Investimentos ambientais da Nestlé Portugal melhoram a qualidade de vida e contribuem para um futuro mais saudável

5 Jun, 2018

 

Nos últimos cinco anos, a Nestlé Portugal reduziu em 63% o consumo de água e em 58% os resíduos enviados para aterro resultantes das suas operações em território nacional. Também nas emissões de CO2 a Nestlé conseguiu, em Portugal, uma redução de 8% no mesmo período. Para estes resultados, medidos em tonelada de produto terminado, em muito contribuíram os investimentos em projetos e infraestruturas de ambiente realizados neste período.

No Dia Mundial do Ambiente, que hoje se assinala, a Nestlé faz um balanço bastante positivo da sua estratégia ambiental, que tem como objetivo melhorar, de ano para ano, os seus indicadores ambientais, cumprindo o objetivo de proteger os recursos para as gerações futuras. Neste sentido, até final de 2018, a Nestlé espera reduzir 2% no nível de consumo de água, 1% nas emissões de CO2 e atingir a meta zero nos resíduos enviados para aterro.

Os últimos cinco anos a Nestlé Portugal levou a cabo vários projetos que lhe permitiram melhorar significativamente todos os seus indicadores de Ambiente, entre eles, a instalação de um filtro na Fábrica de Avanca, que permitiu melhorar a qualidade das emissões atmosféricas; a reabilitação da ETAR dedicada desta fábrica e o aumento do nível de proteção de ruído para o exterior. Na fábrica de cafés torrados no Porto a Nestlé implementou um projeto para redução de gases fluorados com efeito de estufa.

Para 2020 a Nestlé traçou metas ambiciosas e comprometeu-se a reduzir o consumo total de água, em eliminar os resíduos enviados para aterro em todas as suas estruturas, em reduzir em 35% as emissões de CO2 e em utilizar energia de origem 100% renovável.

Como reforça Miguel Serra, Diretor de Operações da Nestlé Portugal, “Estes resultados são fruto dos esforços que temos realizado nesta área e do cuidado que a Nestlé coloca no uso sustentável dos recursos naturais, quer os necessários ao fabrico dos nossos produtos, quer os necessários à sua preparação em casa dos portugueses. Esta é mais uma forma de a Nestlé contribuir para um futuro mais saudável, ao mesmo tempo que, através dos seus produtos, contribui para a qualidade de vidas das famílias portuguesas”.

A formação dos colaboradores e dos parceiros é essencial para garantir o atingimento dos objetivos traçados. Por essa razão as ações de formação levadas a cabo na Nestlé são um fator chave para um forte alinhamento para o objetivo comum, sendo exemplo disso o workshop Environmental Sustainability Leadership e a formação em Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, ministradas a todos colaboradores e estendidas aos fornecedores habituais da Companhia.