NESCAFÉ Dolce Gusto marca presença no Greenfest e promove campanha de troca de máquinas

Lisboa
De 25 a 30 de setembro, o Greenfest, evento de referência na área da sustentabilidade, vai ter como tema de fundo “Empreendedorismo – Atitude!”. Explorando a vertente de responsabilidade ambiental, já praticada pela NESCAFÉ Dolce Gusto, a marca vai ter um espaço personalizado no Centro de Congressos do Estoril.

Lisboa, 19 de setembro de 2012 - NESCAFÉ Dolce Gusto vai marcar presença no Greenfest com uma companha de renovação de máquinas. Os consumidores poderão entregar as suas máquinas de café antigas que já não utilizem e comprar novas máquinas NESCAFÉ Dolce Gusto por um preço especial. As máquinas recolhidas serão depois recicladas e a Fundação “O Século”, que apoia crianças, desempregados e idosos com dificuldades, receberá um computador por cada 50 máquinas trocadas.

Com esta iniciativa, a desenvolver no stand que a marca terá no festival, NESCAFÉ Dolce Gusto pretende dar a conhecer a sua política de responsabilidade social e de sustentabilidade, que assenta em três pilares fundamentais: agricultura sustentável, produção sustentável e consumo responsável.

Dentro destes três pilares os visitantes poderão conhecer o NESCAFÉ Plan, um programa que envolve cerca de 450.000 agricultores produtores de café que recebem formação de técnicos da Nestlé com vista ao aumento de eficácia e de sustentabilidade das suas produções, melhorando, por esta via, o seu lucro e as suas condições de vida e do seu agregado familiar. Este programa é um dos exemplos da Criação de Valor Partilhado – a forma como a Nestlé entende e coloca em prática a Responsabilidade Social Corporativa.

Quem passar pelo stand pode também tomar conhecimento com o trabalho desenvolvido pela marca em prol de uma produção sustentável, através da redução do impacto ambiental das cápsulas e das embalagens, sem comprometer a qualidade dos produtos NESCAFÉ® Dolce Gusto®. Conhecerá também a forma como é maximizada a eficiência energética das máquinas, assegurando que cada novo modelo atinge a classificação “best in class”. A este nível, e até ao momento, conseguiu-se obter uma poupança de 45% a 60% da energia total consumida, ao introduzir nas máquinas as funções eco mode 5 e eco mode 20, que permitem que as máquinas se desliguem automaticamente após 20 minutos sem utilização, resultando assim numa maior poupança energética. Também foi possível reduzir o impacto ambiental através da redução do alumínio do termobloco das máquinas em 23%.

Finalmente, no que se refere ao consumo responsável, NESCAFÉ® Dolce Gusto® criou um sistema pioneiro de recolha de cápsulas em várias lojas e instituições do país, onde os consumidores podem depositar as cápsulas usadas para serem recicladas. Este sistema estará também presente no stand da marca no Greenfest. Após a recolha, essas as cápsulas são enviadas para um gestor de resíduos que fica responsável pelo tratamento e separação do café e do plástico. Feita esta separação, as borras de café são utilizadas para compostagem e o plástico é encaminhado para uma empresa de reciclagem que o reutiliza para produzir peças de mobiliário urbano para jardins, parques infantis, praias, entre muitos outros. A água utilizada no processo é também tratada e reaproveitada para rega e lavagem de pavimentos.

Na sequência de todas estas iniciativas, NESCAFÉ Dolce Gusto tem vindo a reduzir a sua pegada ecológica em cada elo da cadeia de produção do café, conforme refere Jorge Silva, responsável por Marketing Bebidas da Nestlé Portugal, SA.

“Desde o lançamento de NESCAFÉ Dolce Gusto, em 2006, reduzimos a nossa pegada de carbono em 32%; diminuímos a quantidade de energia não renovável que utilizada em todo o processo em 41%; e reduzimos, ainda, o total de consumo de água em 25%. A sustentabilidade e a implementação de práticas responsáveis é, sem dúvida, uma preocupação para a nossa marca e o centro de atenção de toda a nossa atuação, razão que motiva também a nossa presença no Greenfest”, explica Jorge Silva, responsável por Marketing Bebidas da Nestlé Portugal, SA.