NESQUIK há 50 anos a fazer crescer de forma divertida e saudável

VoltarLisboa,14 Out, 2014

NESQUIK® celebra 50 anos em Portugal com Nutrição, Sabor e Diversão

NESQUIK® surgiu nos EUA em 1948 com o nome Nestlé Quik, sendo o primeiro produto no seu segmento em todo o mundo. A escolha do nome decorre do significado da palavra “quick” - “rápido, veloz”, sugerindo a forma instantânea de preparação do produto quando misturado com o leite. Dado o seu enorme sucesso, em meados dos anos 50, o produto foi introduzido no mercado europeu com o nome NESQUIK®. Em Portugal chegou há 50 anos, em 1964.

Na década de 70, NESQUIK® ganhou uma enorme popularidade em virtude do simpático e divertido coelhinho castanho com um enorme colar azul com a letra Q, o QUICKY (1973), que tornou o ato de beber leite mais divertido e único para as crianças e se transformou na mascote da marca, conquistando milhares de crianças pelo mundo fora.

Em Portugal, em 1983, a mascote era um saltitante canguru, batizado de Cangurik, acompanhado pela música cantada por Suzy Paula - http://bit.ly/1rLgVFH. Em 1984, foi o rosto da campanha para a preservação da floresta e paralelamente foi lançado um single com música de Carlos Paião e interpretada por Joel Branco - http://bit.ly/1CG6AOD.

Em 1989, a Nestlé decidiu que, em prol do desenvolvimento mundial da marca, seria necessária uma abordagem uniforme e consistente e que, como tal, todos os mercados deveriam adotar a mesma personagem. Nos EUA, a mudança ocorreu em 1999, quando o personagem passou a chamar-se NESQUIK BUNNY. A letra Q do colar azul foi assim substituída por um N e o Quicky passou a vestir uma camisola amarela. Esta mascote chegou a Portugal em 1991.

Entre 1986 e 2008, em Portugal foi criado o Clube NESQUIK®, o “Verdadeiro Clube das Crianças”, o jornalinho, a operação Quicky responde, a lojinha do Quicky e a grande Promoção NESQUIK® e horários escolares, que marcaram a infância de muitas crianças.

Em 1986, surgiu o NESQUIK® pronto para beber (Ready-To-Drink), uma deliciosa opção de sabor para levar para a escola e beber ao lanche, aumentado o consumo da marca nos anos seguintes. No ano de 2004, a fórmula do produto foi totalmente reformulada (PLUS) e fortificada com a adição de cálcio, vitamina C e outros minerais essenciais para um crescimento forte e saudável. Com isso, a marca reafirmou o seu compromisso de oferecer uma alimentação saudável e essencial para o desenvolvimento das crianças.

Em 2004, esteve no ar o programa “Missão segurança”, uma série de desenhos animados dedicada à prevenção rodoviária infantil, emitido diariamente antes do Jornal da Noite, na SIC. As estrelas da “Missão Segurança” foram o Brisinha, o Quicky e o Beetle, que representavam as mascotes da Brisa, NESQUIK® e Volkswagen, respectivamente. O conceito da “Missão Segurança” assentou na máxima “O bom peão é o bom condutor; o bom condutor é o bom peão”, como forma de promoção da segurança rodoviária.

Além do achocolatado e NESQUIK® pronto a beber, ao longo dos anos, a marca tem vindo alargar a sua gama de produtos. Em 1993, lançou os Cereais NESQUIK®, uma combinação de arroz, milho e achocolatado em pó, fabricado em Portugal. Em 1998, lançou as tabeletes bombons NESQUIK®. Em 2001, inovou com as barras de cereais NESQUIK®. Em 2002, criou o NESQUIK® líquido. Em 2005, lançou o NESQUIK® Júnior, o único achocolatado com cereais adaptado a crianças a partir dos 2 anos. E em 2010, voltou a inovar com o Nescafé Dolce Gusto NESQUIK®, cápsula para ser utilizada nas máquinas de bebidas rápidas para uso doméstico com o famoso e delicioso sabor do achocolatado.

Em 2014, NESQUIK® lançou a nova receita Opti-StartTM que complementa os benefícios do leite adicionando o sabor irresistível do NESQUIK® mas também uma seleção exclusiva de vitaminas e minerais importantes para o corpo e a mente.

NESQUIK® torna o sabor do leite irresistível porque é uma bebida feita a partir de uma seleção criteriosa de mais de 52 tipos diferentes de grãos de cacau de todo o mundo. O leite é uma importante fonte de proteínas e de cálcio e um copo de leite com NESQUIK® fornece os nutrientes essenciais para os mais pequenos começarem o seu dia cheios de energia e de forma saudável.

NESQUIK® é rico em Vitamina D, essencial ao desenvolvimento normal dos ossos, em Ferro, fundamental para um normal desenvolvimento cognitivo das crianças, e em Zinco, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário. Além de nutritivo, NESQUIK® é adequado para uma dieta livre de glúten.

Começar o pequeno-almoço com um copo de leite com NESQUIK® ajuda ainda a satisfazer cerca de 10% das necessidades diária de água, pois cada copo de leite, além de seus preciosos nutrientes, contém mais de 85% de água.

Factos e números NESQUIK®:

- Atualmente, são consumidas diariamente 30 milhões de bebidas NESQUIK®.
- Os produtos da marca NESQUIK® são vendidos em mais de 100 países em todo mundo, sendo um dos líderes na sua categoria na maioria dos mercados em que atua.
- A maior faixa etária de consumidores NESQUIK® é entre os 6-12 anos (23%), seguido de 16-24 anos (19%) e 25-34 anos (16%).
- A quota de mercado de NESQUIK® é de 58%.

Evolução do slogan NESQUIK® em Portugal:

- Só com Nesquik o Leite fica tão bom (1982)
- Nesquik, O prazer do Chocolate no leite… da Nestlé (1984)
- Nesquik, O bom sabor a Chocolate… da Nestlé (1988)
- Nesquik. É irresistível. (1989)
- Nesquik, a bebida irresistível dos anos 90 (1990)
- Nesquik, a bebida irresistível (1991,1992)
- Nesquik, o irresistível sabor a chocolate (1993 a 1999)
- Ganha força para crescer (até 2008)

Sobre a Nestlé:

A Nestlé está presente em Portugal no mercado de alimentação em várias áreas de negócio, das quais se salientam a nutrição infantil, cafés torrados, os cafés e misturas solúveis, os chocolates, os cereais de pequeno-almoço, os gelados, as águas minerais e os refrigerados lácteos, bem como os alimentos para animais de companhia. A Nestlé em Portugal emprega 1835 colaboradores e gerou em 2013 um volume de negócios superior a 471,3 milhões de euros. Possui quatro unidades de produção (Avanca, Porto, S. Miguel – Açores e Coruche), um centro de distribuição nacional e 16 delegações comerciais espalhadas pelo território nacional e investimentos de 16 milhões de euros.