Pessoas e animais estão melhor juntos… no trabalho também!

8ª Edição PetWeek

Jun 30, 2016

 

A Sede da Nestlé Portugal transformou-se para receber os pets dos Colaboradores, para que durante uma semana pudessem partilhar e usufruir de todos os momentos na companhia dos donos. Nesta 8ª Edição da PetWeek, que ocorreu de 27 de junho a 1 de julho, tivemos inúmeras atividades lúdicas, desde desafios de agilidade e obediência, incentivo à adoção, workshops de dicas básicas de comportamento canino e campanhas solidárias. O tema desta edição foi dedicado à adoção de cães, particularmente cães adultos, promovendo as vantagens de levar um amigo adulto para casa! Gratidão, comportamento definido e sem surpresas, mais autonomia e menos preocupações, são algumas das vantagens.

No dia 28 de junho, a PetWeek em parceria com as associações Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), Missão Patas Felizes e Núcleo de Apoio aos Animais Abandonados de Sintra (NAAAS) pretenderam alertar e sensibilizar as pessoas para a importância da adoção, e para isso este ano contou com a campanha “Adote um Cão Adulto”. Durante o dia estiveram presentes vários animais para adoção e contámos com a presença de Ana Galvão, e da sua cadela Flor, esta mesma adotada, que incentivou à adoção. Alguns destes cães aguardam já a ida para casa de alguns Colaboradores. Esta campanha surge da necessidade de encontrar alternativas para que estes animais consigam um novo lar, tendo em conta que no verão o número de animais abandonados aumenta exponencialmente. O programa da PetWeek neste dia incluiu ainda o Pet Challenge, com desafios de agilidade e obediência, premiando os animais mais astutos nos diversos desafios impostos, e que contou com a apresentação de Manuel Marques.

 

No dia 29, os Colaboradores e Parceiros da Nestlé foram desafiados a fazer uma Cãominhada solidária pelo Parque Florestal do Monsanto, para usufruírem do ar puro e partilharem momentos com os melhores amigos para além de contribuírem para uma causa solidária. Por cada participante inscrito, a Nestlé ofereceu 1kg de alimentação à LPDA, em que contámos com cerca de 75 participantes humanos (adultos e crianças) e 30 cães. Esta atividade teve como objetivo:

  • Promover o bem-estar e saúde dos Colaboradores e dos seus cães através da atividade física, num espaço agradável;
  • Sendo um evento solidário, por cada pessoa inscrita, a Nestlé ofereceu 1kg de alimentação a distribuir pelas três associações que participaram na Petweek – LPDA, Missão Patas Felizes e NAAAS;
  • Promover e incentivar as atividades com a família dos Colaboradores e com os seus pets – houve várias crianças a participarem, a quem foi oferecido no final da atividade um cabaz de produtos Nestlé.

 

A semana encerrou no dia 30 de junho com um workshop para Colaboradores, com a escola de treino Centro Canino Vale de Lobos, no qual foram apresentadas dicas para a “educação canina”, alimentação e treino. Neste workshop, os Colaboradores esclareceram dúvidas e exemplificaram alguns dos comportamentos dos seus pets. Foi possível ainda beneficiarem de uma avaliação personalizada do pelo e da alimentação do pet.

Ao longo de 8 edições “a PetWeek continua a ser um sucesso! Notamos, ano após ano, cada vez mais adesão dos Colaboradores e temos vindo a aumentar o número de pets presentes. Para este ano, esperamos superar o número final de participações e também das adoções relativamente ao ano passado. Acreditamos que a vida é mais especial quando temos a companhia dos nossos pets”, confirma Pierre Durand, Country Business Manager da Purina. Atualmente, em Portugal, já existem algumas empresas que permitem aos seus Colaboradores levarem os seus animais de estimação para o trabalho durante todo o ano, no entanto não é uma prática comum na maioria dos casos. Estudos revelam que a presença dos pets no local de trabalho reduz o stress, promove a sociabilidade e aumenta a produtividade e criatividade dos seus donos.

Por isso esta edição da PetWeek, reconhecendo o papel dos animais de companhia na nossa Sociedade, vai desafiar outras empresas a integrar os pets nas diversas áreas do dia-a-dia das famílias com um Pet Day, para que possam explorar estes benefícios.