Cereais integrais e vegetais

O nosso compromisso:

Ajudar a aumentar o consumo de cereais integrais e vegetais, nomeadamente através de refeições caseiras saudáveis.

Os nossos objetivos

Até 2015 – aumentar as quantidades de cereais integrais, quando comparados com outros ingredientes, em qualquer porção de cereais de pequeno-almoço de crianças e adolescentes.

Até 2015 – O programa de aulas de culinária Maggi (Maggi Cooking Lesson Programme) continuará em 30 países.

Até 2015 – 90% do portefólio de produtos Maggi promoverá a confeção de refeições caseiras que incorporem vegetais.

 

Os nossos progressos

No final de 2013, o programa de aulas de culinária Maggi foi implementado em 16 países (2012: oito países), sensibilizando para a elaboração de refeições saudáveis e equilibradas, em casa. Até ao momento, 68% do portefólio dos produtos Maggi promove a confeção de refeições caseiras que incluem vegetais. É também de salientar a relevância dos cereais integrais, atualmente presentes em pelo menos 74% das porções de cereais de pequeno-almoço para crianças ou adolescentes (2012: Os cereais de pequeno-almoço que apresentam a faixa verde no topo da embalagem contêm pelo menos 8g de cereais integrais por porção).

A nossa perspetiva

Os cereais integrais e os vegetais são importantes fontes de nutrientes benéficos ao nosso organismo, tal como fibras, vitaminas e minerais. Contudo, pesquisas científicas indicam que os padrões alimentares atuais não contêm quantidades suficientes desses alimentos e respetivos nutrientes. Nesse sentido a Nestlé compromete-se a ajudar a melhorar esses padrões alimentares, mas aumentar os teores de cereais integrais de uma receita apresenta muitas dificuldades tecnológicas: pode ter impacto na aparência e na textura do produto; por vezes pode fazer-se notar no sabor; e também pode reduzir a validade do produto e a produtividade, devido ao manuseamento mais complexo dos cereais. Temos vários programas inovadores e renovados que nos permitem ultrapassar esses obstáculos. Os desafios do aumento do consumo de vegetais não são menos, considerando os teores de água e a necessidade de preservar as suas cores, textura e teores vitamínicos. Paralelamente ao nosso trabalho ao nível das receitas dos produtos, a Nestlé foca-se na promoção de métodos simples e apetitosos para preparar e servir vegetais frescos em refeições familiares.

Notas:
Os produtos para crianças são definidos como produtos para os quais 50% ou mais consumidores estão abaixo dos 12 anos de idade, ou estão destinados para ou são entendidas como sendo destinadas para esse grupo etário.

Os produtos destinados a adolescentes são definidos como aqueles para os quais 50% dos consumidores têm idades inferiores a 18 anos e dentro disto, mais adolescentes que crianças.