Instalações da Nestlé no Porto e em Avanca acolhem alunos da Escola Profissional de Aveiro

Formação profissional realizada a 100% em contexto real de trabalho

Duas dezenas de alunos-formandos da Escola Profissional de Aveiro vão iniciar o ano letivo, no próximo dia 17 de outubro, na nova unidade de qualificação profissional a funcionar nas instalações da Nestlé em Avanca e no Porto.

Esta parceria entre a Nestlé e a Escola Profissional de Aveiro resulta da experiência acumulada com um projeto-piloto desenvolvido, com grande sucesso, nos últimos três anos, pelas duas entidades.

Na Nestlé irá iniciar-se um Curso de Técnico de Manutenção Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, destinado a jovens com o 9º ano de escolaridade e que pretendem obter o 12º ano e uma certificação profissional de nível 4 de Técnico de manutenção Industrial.

Esta formação irá decorrer totalmente em ambiente empresarial, nas unidades de Avanca e Porto da Nestlé Portugal, S.A., e será desenvolvida num modelo completamente inovador, envolvendo as duas unidades fabris e centro de distribuição do grupo em Portugal, proporcionando aos novos 20 alunos-formandos experiências únicas de aprendizagem em contexto real de trabalho.

Segundo a Diretora de Recursos Humanos da Nestlé, Maria do Rosário Vilhena, “esta é uma oportunidade de a Companhia, no cumprimento da sua política de responsabilidade social, contribuir para a formação de jovens que procuram uma forma alternativa ao regime geral de ensino, através da partilha do know-how dos nossos colaboradores com os jovens durante o seu percurso académico. Assim, proporcionaremos um conhecimento teórico aliado à prática regular, permitindo cimentar os conhecimentos com a experiência em contexto real de trabalho.”

Por seu lado, Jorge de Almeida Castro, Administrador da Escola profissional de Aveiro, considera que “as empresas competentes de hoje, preocupadas com a sua qualidade produtiva e que pretendem acrescentar valor às comunidades onde estão inseridas, têm o desafio de participar ativamente na qualificação dos seus recursos humanos, reconhecendo que tal só será possível em parceria com entidades formadoras também preocupadas com a educação e a valorização do território, designadamente com a empregabilidade efetiva dos jovens. É por isso que a Nestlé e a Escola Profissional de Aveiro são parceiras neste projeto de qualificação profissional único em Portugal”.

Com esta parceria, a Escola Profissional de Aveiro e a Nestlé unem esforços no desenvolvimento de um processo de qualificação profissional mais próximo das pessoas e das suas necessidades, contribuindo para o desenvolvimento social e económico da região de Aveiro.