Tornar os alimentos mais saudáveis através do cumprimento de objetivos desafiantes

Mar 4, 2016

O sistema de reformulação dos produtos Nestlé é uma forma efetiva de reduzir açúcar, sal e gordura e aumentar nutrientes saudáveis, de acordo com um recente estudo publicado pelo European Journal of Nutrition (EJON).

O Nestlé Nutritional Profiling System (NNPS) divide os alimentos em 32 categorias de produto – desde noodles, pizzas e alimentos à base de cereais, até sopas, produtos de confeitaria, sobremesas lácteas e molhos – e indica quais os objetivos a alcançar de acordo com a dose a consumir, tendo em conta a faixa etária.

“Este trabalho, feito em colaboração com especialistas de todo o mundo, é a base que orienta a melhoria sistemática do valor nutricional dos nossos produtos. É também a plataforma para lançar a próxima geração de aconselhamento nutricional personalizado e avançado para os nossos Consumidores” disse Stefan Catsicas, Nestlé's Chief Technology Officer.

Usando orientações nutricionais nacionais e internacionais, o NNPS limita nutrientes específicos em cada categoria de produto, encorajando outros. Por exemplo, o sistema defende o fornecimento de proteínas e cálcio através dos produtos lácteos e de cereais integrais através de alimentos à base de cereais.

Este novo estudo Nestlé examinou a composição dos 99 produtos mais populares da Companhia, nos Estados Unidos e em França em 2009-2010, e comparou-a com a composição dos mesmos produtos em 2014-2015, após a aplicação do NNPS.

Através da utilização do NNPS, a Nestlé reduziu em média 22% do sal em oito categorias de produto, e os açúcares totais em cerca de 31%. Foram ainda efetuadas reduções na quantidade de ácidos gordos saturados e gordura total.

Os cientistas referem que mais trabalho está a ser realizado de forma a verificar em que medida a reformulação baseada no NNPS contribui para que as pessoas se alimentem de forma mais saudável melhorando a sua saúde.

Saiba mais em FoodNavigator-USA.