Voltar a As nossas histórias
2 minutos de leitura

 

Paul Bulcke

No Fórum Mundial da Água 2018, em Brasília, milhares de especialistas estão a aumentar a consciencialização e a procurar soluções sustentáveis para garantir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso ao nosso recurso mais precioso - a água.

Água é vida! É essencial, mas escasseia um pouco por todo o mundo. A ONU estima que até 2030 a procura global de água exceda a oferta em 40%. À medida que as populações e o consumo crescem, os recursos de água a nível mundial estão a ser esticados ainda mais para garantir a segurança na alimentação e as necessidades de saneamento. O fornecimento atual de água e as infraestruturas simplesmente já não atendem as necessidades da sociedade. Portanto, é vital que as pessoas estejam conscientes do problema e que todos juntos trabalhemos para proteger os recursos hídricos do mundo. 

A ONU estima que, até 2030, a procura global de água exceda a oferta em 40%

Na Nestlé acreditamos, inequivocamente, que o acesso à água é um direito humano básico. Qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, tem o direito de aceder a água potável e saneamento.

Na Nestlé acreditamos, inequivocamente, que o acesso à água é um direito humano básico.

Segundo a ONU, isto corresponde a 50 a 100 litros por pessoa, por dia. Isto é algo de elevada prioridade para as Pessoas e Famílias, para as Comunidades e para o Planeta. A segurança da água é um problema global, mas é sentida localmente. Acreditamos que os desafios da água podem, portanto, ser melhor resolvidos trabalhando-se com todas as partes interessadas nas comunidades locais e regionais. Para tratar as questões de escassez, estamos a trabalhar em conjunto com as comunidades onde operamos para sustentar e melhorar as bacias hidrográficas locais. Também estamos a ajudar as comunidades a desenvolverem os seus próprios recursos, num conjunto de termos partilhados.

A Nestlé, e eu pessoalmente, estamos comprometidos com este sério e urgente problema e pedimos a todas as pessoas que se juntem a nós para garantirmos os recursos hídricos para as gerações futuras. Um passo concreto que as empresas podem dar é, por exemplo, participar na Aliança para o Uso Responsável da Água (Alliance for Water Stewardship - AWS). Este modelo garante as melhores práticas no uso responsável da água. Na Nestlé, trabalhamos com esta Aliança para avaliar os riscos e as necessidades, para que possamos concentrar os nossos esforços onde realmente importa e tem mais impacto. Identificámos quatro áreas principais: fábricas, bacias hidrográficas, cadeia de abastecimento agrícola e comunidades. Tenho o prazer de dizer que na América, as avaliações de gestão de água já começaram em todas as nossas fábricas. Na Europa, África e Ásia, temos “projetos-farol” de gestão de água nos mercados que enfrentam desafios locais relacionados com a água. 

Enquanto progredimos, sabemos que, ao incluir e trabalhar com outras pessoas, podemos ter um impacto ainda maior. Em 2008, o Grupo de Recursos Hídricos 2030 (Water Resources Group – WRG) foi criado como um esforço de múltiplos-parceiros entre o governo, o setor privado e a sociedade civil, com o objetivo de trazer a recolha de água de volta ao abastecimento sustentável. Hoje, este tema é acolhido pela Política Global de Água do World Bank Group.

 

Assim como a AWS, o WRG foca os contextos locais, onde o seu trabalho apoia a colaboração a nível nacional entre governos, empresas e sociedade civil para alcançar a segurança hídrica. O WRG 2030 é hoje um bom exemplo do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável N.º 17 - uma parceria global que trabalha em direção aos objetivos.

O WRG 2030 está presente em 14 países ou estados. Na América Latina, está ativo no México, no Peru e em São Paulo, no Brasil. Em todos os países, o WRG 2030 reúne 642 parceiros de todas as áreas da sociedade que colaboram em 46 diferentes grupos de trabalho para abordar os desafios específicos relacionados com a água. Tenho orgulho de ser Co-presidente do Grupo de Recursos Hídricos 2030 e incentivo outros a juntarem-se.

Estes são apenas alguns exemplos do que pode ser feito, mas é preciso muito mais. A água é um problema de grande dimensão, mas não deveria ser. Há tantas ações que podemos desenvolver para ajudar a resolver esse enorme desafio. Vamos trabalhar juntos para garantir o acesso à água e garantir um futuro próspero e sustentável para todos!