No que pensamos quando pensamos em alimentos?

Abr 2, 2014

 
Com o apoio da Nestlé, a Universidade de La Sapienza em Roma, Itália, desenvolveu uma nova ferramenta capaz de ajudar os produtores, processadores e marketeers de produtos alimentares a compreender melhor a forma como as pessoas se sentem perante um determinado produto, matéria-prima ou grupo de alimentos.

Esta ferramenta mapeia a perceção que os consumidores têm do impacto ambiental e económico do processo de produção dos alimentos ou produtos alimentares. Pontua também a rastreabilidade e segurança, custos e inovação dos mesmos. Também exibe o que as pessoas pensam sobre os benefícios físicos dos alimentos – incluindo a facilidade de digestão, o seu valor cultural e ligação com um determinado local, tradição ou ocasião.

Food Reputation Map já foi aplicado durante três anos, sendo que nesse período recolheu e analisou a perceção de quase 5.000 consumidores Italianos.

O Centre for Research in Environmental Psychology da Universidade de Roma, também desenvolveu uma ferramenta piloto, em inglês, para uso de outros países.

Qualquer pessoa pode dar o seu contributo à Universidade de forma a possibilitar que a ferramenta continue a fazer parte da investigação.