Voltar a As nossas histórias
0 minutos de leitura
Além de ser divertido, há estudos que evidenciam que envolver os mais novos no planeamento e confeção das refeições pode ter inúmeros benefícios. Saiba como incluí-los nestas tarefas com as dicas que reunimos para si.

1. Ponha a criatividade a funcionar

Criatividade na cozinha 

Torne a confeção das refeições numa diversão. Apresentar os alimentos com padrões, formas divertidas ou simplesmente decorando o prato são algumas ideias que podem constituir uma verdadeira excitação para as crianças. Desafie-as a fazer animais e caras engraçadas, árvores com brócolos e couve-flor ou um arco-íris com frutos. Para obter figuras criativas, como estrelas e corações, pode usar formas para biscoitos.

  

2. Envolva as crianças nas diversas tarefas

Cozinhar em família 

Os estudos não deixam margem para dúvidas: as crianças tendem a comer mais alimentos saudáveis quando participam na confeção dos mesmos. Mas os benefícios não ficam por aqui: o envolvimento infantil permite também criar uma maior união entre as famílias, prevenir problemas comportamentais e pode mesmo contribuir para a obtenção de melhores resultados na escola. Por isso mesmo, deixe-os participar nas tarefas da cozinha. São muitas as funções nas quais podem ajudar. Lavar, triturar ou ralar são apenas alguns dos divertimentos.

  

3. Planeie as refe​ições em conjunto

Planear refeições em conjunto 

Pense nas refeições que vai cozinhar em equipa. Planear as refeições com os seus filhos pode ser bem divertido, além de lhes permitir perceber a importância de ter uma alimentação equilibrada, recheada de fibras, legumes e cereais integrais, por exemplo. Aproveite este tempo para estimular o seu interesse pela comida e encoraje-os a serem criativos na cozinha.

  

4. «Cozinhe» momentos inesquecíveis

Cozinhar com gosto  A cozinha pode ser um local fantástico para passar tempo de qualidade com os mais novos. Uma tarde a fazer bolachas pode ser um momento inesquecível. Por isso mesmo, partilhe receitas deliciosas e crie memórias que perdurarão a vida inteira.

  

5. Ajude-os a adquirir novas competências

Novas competências para os mais novos 

Cozinhar com os miúdos pode ser uma excelente oportunidade para ensinar-lhes novas competências. Aproveite para lhes explicar matemática enquanto está a determinar a quantidade de ingredientes ou a cortar fatias de bolo ou de piza. Pode também aproveitar para falar-lhes na importância da higiene ou segurança alimentar enquanto lava as mãos ou prepara a bancada da cozinha.

  

6. Não stresse com a barafunda

Barafunda na cozinha 

Tente não se preocupar com a confusão que poderá ficar instalada na cozinha enquanto está a cozinhar com os seus filhos. Faz parte, acredite! O importante é deixá-los brincar e sentirem-se envolvidos nas diversas tarefas. E quando terminarem podem e devem também fazer parte da «equipa de limpeza».