“Nestlé Needs YOUth” quer criar 10 milhões de oportunidades de trabalho para jovens até 2030

Iniciativa internacional de apoio à criação de emprego jovem

Voltar25 Set, 2017

“Nestlé Needs YOUth” é uma iniciativa global de qualificação e preparação dos jovens de todo o mundo para acederem a oportunidades de trabalho, seja através da criação de emprego, ou pelo desenvolvimento das capacidades de empreendedorismo dos jovens. Esta iniciativa foi lançada na Europa em novembro de 2013, tendo sido posteriormente alargada a outras regiões do globo. Até ao momento foram criados mais de 54.000 oportunidades de emprego e 27.000 estágios, ultrapassando largamente as espectativas iniciais delineadas no arranque do programa, que era então de 20.000 oportunidades de trabalho para jovens em toda a Europa.

Perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, o CEO da Nestlé, Mark Schneider, destacou a relevância de todo o percurso realizado até ao momento e anunciou que o “Nestlé Needs YOUth” pretende apoiar até 2030, direta e indiretamente, cerca de 10 milhões de jovens em todo o mundo. Um compromisso que vai ao encontro do propósito da Nestlé: melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. A par dos pilares, “indivíduos e famílias” e “planeta”, o desenvolvimento do pilar “comunidades” onde a Nestlé está inserida nos 191 países em que está presente é uma prioridade para a Companhia, porque oferecer um futuro aos jovens é assegurar o seu desenvolvimento, ajudando a equipar a próxima geração para o emprego.

Para cumprir este objetivo são consideradas três áreas de atuação: “emprego e empregabilidade”, “empreendedorismo agrícola” – que apoia jovens agricultores, ajudando-os na liderança dos seus projetos agrícolas – e “empreendedorismo” – que identifica e fomenta o talento empresarial nos jovens. Em Portugal, o programa “Nestlé Needs YOUth” ultrapassou também todas as expectativas iniciais (criação de 500 oportunidades de trabalho para jovens com menos de 30 anos de idade) tendo fechado o triénio 2014-2016 com a criação de 782 oportunidades para jovens: 454 contratos de trabalho e 328 oportunidades de estágio, além de outras iniciativas de preparação dos jovens finalistas universitários para a sua entrada no mercado de trabalho: CV Clinics, readiness to work, palestras sobre a empresa e open days.

Em 2014, esta iniciativa alargou o seu âmbito de atuação com o convite feito pela Nestlé aos seus parceiros de negócio para que, também nas suas estruturas, criassem oportunidades de trabalho para os jovens, sob a designação “Aliança para a Juventude”. Neste momento esta aliança conta com a participação de 237 companhias (pequenas, médias e grandes) em todo o mundo.

Em Portugal a “Aliança para a Juventude” é constituída por 17 empresas parceiras, que, no seu conjunto e até final de 2016, conseguiram criar mais de 50 mil oportunidades de trabalho para os jovens portugueses.