Este sábado a Maré Humana invade as praias com atividades de proteção da costa

Voltar

Lisboa

,
Mai 10, 2012

No dia 12 de maio, a Maré Humana chega às praias portuguesas propondo um leque de atividades em nome da preservação da costa. Promovida pela BUONDI e Associação Bandeira Azul da Europa, a Maré Humana será a maior ação de praia do Mundo que ocorrerá em 20 praias portuguesas com o envolvimento dos respetivos Municípios. 

O dia começa pelas 8h30 com a chegada dos participantes às respetivas praias envolvidas neste projeto. Entre municípios, crianças e jovens das Eco-Escolas, escuteiros, surfistas e todos os que se quiserem juntar a esta Maré Humana, vários serão os voluntários a participar nas atividades em nome desta causa. 

Às 9h00, sob o mote “Há lixo na Praia”, haverá uma atividade de recolha e deposição seletiva dos resíduos existentes na praia. Para tal serão fornecidos sacos, luvas e algumas pinças às brigadas das Eco-Escolas para que os participantes possam pôr mãos à obra e contribuir para a limpeza das nossas praias. 

Às 10h00 decorrerá uma segunda atividade: “Há vida para preservar!”. Pretende-se aqui que se façam construções em areia em representação da biodiversidade existente no litoral. Os trabalhos serão avaliados e os três melhores serão distinguidos por um júri. 

Às 11h00 haverá uma gincana com diversos desafios que pretendem chamar a atenção para as questões relacionadas com a poluição da água. Esta atividade terá como nome “52 Alertas!”. 

Às 12h00 é tempo de recordar os cuidados a ter com o sol com a atividade “Atenção ao Sol!”. A utilização de chapéu-de-sol e de protetor solar é indispensável antes de uma exposição prolongada ao sol. 

Às 12h30 as brigadas das Eco-Escolas vão apresentar um Flashmob, em que as Escolas em Movimento farão uma coreografia ao som de “Asas Delta”, dos Clã. 

Mais tarde, na areia e no mar, formar-se-á um cordão humano com a ajuda de todos os participantes. Este momento terá o apoio da Hands Across the Sand (www.handsacrossthesand.org), instituição internacional que tem como missão reunir as comunidades em torno da mesma causa: a proteção da terra. Esta será a primeira vez que a Hands Across the Sand participa num evento em Portugal. 

Às 13h00 termina esta manhã de atividades que, de uma forma divertida, vai alertar para esta questão tão sensível da preservação da costa portuguesa. 

Para saber mais sobre esta Maré Humana, consulte http://www.buondi.pt/marehumana/, http://www.abae.pt/marehumana ou http://www.facebook.com/MareHumana. Praias envolvidas na Maré Humana: Cabedelo (Viana do Castelo); Funtão, Pedras Brancas e Pedras do Corgo (Matosinhos); Madalena Norte (Vila Nova de Gaia); Furadouro (Ovar); Relógio (Figueira da Foz); Nazaré (Nazaré); Medão – Supertubos (Peniche); Foz do Lizandro (Mafra); Grande (Sintra); Carcavelos (Cascais); S. João da Caparica (Almada); Figueirinha (Setúbal); Tróia (Grândola); Cordoama (Vila do Bispo); Meia Praia (Lagos); Pescadores (Albufeira); Quarteira (Loulé); Porto Pim (Faial-Horta); Prainha (Terceira- Angra do Heroísmo); Formosa (Madeira-Funchal).