Cimeira sobre a Água

Mai 4, 2015


Nestlé ganha Prémio Corporativo 2015 pela gestão responsável da Água

A Nestlé ganhou o prémio Corporate Water Stewardship nos Prémios Globais para a Água 2015 pela tecnologia que implementou na sua fábrica de produtos lácteos no México, permitindo que nas suas operações não tenha que recorrer aos recursos hídricos locais.

A Companhia obteve este prémio, através de uma votação pelos membros da audiência na Cimeira Global para a Água em Atenas e por via online dos membros do Grupo para os Recursos Hídricos 2030, pela sua iniciativa “ZerEau” cujo projeto-piloto aconteceu na sua fábrica no México, no estado de Jalisco, designado “Cero Agua”.

Este prestigiante prémio tem um grande significado – representa um árduo trabalho ao longo de 5 anos por parte da nossa equipa. É uma tecnologia única para a Nestlé e representa sem precedentes uma nova direção já aceite pela indústria,” refere Jim Knill, Head of Dairy Operations da Nestlé.

O local é o primeiro a implementar a tecnologia da Nestlé que permite à fábrica operar sem recorrer aos recursos hídricos locais. A água é extraída do leite de vaca e tratada para ser usada para o processo de fabricação. O resultante é tratado novamente e usado como sistema de arrefecimento e limpeza.

Há 12 anos referiram-me que tal projeto não poderia ser criado, devido às implicações a nível de custos, qualidade da água e complexidade técnica envolvida. Mas nós mostrámos que a tecnologia funciona – agora queremos aplicá-la noutros locais,” refere Knill.

Após o sucesso do projeto-piloto no México, a Nestlé planeia espelhar o conceito noutras fábricas do mesmo sector, localizadas em áreas de elevada sensibilidade a nível de recursos hídricos como na África do Sul, Paquistão, Índia e China.

As tecnologias para a poupança de água fazem parte do trabalho da Nestlé para atingir a eficiência e sustentabilidade no uso da água ao longo das suas operações, minimizando o impacto destas nos recursos hídricos naturais.