Ciência

Prémio Nestlé de Nutrição

Na vanguarda da pesquisa e da investigação científica, a Nestlé procura impulsionar o avanço do conhecimento no campo da ciência, através da realização do Prémio Nestlé de Nutrição, no valor de dez mil euros. Este estímulo à investigação nasceu no ano de 2001, aquando da realização do I Prémio Nestlé de Nutrição. Em associação com a Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, a Nestlé procura premiar trabalhos científicos de investigação no domínio da nutrição comunitária, contribuindo para o estímulo da investigação científica e para o avanço do conhecimento nesta área. 

Programa PESO

A actualidade da temática da obesidade é, sem dúvida, notória. A Nestlé, como líder mundial no mercado da alimentação humana, encontra-se consciente para esta problemática que afecta um grande número da população mundial. Queremos que os nossos produtos aportem mais valia nutricional ao consumidor proporcionando-lhe uma melhoria da performance física e mental, conducente a um estilo de vida saudável e equilibrado. 

A Nestlé tomou já uma posição pública sobre esta pandemia, da qual salientamos: “A Nestlé considera que uma nutrição apropriada e uma actividade física adequada são necessárias para a manutenção de uma boa saúde física e psicológica” e “A Nestlé mantém-se sempre a par dos novos desenvolvimentos nas ciências da nutrição através da sua vasta colaboração com universidades e institutos de pesquisa por todo o mundo. Igualmente a Nestlé possui um Comité de Conselheiros constituído por cientistas de renome internacional com a missão de aconselharem a Direcção Executiva da Companhia sobre os desenvolvimentos na área da nutrição. Este Comité funciona há mais de 25 anos”. 

Com estes pressupostos em mente, a Nestlé assinou no dia 9 de Novembro de 2004, um Protocolo com a Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, através do qual a Nestlé apoiará a realização de uma investigação científica, denominada Programa PESO – Promoção de Exercício e Saúde na Obesidade, visando o estudo do comportamento alimentar e da actividade física no âmbito do tratamento da obesidade. O estudo incide sobre uma amostra de mulheres adultas que desejam perder e regularizar o seu peso e é liderado pelos Professores Doutores Luís Bettencourt Sardinha e Pedro Teixeira. O calendário é alargado e a conclusão do mesmo está prevista para 2009. 

A investigação e o desenvolvimento assumem uma importância crucial para o avanço do conhecimento. A colaboração com universidades e institutos de pesquisa permitem novos desenvolvimentos no campo das ciências da nutrição. A assinatura deste Protocolo é reflexo do compromisso da nossa Companhia com a evolução dos saberes e com a Nutrição, Saúde e Bem-Estar das pessoas.