Redução do desperdício alimentar e dos resíduos da Nestlé

Mai 25, 2015

O compromisso da Nestlé para a redução do desperdício alimentar e dos resíduos ganha um novo impulso através da iniciativa designada SAVE FOOD lançada na Sede em Vevey, na Suíça, no qual compareceram representantes da indústria, investigação, governo e sociedade civil.

SAVE FOOD trabalha de perto com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e com o Programa para o Ambiente das Nações Unidas (UNEP) de forma a consciencializar e ajudar a prevenir o desperdício alimentar.

É necessário considerar que este é um problema a nível mundial. Estima-se que um terço da produção alimentar global é desperdiçada – onde alimentos em perfeitas condições para consumo são deitados para o lixo – ou perdida – alimentos danificados, perdidos ou estragados antes de chegarem ao Consumidor.

Os rendimentos dos produtores surgem afetados e a quantidade de alimentos disponíveis para consumo também, porque este desperdício conduz a um aumento do custo da produção dos alimentos. As emissões de gases para o efeito estufa também aumentam e verifica-se uma gestão dos solos e dos recursos hídricos de uma forma ineficiente.

Temos reduzido o desperdício alimentar e os resíduos nas nossas operações ao longo do mundo há várias décadas. Neste momento estamos formalmente a reforçar este compromisso, indo para além das nossas operações, trabalhando em conjunto com os nossos Parceiros para gerar um maior impacto” refere Pascal Gréverath, Head of Environmental Sustainability na Nestlé.

A iniciativa, que faz parte do compromisso de Criação de Valor Partilhado da Nestlé em melhorar a eficiência dos recursos nas operações, irá visar o desperdício alimentar e os resíduos através de medidas como o fornecimento responsável ou a produção de zero resíduos nas suas fábricas.

Zero produção de resíduos significa que nenhum resíduo produzido pela Nestlé irá para um aterro ou será incinerado sem que a sua energia seja aproveitada. É compromisso da Companhia alcançar tal eficiência em todas as instalações espalhadas pelo mundo no ano de 2020.

A Nestlé irá educar Consumidores e Colaboradores a reduzir o desperdício alimentar e irá também aproximar-se de Parceiros chave – como reguladores e investigadores – para desenvolver e implementar soluções para o problema.

A Companhia está ativamente a contribuir para o desenvolvimento de padrões globais pelo The World Resources Institute (WRI), para medir o desperdício alimentar e os resíduos ao longo da cadeia de valor dos alimentos.

Leia mais sobre a Política da Nestlé sobre Sustentabilidade Ambiental.