Cultura

A Nestlé apoia diversas instituições no âmbito das artes e da cultura. A aposta no acesso à cultura e na difusão da arte por todos os interessados, pautam a presença da Nestlé em vários acontecimentos culturais, como mecenas destas actividades. Exemplos disso são o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Nacional dos Coches, o Mosteiro dos Jerónimos, entre outros.

Palácio Nacional da Ajuda 

A Nestlé Portugal, S.A. patrocinou o restauro do Gabinete de Carvalho do Palácio Nacional da Ajuda, cuja reabertura ao público aconteceu após a cerimónia oficial de inauguração presidida por Sua Excelência a Ministra da Cultura, Dra. Isabel Pires de Lima e que se realizou no dia 24 de Junho de 2006. 

O restauro integral do Gabinete de Carvalho incluiu o preenchimento das lacunas e o tratamento do tecto e do soalho, ambos em madeira e a recuperação da pintura mural onde esta ainda existia, bem como a sua reprodução nas restantes áreas. Galerias, portadas, lustre, mobiliário, pintura de cavalete, esculturas, armas e demais peças presentes neste espaço mereceram os trabalhos de tratamento e restauro necessários. Os reposteiros executados e os tecidos utilizados para forrar o mobiliário correspondem, como tudo o resto, às descrições de época do reinado de D. Luís I. 

O apoio da Nestlé ao restauro do Gabinete de Carvalho enquadra-se na nossa estratégia corporativa de suporte a iniciativas culturais de relevante mérito e é um investimento na preservação e no conhecimento que deixamos para as gerações futuras.

A Nestlé, em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, desenvolve anualmente, desde há largos anos, a Ceia de Mecenas do Palácio Nacional da Ajuda. Trata-se de uma noite formal na qual o Palácio oferece a todos os seus mecenas, doadores e amigos um concerto de música clássica seguida de uma Ceia à época do Rei D. Luís (século XIX). 

Museu Nacional dos Coches

A Nestlé foi mecenas do centenário do Museu Nacional dos Coches cuja data foi cumprida no ano de 2005, reconhecendo assim a sua importância nacional e internacional. Por similitude, o ano da inauguração do Museu coincide com a atribuição à Nestlé, em 23 de Janeiro de 1905, do Diploma de Fornecedor da Casa Real Portuguesa. O programa das comemorações incluiu uma série de iniciativas de entre as quais: Viajando pela História da Música - Café Concertos, um conjunto de concertos de música clássica, realizados mensalmente, e pautados pela presença do café e chocolate Nestlé; uma exposição temporária intitulada Lisboa há 100 anos, Um passeio real em Belém (uma actividade lúdica) e uma emissão filatélica comemorativa. O apoio ao Museu Nacional dos Coches revestiu-se de uma clara importância cultural para a Nestlé. Desde esta altura, a Nestlé tem estado presente como mecenas do Museu Nacional dos Coches apoiando os Cafés-Concerto “Viajando pelo mundo da ópera e da opereta”. 

Mosteiro dos Jerónimos 

A Nestlé tem vindo a apoiar o Concerto de Dia de Reis do Mosteiro dos Jerónimos, uma iniciativa que permite trazer a beleza da música clássica ao Mosteiro numa aura ainda natalícia. 

Associando-se, mais uma vez, ao Mosteiro dos Jerónimos, a Nestlé patrocinou, em 2006, as actividades culturais e de animação incluídas no âmbito das Jornadas Europeias do Património.