Redução de sal

O nosso compromisso:

Reduzir os teores de sódio (sal) dos nossos produtos.

Os nossos objetivos

Até 2014 – 100% dos produtos destinados a crianças deverão cumprir os critérios de sódio do “Nestlé Nutritional Foundation”.

Até 2016 – Iremos ainda reduzir em 10% os teores de sal dos produtos que não cumpram os critérios “Nestlé Nutritional Foundation”.  
 

Os nossos progressos

Em Novembro de 2013, comprometemo-nos a acelerar a redução dos teores de sal de todos os nossos produtos alimentares que contêm sal, de modo a cumprir as recomendações estabelecidas pela OMS. Em 2012 as receitas dos nossos produtos culinários e cereais de pequeno-almoço apresentavam menos 14 043 toneladas de sal que em 2005, uma redução de 3.3% nos produtos culinários (em volume) comparando com 2011. Em 2013, 96% dos nossos produtos para crianças cumpriam já os critérios de sódio do “Nestlé Nutritional Foundation” (2012: 90%).

A nossa perspetiva

O sódio é um mineral essencial e por esse motivo deverá ser fornecido pela alimentação. A maior parte do sódio proveniente da alimentação vem do sal que é adicionado durante a fabricação, da confeção ou até mesmo do sal de mesa, para além das pequenas quantidades de sódio naturalmente presentes em alguns alimentos. Para além de ser um tempero, o sal tem uma função importante na preservação e textura dos produtos alimentares. O nosso desafio é reduzir os teores de sal das nossas receitas sem comprometer o sabor e sem que os consumidores sintam a necessidade de adicionar mais sal às suas refeições ou preferir outros produtos mais salgados. A nossa redução gradual do sal está a ajudar os consumidores a adaptar as suas preferências, fazendo com que adotem uma alimentação mais saudável a longo termo. A avaliação constante dos nossos produtos, através do programa 60/40+ permite assegurar que o sabor e a nutrição “caminhem de mãos dadas”. Este programa consiste no teste dos nossos produtos utilizando um painel de consumidores, em que 60% desses prefira o sabor dos produtos Nestlé em vez dos produtos concorrentes.

Notas:

Os produtos para crianças são definidos como produtos para os quais 50% ou mais consumidores estão abaixo dos 12 anos de idade, ou estão destinados para ou são entendidas como sendo destinados para esse grupo etário.

Os critérios nutricionais da Nestlé são baseados nas ciências da nutrição e nas recomendações alimentares de saúde pública quer da Organização Mundial de Saúde quer das autoridades locais. Os nossos produtos são avaliados respeitando estes critérios, utilizando o sistema “Nestlé Nutritional Profiling”, que avalia os seus valores nutricionais e os classifica como tendo ou não “Nutritional Foundation”. As recomendações de sal estabelecidas pela OMS não devem ultrapassar as 5g por pessoa/dia, até 2025.