Construindo uma força de trabalho diversificada e inclusiva para o futuro

8 Mar, 2018
Este ano, no Dia Internacional da Mulher, estamos a celebrar as equipas e as pessoas que fazem parte do progresso do equilíbrio de género na Nestlé.

Os nossos produtos estão presentes no quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. Em muitos países, são as mulheres que fazem a maioria das compras de alimentos. Atualmente, elas também representam a maioria dos novos talentos com formação. Portanto, é fundamental para a nossa Companhia garantir que as mulheres e os seus pontos de vista estejam adequadamente representados no local de trabalho e em toda a nossa cadeia de valor.

Diversidade e Inclusão é parte integrante da cultura da Nestlé. É uma das formas de colocar em prática o nosso propósito, de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. Na Nestlé, acreditamos que podemos fazer a diferença incorporando a Diversidade e Inclusão em tudo o que fazemos, impulsionando-o de três formas:

  • Cultura: construindo uma cultura inclusiva e colocando a diversidade dos nossos Colaboradores ao serviço de um melhor trabalho conjunto;
  • Inovação: pensando sobre as necessidades dos diversos Consumidores e tornando os nossos produtos e serviços mais acessíveis - onde, quando e como.
  • Sociedade: atuando e envolvendo-nos de uma forma inclusiva com a Comunidade e com os nossos Stakeholders nos nossos diversos ambientes de trabalho, em toda a nossa cadeia de valor.

Os nossos valores baseiam-se no respeito: respeito por nós próprios, pelos outros, pela diversidade e respeito pelo futuro. Para apoiar estes valores, incorporamos o equilíbrio de género em todas as nossas práticas de Recursos Humanos, que inclui seleção, plano de sucessão e promoção. A Nestlé, em todos os mercados, possui um plano de ação de Diversidade e Inclusão com um forte foco no equilíbrio de género.

Há alguns anos, a Nestlé comprometeu-se, ao nível global, a ser uma Companhia equilibrada em termos de género, proporcionando condições de trabalho que permitem aumentar anualmente a percentagem de mulheres em altos cargos de liderança (Senior Leaders) e de mulheres em posições de liderança (Leaders). A Nestlé Portugal não é exceção e já conseguimos alcançar ao dia de hoje, 27% das mulheres em altos cargos de liderança e 42% das mulheres em posições de liderança. Só em 2017, 56% das novas contratações foram mulheres.

O equilíbrio de género representa assim uma prioridade estratégica para a Nestlé, e neste sentido, em 2012 juntámo-nos ao “Fórum de Empresas para a Igualdade de Género”, que assenta numa vontade comum em assumir uma cultura de reconhecimento da igualdade de género como pilar do desenvolvimento e sustentabilidade no mundo empresarial. Ainda temos algum trabalho a fazer, mas continuaremos a prosseguir os nossos esforços para permitir um melhor equilíbrio de género nos locais onde operamos.

Partilhamos consigo quatro testemunhos inspiradores, de quatro mulheres que ajudam a promover o equilíbrio de género na Nestlé em Portugal: