Nestlé transforma fábrica de leite em “Zero água” na Califórnia

10 Ago, 2015
A Nestlé está a investir no Estado da Califórnia numa tecnologia inovadora que ajuda a reduzir a quantidade de água que usa nas suas cinco fábricas de engarrafamento de água e quatro de alimentação e produtos para animais de companhia.



Esta tecnologia, que já foi implementada com sucesso noutros locais do mundo, como forma de combater a escassez de água, irá melhorar a eficiência do uso dos recursos hídricos existentes na Califórnia,” refere José Lopez, Head of Operations da Nestlé.
 
No ano passado, no México, a Nestlé estreou a primeira fábrica “zero água”, na qual extrai toda a água que necessita do leite que usa para fabricar os seus produtos.



Está em curso o projeto para transformar a fábrica de leite da Nestlé EUA na cidade de Modesto numa instalação “zero água”, significando que não irá recorrer a qualquer recurso hídrico natural local para as suas operações.

O projeto deverá poupar perto de 238,000 metros cúbicos de água por ano, o equivalente a 71% do consumido em 2014.

Cerca de 7 milhões de USD já foram investidos no projeto que tem como previsão estar completo até ao final de 2016.

Nas fábricas da Nestlé EUA, em Bakersfield e Tulare, foi identificada a potencial poupança de 100,000 metros cúbicos de água por ano, reduzindo em 12%, relativamente a 2014, o uso dos recursos hídricos locais.

Para este ano, o investimento planeado em medidas para a poupança de água nas fábricas de engarrafamento de água da Nestlé na Califórnia irá fazer com que se verifique uma redução em 208,000 metros cúbicos, sendo relativamente ao ano de 2014 menos 8%.



Estão em análise outras potenciais medidas que contribuam para a redução do uso de água nas fábricas, assim que forem identificadas irão ser comunicadas e implementadas.

Soluções tecnológicas

A Nestlé recorre a uma abordagem faseada para reduzir o consumo de água nas suas fábricas.

Primeiramente, os engenheiros procuram formas de otimizar os processos.

Em seguida, procuram oportunidades para reutilizar a água, como por exemplo realizando o arrefecimento com água através de sistemas de circuito fechado.

Chegando à terceira fase, como numa fábrica “zero água”, são colocadas em cursos iniciativas para extrair a água das matérias-primas e reciclar de forma a poder utilizar nos processos de produção da fábrica.

A Nestlé Califórnia irá aplicar uma metodologia denominada de “Water Target Setting” onde não só identifica oportunidades para a redução do uso de água, mas também a tecnologia apropriada para a sua implementação.

Esta abordagem tem sido aplicada em mais de 80 fábricas espalhadas pelo mundo, identificando oportunidades para a redução do uso de água entre 10% e 30%, dependendo da localização.

Temos como exemplo, a fábrica da Nestlé no Reino Unido, onde um sistema de digestão anaeróbica converte os resíduos sólidos e líquidos em água limpa e gás natural, reduzindo tanto o uso dos recursos hídricos locais, como as emissões de gases com efeito de estufa e a produção de resíduos sólidos.



Indo mais longe

A Nestlé está a implementar avaliações às suas instalações na Califórnia, como parte do seu esforço para melhorar a performance operacional e o impacto das suas fábricas nas reservas de água.

O Estado da Califórnia usa por ano perto de 50 mil milhões de metros cúbicos de água, dos quais as nove fábricas da Nestlé usam menos de 4 milhões de metros cúbicos.

As nossas operações de água engarrafada na Califórnia têm estado sob minuciosos exames nas últimas semanas,” refere José Lopez.

Estamos focados em arranjar soluções para adaptar as nossas operações de fabricação e engarrafamento e a nossa cadeia de fornecimento, tornando-as mais resistentes e eficientes em condições de seca,” refere. “Iremos testar soluções inovadoras, provando a sua eficiência e eficácia e partilharemos o que aprendermos.”

O World Resources Institute está a ajudar a Nestlé a melhor compreender os riscos na gestão da água nas operações de fabricação e engarrafamento nas localidades e a identificar potenciais oportunidades para poupar.

Está em curso também a implementação da Alliance for Water Stewardship (AWS) international standard em todas as nove fábricas da Nestlé na Califórnia, nos próximos dois anos.

O padrão estipulado define um conjunto de rigorosos critérios sobre a gestão da água na perspetiva ambiental, social e económica.

Os esforços da Nestlé representam um compromisso a longo prazo para o Estado da Califórnia.

Alvos para a redução de água



Globalmente, a Nestlé já reduziu em termos absolutos o acesso aos recursos hídricos em cerca de um terço ao longo de 10 anos e comprometeu-se publicamente a alcançar ainda mais.

O objetivo é reduzir 40% por tonelada de produto em 2015, comparando com o ano de 2005.

Neste momento existem 376 projetos para a poupança de água a decorrer pelo mundo inteiro, que têm projetado uma poupança de cerca de 1.84 milhões de metros cúbicos de água para este ano.

Saiba mais sobre os nossos compromissos sobre a Água.