Nestlé quer liderar soluções para desafios nutricionais do século XXI

• Compromissos da Nestlé com a Nutrição, Saúde e Bem-estar assentam em três grandes pilares: “produtos saborosos e nutricionalmente equilibrados”, “conhecimento e educação para um estilo de vida saudável” e “informação nutricional clara e transparente aos consumidores”.

• Programa “Nestlé Crianças Saudáveis” é um exemplo das iniciativas portuguesas para promover um estilo de vida saudável: em 15 anos envolveu mais de 3.300.000 crianças e jovens.

A Nestlé acaba de anunciar os seus compromissos com os portugueses para uma vida saudável, através dos quais pretende ser protagonista ativo das soluções para os desafios nutricionais do século XXI.

Profunda conhecedora dos gostos e hábitos de consumo dos portugueses, a Nestlé compromete-se a melhorar a nutrição, a saúde e o bem-estar das famílias portuguesas, contribuindo com as ferramentas essenciais para melhorar o seu estilo de vida, tornando-o mais saudável. Os compromissos nutricionais da Nestlé incidem sobre três grandes pilares: produtos, educação, e informação aos consumidores.

No pilar dos produtos o compromisso da Nestlé é entregar aos consumidores alimentos nutricionalmente equilibrados, adaptados às suas conveniências e a diferentes estilos de vida. Produtos inclusivos que tenham em conta as necessidades nutricionais de uma criança em idade escolar, de um jovem estudante universitário, de um adulto com uma exigente vida profissional ou de um sénior a usufruir o seu merecido descanso. Um exemplo deste pilar é o desenvolvimento exclusivo para Portugal da “Cerelac Para Preparar Com Leite”, uma solução ajustada às necessidades nutricionais dos bebés a partir dos seis meses e desenvolvida de acordo com as preferências de consumo dos portugueses. Ainda neste eixo, salienta-se a redução dos açúcares a menos de 9 gramas por porção nos cereais de pequeno-almoço destinados a crianças, um objetivo que está integralmente cumprido desde início de 2014.

Adequar a compra às necessidades do lar

A Informação é o compromisso da Nestlé em partilhar com o Consumidor, de forma clara e transparente, todos os dados fundamentais sobre os nossos produtos, em rigoroso respeito com todas as normas legais vigentes e regulamentos internos da Companhia, para que cada consumidor possa fazer as escolhas alimentares mais saudáveis e adequadas. Destaca-se a inclusão de informação sobre as porções na rotulagem, ajudando a compreender o que compõe uma porção saudável de forma prática e simples através por exemplo da indicação em nº de unidades ou medidas caseiras (por exemplo, num pacote de bolachas uma porção poderá corresponder a 3 bolachas) e quais os nutrientes que estão a ser ingeridos em cada porção.

Compromisso com a formação das gerações futuras

Uma alimentação saudável acompanhada pela prática de desporto promove-se desde cedo, sobretudo nos níveis de ensino pré-escolar e primeiro ciclo, e é esse o trabalho que a Nestlé tem desenvolvido com as escolas desde 1999, através do programa Nestlé Crianças Saudáveis, que conta com a parceria do Ministério da Educação. Com este programa a Nestlé partilha com as escolas o conhecimento que resulta da sua atividade: a Nutrição, desenvolvida há já 148 anos em todo o mundo, 91 dos quais em Portugal.

Saber mais para fazer e ensinar melhor

Comum a estes três pilares é a investigação. Neste campo, a Nestlé pretende construir a mais sólida base de conhecimentos em nutrição infantil através de uma profunda compreensão das respetivas necessidades alimentares e estilos de vida, assim como através de estudos internos desenvolvidos nos 34 centros de pesquisa que a Nestlé tem espalhados pelos cinco continentes: o Nestlé Institute of Health Sciences (NIHS), a Nestlé Clinical Development Unit e o Nestlé Research Center (NRC), além de colaborações externas com instituições de referência.

Nesta vertente, uma das prioridades passa por desenvolver e integrar as valências da nutrição molecular e das atuais estratégias clínicas para melhor prevenir e controlar doenças através de soluções nutricionais.

No nosso país, os estudos em Nutrição são igualmente uma realidade, a exemplo do estudo “Alimentação e Estilos de Vida da População Portuguesa”, fruto de um protocolo de mecenato científico entre a Nestlé Portugal e a Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA).

Sobre a Nestlé:

A Nestlé Portugal, S.A. faz parte do Grupo Suíço Nestlé, o maior produtor mundial de produtos alimentares e Companhia líder em Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Em Portugal, o Grupo Nestlé está presente no mercado de alimentação em diversas áreas de negócio, das quais se salientam a nutrição infantil, os cafés torrados, as bebidas solúveis, os chocolates, os cereais de pequeno-almoço, os gelados e as águas minerais, bem como os alimentos para animais de companhia. O Grupo Nestlé em Portugal emprega 1835 colaboradores e gerou, em 2013, um volume de negócios na ordem dos 471,3 milhões de euros. Na sua estrutura em Portugal a Nestlé conta com quatro fábricas (Porto, Avanca, Lagoa-Açores e Coruche), com uma sede (Oeiras) e 21 delegações comerciais espalhadas pelo continente e ilhas. Criar, evoluir, crescer - A Nestlé cresce dando a toda a família uma razão de preferência. Para todas a idades, em todas as etapas, a Nestlé marca presença obrigatória. A Nestlé desenvolve as suas atividades com base em três pilares fundamentais: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural e é com estes três pilares de atuação que cria e partilha valor com a Sociedade portuguesa. A Nestlé em Portugal desde 1923, há 91 anos.