Nestlé Portugal no topo da Reputação Corporativa na Europa

2 Jan, 2012

Notoriedade, familiaridade e opinião positiva são os passos iniciais na construção do valor da Marca Corporativa e, como tal, pilares fundamentais da Reputação Corporativa. A Nestlé Portugal obtém junto dos Consumidores, e entre todos os mercados com excepção do Brasil, os resultados mais elevados em familiaridade (98%) e opinião positiva (98%).

Contudo, confiança é o que leva os Consumidores a acreditar realmente no que dizemos sobre a Marca. As Companhias necessitam de aumentar a confiança para reforçar a sua reputação. Construir confiança assegura que os “stakeholders” serão mais colaborativos em tempos de crise e que se conseguirá maior eficiência de marketing junto dos consumidores.
Acresce que, analisando a evolução dos resultados do Nestlé Corporate Equity Monitor ao longo do tempo, concluiu-se que a Confiança tem uma relação determinante com a Imagem da Companhia, tornando-se a medida chave para avaliar a posição e valor da marca Nestlé.

Somos o mercado da Zona Europa com maior % de indivíduos que escolhem a Nestlé como uma companhia na qual confiam (70%), e o único em que a Vantagem competitiva em termos de Confiança versus o Principal Concorrente é superior. Apenas a Malásia, o Líbano e as Filipinas atingem melhores resultados.

Dado o intenso grau de Confiança dos Portugueses na Nestlé Portugal, obtemos o melhor resultado europeu em 14 das 18 dimensões que caracterizam o Perfil das Companhias, destacando-se:

• Fez progressos para tornar produtos mais saudáveis; com produtos realmente saborosos; partilha informação sobre produtos; produtos nutricionalmente melhores; produtos facilitadores de alimentação equilibrada.

Enfocando em que medida a ambição de marca corporativa Nestlé - “Eu confio na Nestlé para me oferecer sempre as escolhas mais saborosas e saudáveis, ajudando-me a cuidar de mim e da minha família” - é progressivamente reconhecida e avaliada pelos consumidores, este estudo recolhe a reacção a três indicadores - “Recomendo os seus Produtos”, “Oferece sempre as opções mais saborosas e mais saudáveis” e “Ajuda-me a cuidar de mim…”. Em todos, a Nestlé Portugal alcançou o mais destacado resultado europeu com diferenças significativas versus a média da indústria e versus a concorrência. 
 
Entre as ferramentas que permitem reforçar os valores da imagem corporativa encontra-se ainda o conhecimento do portfolio de produtos da Empresa, e Portugal é o país europeu cujo portfolio é mais extensivamente conhecido, só ultrapassado pela Malásia, Líbano, Filipinas e Colômbia.

Outra ferramenta é o conhecimento e atribuição do Compasso Nutricional, estando provado que a sua atribuição correcta à Nestlé têm um impacto forte no nível de confiança na Companhia. Ora, é em Portugal que a notoriedade do Compasso e a sua atribuição correcta à Nestlé é mais elevada. 

Em síntese, na Europa, a Nestlé Portugal é a Companhia em que a Reputação Corporativa mais peso tem na construção de uma contínua e intensa relação de confiança com os Consumidores.