Voltar a As nossas histórias
3 minutos de leitura
Não há como não gostar de sustentabilidade? Certo?

Frequentemente ouve-se o termo e dizer que é uma coisa boa. Mas antes de olhar para as companhias mais sustentáveis do mundo, vale a pena compreender o que o termo realmente significa. 

Sustentabilidade pode evocar imagens de sacos de chá reciclados e legumes caseiros, mas o que significa quando se trata de indústrias globais de milhares de milhões de dólares? 

As Nações Unidas definem desenvolvimento sustentável como "o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades". 

As companhias mais sustentáveis do mundo são aquelas que mais fazem para minimizar o seu impacto negativo no meio ambiente, na sociedade e na economia, maximizando o seu impacto positivo. 

 

Fonte: RobecoSAM - clique para visualizar

Embora isto pareça algum tipo de máquina de sustentabilidade fantástica, infelizmente é apenas um diagrama que mostra as muitas avaliações complexas envolvidas na determinação do desempenho de cada companhia pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI). 

O DJSI é um referencial independente globalmente reconhecido que mede o desempenho das maiores 2.500 companhias globais. Eis os líderes da indústria em cinco sectores chave.

Automóveis

BMW, Alemanha

O DJSI mostra que a BMW lidera a indústria automóvel com o seu notável desempenho ambiental e social. As melhorias de eficiência da companhia levaram a uma redução de 3,3% das emissões médias de CO2 por quilómetro no ano passado. 

O índice mostra que além do seu desempenho ambiental forte, a BMW é um dos empregadores mais atractivos do mundo. Oferece aos colaboradores inúmeras oportunidades de educação e formação. A companhia também demonstrou um impressionante compromisso com os direitos humanos.

Bens de consumo

LG Electronics, Coreia do Sul

A LG estabeleceu metas "Greener 2020", que incluem uma redução de 40% das emissões de gases com efeito de estufa, bem como um aumento de 15% de novos negócios "verdes". 

O Índice mostra que desde 2008, o fabricante reduziu a emissão total de gases com efeito de estufa em 353.000 toneladas. Através de diretrizes de embalagens verdes, a LG reduziu o peso dos custos de embalagem e logística. 

A LG investiu 91% de seu orçamento de investimento social em iniciativas comunitárias, utilizando a experiência tecnológica da companhia para desenvolver aplicativos de acessibilidade para uso público.

Alimentação e bebidas

Nestlé, Suíça

Com uma pontuação global de 92 em 100 (pdf, 600Kb), a Nestlé obteve as melhores pontuações nas três dimensões: Económica, Ambiental e Social. 

O Índice elogiou a Companhia pelos "passos notáveis" que tomou para incorporar os direitos humanos nas políticas de gestão de fornecedores, bem como a sua liderança na indústria em saúde e nutrição. 

Ao atribuir à Nestlé um "Índice ambiental" de 100, o Índice reconheceu o compromisso da Companhia em garantir que os seus produtos e processos são o mais ambientalmente e socialmente amigos possível. 

Por exemplo, na Suíça, a Nestlé recentemente associou-se a agricultores locais para abrir a maior fábrica de biogás de agricultura do país, que usa estrume do gado para gerar energia verde para a sua fábrica de água engarrafada Henniez e para a rede elétrica suíça. 

Em troca, os agricultores recebem um estrume mais amigo do ambiente e a Nestlé também os ajuda a cuidar do ambiente local. Projetos como este ajudaram a Companhia a ganhar uma pontuação de 98 em 100 na dimensão social do DJSI para Cidadania Corporativa / Filantropia.

Produtos de uso doméstico

Unilever, Holanda

O DJSI constatou que a sustentabilidade é evidente nas operações da Unilever.

Por exemplo, Dove é reconhecida pelo seu projeto de auto-estima, que desafia as normas de beleza e incentiva as mulheres a sentirem-se confiantes nos seus próprios corpos. O projeto atingiu 19 milhões de jovens e fez de Dove uma das marcas mais vendidas da Unilever. 

A Unilever também fez excelentes progressos no sentido de aumentar o número de mulheres em posições de liderança. Agora, 45% dos cargos de gestão na companhia são detidos por mulheres. 

O Plano de Vida Sustentável da Unilever tem como objetivo reduzir para metade o impacto ambiental dos produtos da companhia. A companhia já reduziu em 29% a quantidade de resíduos associados à eliminação de produtos desde 2010.

Hardware de Tecnologias

Hewlett Packard Enterprise Co, EUA

O DJSI constatou que a HPE continua a dar prioridade aos aspectos económicos, ambientais e sociais nas suas estratégias de negócios. 

A Companhia tem tido um desempenho excepcionalmente bom nas áreas de emprego. O seu trabalho sobre a proteção da privacidade apoiou o seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores e dos clientes e os direitos humanos. 

O Índice assinala que a gestão da inovação é outra força da Companhia, e a nova direção estratégica da Companhia - intensificação do foco nos serviços e consultoria – vai permitir à Companhia competir em novas frentes.

Por que é que isso importa?

Quando as companhias investem nas suas comunidades, essas companhias tornam-se um lugar onde as pessoas querem trabalhar. Quando as pessoas trabalham para um empregador que devolve, sentem que estão a contribuir para um mundo melhor. 

As companhias que valorizam os seus colaboradores como indivíduos e membros da comunidade têm maior probabilidade de disfrutar de mais lealdade e entusiasmo da equipa, o que em última instância se traduz em maior satisfação do cliente. 

Ser social e ambientalmente responsável é também o que os clientes esperam. Cada vez mais as pessoas querem entender o impacto dos seus gastos. As companhias que compreendem isso são as que já estão altamente focadas em fazer as escolhas mais sustentáveis nos modelos de negócios.