Nestlé ensina crianças a evitar o desperdício alimentar

Jun 1, 2015

"Prevenir e brincar é o que está a dar". Foi este o mote da iniciativa promovida pelo Museu da Presidência da República para celebrar o Dia Mundial da Criança e à qual a Nestlé se associou.

No dia 1 de junho, cerca de 200 crianças de várias escolas de Lisboa e Castelo Branco reuniram-se nos Jardins do Palácio de Belém num evento que teve como objetivo sensibilizar para vários aspetos relacionados com o desperdício alimentar e a proteção civil.

A iniciativa contou com a presença da Primeira-Dama, Maria Cavaco Silva, do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, do Diretor-Geral da Nestlé, Jacques Reber, e do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Zero desperdício

Sempre sob o mote da prevenção, o primeiro momento foi protagonizado pela Nestlé com a aplicação de protetor solar, gentilmente cedido pela L’Oréal, em todas as crianças. Além disso, a Companhia convidou as pequenas grandes estrelas do dia a participarem no jogo Zero desperdício, Supercampeão. Num formato semelhante ao do Jogo da Glória, mas em tamanho humano, as crianças foram os próprios peões. Ao longo do desafio, foram respondendo a diversas questões sobre três importantes fases durante as quais o desperdício alimentar pode ser minimizado: aquisição, armazenamento e confeção dos alimentos. No final, as crianças receberam um diploma de participação, no qual constavam 10 Regras de Ouro alusivas ao tema, para poderem relembrar e partilhar com a família o que aprenderam.

A sensibilização para o desperdício alimentar é um dos objetivos da Nestlé para 2020 e a parceria com o Museu da Presidência da República no Dia Mundial da Criança tornou-se numa oportunidade de abordar a temática junto dos mais novos.

Compromissos nutricionais

Completas as atividades, a Nestlé distribuiu um pequeno lanche, composto por uma barra de cereais NESQUIK, um pacotinho de IOGOLINO e uma garrafa de água.

Deste modo, esta iniciativa complementoutambém os compromissos nutricionais da Companhia, que incidem sobre três pilares: produtos, investigação, educação e informação aos Consumidores. Neste âmbito, a Nestlé compromete-se a melhorar a nutrição, a saúde e o bem-estar das famílias portuguesas, através de produtos nutricionalmente adequados, disponibilizando a informação necessária sobre os mesmos e promovendo a educação para uma vida saudável, a começar nos bancos da escola.

Proteção civil

A agenda de atividades deste dia especial incluiu também uma exibição de viaturas dos bombeiros, provas de obstáculos, demonstrações de técnicas e exercícios de treino com cães em busca e salvamento, dinamizadas pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.