Nestlé traz novidades para a comunidade científica e entra numa nova era em Nutrição Infantil

9 Mai, 2018

Oligossacáridos do leite humano 

O leite materno é o melhor alimento para os bebés e um exemplo da “perfeição da natureza”. É um alimento extraordinário capaz de adaptar-se às necessidades do bebé ao longo das várias fases de crescimento, com impacto a médio-longo prazo. De tal forma que, no que diz respeito a alimentação infantil, o leite humano está na base de toda investigação científica, desde a sua composição até aos seus efeitos benéficos para a saúde dos bebés.

Neste contexto, uma das mais recentes investigações mostra-nos que além da composição nutritiva (proteínas, gorduras e hidratos de carbono) o leite humano contém componentes únicos que, embora não tenham valor nutritivo, têm uma função essencial ao nível do sistema imunitário dos bebés. Estes componentes designam-se por oligossacáridos do leite humano e representam-se pela sigla HMO (Human Milk Oligosaccharides). Os HMO têm uma estrutura única que só pode ser encontrada no leite humano e são o terceiro componente sólido mais abundante.

De facto, os HMO representavam até hoje a maior diferença entre a composição do leite humano e as fórmulas infantis. No entanto, com os avanços da ciência e da tecnologia, estamos perante o início de uma nova era de investigação sobre nutrição infantil e em particular da sua influência na saúde dos bebés.

Continue a acompanhar as novidades de Nutrição Infantil em: https://www.nestlebebe.pt/