A importância do equilíbrio proteico para crianças fisicamente ativas

6 Nov, 2014
Uma nutrição e atividade física adequadas são fundamentais para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Para além disso, a atividade física estimula o crescimento ósseo e muscular. Sabe-se que, as proteínas, ao restabelecerem os nutrientes utilizados durante a atividade física e fornecerem um estado de equilíbrio proteico essencial ao crescimento, desempenham um papel fulcral no processo de recuperação pós-exercício. Numerosos projetos de pesquisa examinaram os efeitos das bebidas proteicas na melhoria do metabolismo proteico em adultos e no aumento dos benefícios associados ao exercício. Contudo, estudos semelhantes, que envolvam crianças, são escassos.

Desta forma, como parte do seu Programa Healthy Kids, cientistas do Nestlé Research Center, em Lausanne, Suíça, têm trabalhado em conjunto com o Dr. Brian Timmons, da Canada´s Mc Master University, para comparar os efeitos das bebidas proteicas vs. bebidas não proteicas no equilíbrio proteico das crianças, no período de pós-exercício. Estas pesquisas têm como objetivo o fornecimento de conselhos nutricionais adequados para crianças, pais e treinadores desportivos, bem como o desenvolvimento de produtos que vão ao encontro das necessidades nutricionais específicas à fase de crescimento das crianças

Crianças ativas necessitam de uma boa nutrição para crescerem saudáveis



Provar os benefícios da ingestão proteica

O estudo clínico avaliou treze crianças saudáveis durante a realização de três tipos de exercícios. Foram avaliados níveis de nitrogénio no período pós-exercício, síntese proteica, degradação de proteínas e equilíbrio proteico quando fornecidas bebidas à base de leite, com níveis proteicos reduzidos, elevados e nulos. As pesquisas laboratoriais foram realizadas durante o período de exercício e nas nove horas posteriores de recuperação. Foram também monitorizadas as quinze horas adicionais que envolveram o ambiente familiar, vivido em casa, durante o qual a alimentação das crianças foi cuidadosamente controlada.

Os investigadores descobriram que as bebidas à base de leite (leite meio-gordo) que apresentavam elevados níveis proteicos mantiveram um balanço proteico corporal positivo por um período de mais de 24 horas, que incluíram o período de recuperação imediata e de jejum noturno.

Manter um equilíbrio saudável

Bebidas à base de leite ajudam a manter um balanço proteico positivo
Esta investigação mostra, pela primeira vez, que as crianças necessitam de um certo nível de proteínas para manter um equilíbrio corporal proteico positivo no período pós-exercício e ao longo do dia seguinte, criando assim um ambiente favorável ao crescimento. Mais pesquisas são necessárias para verificar com mais precisão, a dose necessária para manter um balanço proteico em crianças em períodos críticos do dia. Desta forma, a Nestlé planeia efetuar estudos adicionais nesta área como parte do seu Programa Healthy Kids.


Referência bibliográfica: Daniel R. Moore, Kimberly A. Volterman, Joyce Obeid, Elizabeth Offord and Brian W. Timmons (2014). Journal of Applied Physiology.Post-exercise protein ingestion increases whole body net protein balance in healthy children.