de 200 organizações líderes na Europa. Este movimento do tecido empresarial visa promover uma transição mais adequada da escola para o mercado de trabalho, melhorando a empregabilidade dos jovens em toda a Europa.

Ao desenvolver este projeto, a Nestlé está a dar o seu contributo para reduzir o elevado desemprego jovem na Europa, criando e partilhando valor com a sociedade, um conceito que, segundo o Diretor Geral da Nestlé Portugal, SA, Jacques Reber, “está enraizado na companhia desde a sua fundação e que, neste caso, da aposta nos jovens, significa investir em inovação, talento e determinação – características essenciais para sustentar o futuro de qualquer negócio”.

Em Portugal, aderiram à “Aliança para a juventude”, 13 parceiros da Nestlé: BA Vidro, BPI, Eurogroup Consulting, Germen, GraphicsLeader, Jerónimo Martins, Logoplaste, Luis Simões, Portucel, RAR, Saica Pack, Sonae e Vodafone, que, no seu conjunto preveem a disponibilização de 8000 oportunidades de trabalho e de estágio para licenciados e técnico-profissionais durante o triénio 2014-2016.

Ao aceitarem este desafio, as empresas envolvidas na “Aliança para a Juventude” comprometem-se a ser um membro ativo da “European Alliance for Apprenticeships (EAfA)”* da Comissão Europeia – promovendo estágios e constituindo-se como um embaixador desta causa em toda a Europa, desenvolver iniciativas conjuntas que proporcionem aos jovens estágios e experiências de trabalho significativas, e mobilizar os colaboradores para que intervenham junto da comunidade, ajudando os jovens a preparar-se para o mercado de trabalho, aconselhando-os na preparação dos seus CV e entrevistas com as empresas.

*Fundada pela Comissão Europeia em 2013, a “European Alliance for Apprenticeships” (EAfA) tem por objetivo reunir autoridades públicas, empresas, parceiros sociais, prestadores de formação (educacional e vocacional), representantes dos jovens e outros players no sentido de promover projetos, iniciativas e oportunidades de estágio em toda a Europa. Embora seja gerida pela Comissão Europeia, o sucesso da iniciativa depende do compromisso dos seus parceiros, nomeadamente através da rede de embaixadores e de candidatos. Website: http://ec.europa.eu/apprenticeships-alliance

Sobre a Nestlé:

A Nestlé Portugal, S.A. faz parte do Grupo Suíço Nestlé, o maior produtor mundial de produtos alimentares e Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Em Portugal, o Grupo Nestlé está presente no mercado de alimentação em diversas áreas de negócio, das quais se salientam a nutrição infantil, os cafés torrados, as bebidas solúveis, os chocolates, os cereais de pequeno-almoço, os gelados e as águas minerais, bem como os alimentos para animais de companhia. O Grupo Nestlé em Portugal emprega 1835 colaboradores e gerou, em 2013, um volume de negócios na ordem dos 471,3 milhões de euros. Na sua estrutura em Portugal a Nestlé conta com quatro fábricas (Porto, Avanca, Lagoa-Açores e Coruche), com uma sede (Oeiras) e 21 delegações comerciais espalhadas pelo continente e ilhas. Criar, evoluir, crescer - A Nestlé cresce dando a toda a família uma razão de preferência. Para todas a idades, em todas as etapas, a Nestlé marca presença obrigatória. A Nestlé desenvolve as suas atividades com base em três pilares fundamentais: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural e é com estes três pilares de atuação que cria e partilha valor com a Sociedade portuguesa. A Nestlé em Portugal desde 1923, há 91 anos.