Porções adequadas

O nosso compromisso:

Fornecer orientações para o consumo de porções adequadas.

Os nossos objetivos

Até 2015 – Informar sobre porções adequadas em todos os produtos familiares e de crianças.  

 

Os nossos progressos

Até ao final de 2013, os produtos familiares e de crianças no valor de vendas de 12.6 mil milhões de CHF já apresentam guias de porções específicas.

A nossa perspetiva

Cada vez mais as pessoas levam uma vida mais sedentária, enquanto consomem porções maiores que há 5-10 anos. Isto contribui para o aumento da prevalência da obesidade e de problemas de saúde relacionados. Ao mesmo tempo, os consumidores comem porções inadequadas de alimentos nutricionalmente ricos o que muitas vezes promovem outros tipos de problemas de saúde. A nossa prioridade é fazer com que os nossos consumidores façam escolhas de porções mais ajustadas – apoiando-os na altura da compra, confeção e consumo dos produtos Nestlé, principalmente dos produtos dirigidos a famílias e crianças. Por este motivo, está a ser desenvolvido um guia que permite aos diferentes mercados Nestlé identificar qual a porção adequada de determinado produto Nestlé, e adequá-la, por exemplo, à forma do produto, ao design da embalagem, com ilustrações claras e por vezes com utensílios que facilitam a medição da porção. Esta é uma tarefa difícil por várias razões: definir porções saudáveis para vários tipos de produtos e bebidas, e aplicáveis a diferentes culturas, é uma tarefa complexa; o custo e o tempo envolvidos na renovação de produtos e embalagens são significativos; e assegurar que os consumidores não estão confusos com os tamanhos das porções estabelecidas na rotulagem nutricional e as recomendações atuais de porções saudáveis irão requerer soluções inovadoras.

Notas:
Os produtos para crianças são definidos como produtos para os quais 50% ou mais consumidores estão abaixo dos 12 anos de idade, ou estão destinados para ou são entendidas como sendo destinadas para esse grupo etário. Os produtos familiares são definidos como aqueles para os quais mais de 20% mas não menos de 50% dos consumidores estão abaixo dos 18 anos de idade.