Aclamado fotógrafo REZA cria “Alma do Café” para a Nespresso

Voltar

Lisboa

,
30 Jul, 2013

A Nespresso, em colaboração com o fotojornalista de renome internacional REZA, acaba de embarcar numa aventura artística que tem como mote retratar todos aqueles que contribuem para a oferta do café da mais alta qualidade, ao produzirem os Grands Crus Nespresso, a propósito da celebração do 10º aniversário do Programa AAA Sustainable Quality. Por trás de cada experiência de café Nespresso estão as histórias não contadas e agora reveladas, das pessoas envolvidas na produção.

As fotografias de “Alma do Café” estarão em exposição digital nas 11 boutiques Nespresso de norte a sul do país. O livro de REZA, que reúne toda esta experiência sobre os países de origem do café Nespresso, estará igualmente disponível para consulta de todos os amantes do café nos espaços Carpe Diem das boutiques.

Durante uma viagem de quatro meses por países de origem do café, como a Colômbia, o Brasil, a Guatemala, a Etiópia e a Índia, REZA contactou presencialmente com o Programa AAA Sustainable Quality da Nespresso, onde capturou a paixão interior dos dedicados produtores de café. “Espero que este testemunho fotográfico permita a cada pessoa ver as faces humanas das pessoas que diariamente contribuem para a produção de café que degustamos em casa.”, afirma REZA. A obra resultante deu origem à “Alma do Café”, exposição comemorativa dos primeiros 10 anos deste programa de qualidade e de uma década do compromisso assumido entre a Nespresso e os produtores, que prevê que estes adotem uma produção sustentável, sempre com o objetivo de se atingir o café da mais alta qualidade.

O Programa AAA Sustainable Quality foi desenvolvido em colaboração com a ONG internacional Rainforest Alliance. Lançado em 2003, o programa é baseado no relacionamento direto com as comunidades agrícolas individuais e mais de 52 000 produtores. O programa visa garantir a máxima qualidade e sustentabilidade à cadeia de fornecimento de café e, simultaneamente, ajudar a melhorar o padrão de vida dos produtores e respetivas famílias. Hoje, 68% do café verde Nespresso é proveniente das plantações com classificação AAA do programa, sendo objetivo aumentar para os 80% até ao final do ano.

REZA é um premiado fotógrafo que testemunhou histórias humanas inéditas durante três décadas para as principais publicações internacionais. Não existe nenhum outro fotógrafo que tenha dado tantas capas emblemáticas à National Geographic quanto ele. Fundou a AINA, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao ensino e capacitação de crianças e mulheres, através do uso dos media, da comunicação e educação, que lhe valeu a premiação com a maior honra civil francesa, o Chevalier de l’Ordre National du Mérite. O trabalho de REZA percorreu as principais cidades de todo o mundo e a Crossing Destinies, a sua exposição em Paris, atraiu um milhão de visitantes no período de quatro meses que durou, tornando-se um marco.

O Programa AAA Sustainable Quality

Durante 10 anos, a Nespresso trabalhou em conjunto com parceiros chave no Programa AAA Sustainable Quality. Este programa apresenta uma abordagem única que combina o foco na qualidade e sustentabilidade com o esforço na criação de benefícios para os agricultores, produzindo resultados muito concretos e notáveis nas comunidades produtores de café.

Por ocasião do 10º aniversário deste Programa, a Nespresso criou um Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso constituído por especialistas e opinion leaders na área da sustentabilidade. Criado com o objetivo de formular visões e apresentar informação e recomendações para melhorar a estratégia de sustentabilidade a longo prazo da Nespresso, este Programa apresenta-se como a pedra basilar dos esforços de sustentabilidade da empresa.

Um estudo realizado pelo instituto de research colombiano CRECE demonstra que as comunidades abrangidas pelo Programa AAA apresentam níveis significativamente mais elevados de desempenho ambiental, económico e social em comparação com as comunidades que não beneficiam do mesmo. O Programa faz parte de uma estratégia global da empresa que procura a criação de Valor Partilhado e estabelece um forte modelo de parcerias com vista à criação de impacto concreto e positivo ao nível da sustentabilidade.