A Nestlé no caminho das “vitaminas à medida de cada um”

23 Jun, 2014
O Nestlé Institute of Health Sciences (NIHS) e a Waters Corporation – uma empresa sediada em Massachusetts, USA – estão a desenvolver um recente e inovador projeto de pesquisa que poderá levar ao desenvolvimento de combinações vitamínicas adaptadas às necessidades de cada indivíduo.

Esta colaboração tem como objetivo desenvolver novos testes de medição das quantidades de vitaminas presentes nos fluídos corporais, como o sangue e a urina. Baseia-se na experiência de pesquisas relacionadas com os nutrientes e micronutrientes feitas pelo Nutrition Institute of Health Science (NIHS) e com as tecnologias analíticas state-of-the-art da Waters Corporation.

As análises laboratoriais existentes atualmente para averiguação de nutrientes biológicos revelam falta de sensibilidade, são demoradas e apenas medem um número limitado de moléculas de cada vez.

Desta forma, este projeto irá desenvolver novos métodos que possam medir uma ampla quantidade de nutrientes e micronutrientes – particularmente vitaminas e respetivos metabolitos – de uma forma rápida, precisa e robusta.

Mapeamento nutricional

O NIHS irá usar estes novos métodos analíticos para monitorizar a efetividade de alimentos e bebidas enriquecidas, bem como de suplementos nutricionais. “Queremos perceber a relação molecular existente entre os nutrientes e os seus efeitos na saúde de cada indivíduo nas diferentes etapas da vida”, afirmou Dr. Emmanuel Baetge, responsável pelo NIHS.

“Este trabalho irá permitir-nos construir uma imagem compreensiva do estado nutricional de um indivíduo, a qual poderá posteriormente ser investigada em relação à sua idade, estado de saúde e antecedentes genéticos.”

O cientista do NIHS, Serge Rezzi explicou: “No futuro, estas ferramentas irão ajudar-nos a definir melhor as necessidades nutricionais especificas de indivíduos com diferentes tipos de alimentação e estilos de vida em todo o mundo, medir as suas respostas biológicas à nutrição e conhecer as necessidades nutricionais de todos os pacientes ou consumidores”.