Nestlé e os seus parceiros de negócio criam 100 mil oportunidades de trabalho em toda a Europa

Set 18, 2014
Cerca de 200 empresas uniram-se em torno da iniciativa da Nestlé - Aliança para a Juventude – para combater a crise do desemprego jovem na Europa e comprometem-se a criar mais de 100 mil oportunidades para os jovens nos próximos anos.

No contexto de um ambiente económico desafiador, com pouco ou nenhum crescimento, a Aliança para a Juventude está empenhada em trabalhar de mãos dadas com os decisores políticos e o sector da Educação para promover a empregabilidade e a criação de emprego.

"Com mais de 200 empresas de toda a Europa, a Aliança para a Juventude é o primeiro movimento orientado para as empresas pan-europeias, comprometendo-se a ajudar os jovens na preparação para a sua entrada no mundo profissional e para melhorar a sua integração num mercado de trabalho desafiador", disse Laurent Freixe, CEO da Nestlé Europa.

Questão-chave para os jovens

De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, 23% dos jovens na Europa veem o desemprego como o maior problema enfrentado pela sociedade ao longo dos próximos cinco a 10 anos. Este estudo foi realizado para a iniciativa Aliança para a Juventude.

Cerca de 55% dos entrevistados que estavam desempregados atribuiu aos governos europeus a culpa por não resolver o problema da falta de oportunidades para os jovens.

Cerca de 2.000 jovens de todo o Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha entre 18 e 29 anos de idade participaram no estudo. Os resultados também revelaram que 40% das pessoas entre os 21 e os 24 anos temia que as perspetivas de emprego no seu país não foram boas nos próximos 12 meses.

O compromisso da Aliança para a Juventude

As empresas signatárias da Aliança para a Juventude comprometeram-se a desenvolver uma série de iniciativas, conjuntas e individuais, para dar aos jovens experiências de trabalho significativas e estágios, gerando mais de 100 mil postos de trabalho e oportunidades de formação.

Nestlé criou cerca de 8.000 oportunidades nos últimos oito meses.

As empresas signatárias do compromisso estão também a mobilizar os seus funcionários a, junto da comunidade, ajudar os jovens a prepararem-se melhor para o trabalho, oferecendo conselhos práticos, clínicas CV e preparação para entrevistas.

Os parceiros da Aliança para a Juventude serão membros ativos da “European Alliance for Apprenticeships” da Comissão Europeia, promovendo a aprendizagem e a formação como embaixadores ativos de formação profissional em toda a Europa.

Os parceiros globais e locais de toda a Europa

Em junho passado, em conjunto com 14 parceiros de negócios europeus e 13 parceiros portugueses, a Nestlé lançou a Aliança para a Juventude, em Lisboa. Após o seu lançamento em Lisboa, é hoje a vez dos parceiros de negócio dos vários mercados europeus se juntarem à iniciativa. Entre as empresas fundadores está o recrutador Adecco, a seguradora AXA, o grupo internacional de alimentos Cargill, os grupos de logística CHEP e DS Smith, os consultores da Ernst & Young, a empresa de redes sociais Facebook e a de perfumes e sabores Firmenich.

A empresa de tecnologia de informação Google, o grupo insights do consumidor Nielsen, a empresa de comunicação Publicis Groupe, a empresa de tecnologia Salesforce, a plataforma de troca de informações do Twitter e o escritório de advocacia White & Case, também se inscreveram para fazer parte da Aliança.

A Aliança para a Juventude é o quarto pilar da Iniciativa Europeia Nestlé Emprego Jovem, lançada em Atenas, em novembro de 2013.


Sites relacionados:

European Youth Employment Initiative
http://www.nestle.com/jobs/graduates-entry-level/europe-youth-employment-initiative

Careers at Nestlé
http://www.nestle.com/jobs/your-career-at-nestle

European Alliance for Apprenticeships
http://ec.europa.eu/education/policy/vocational-policy/alliance_en.htm

Media enquiries
António José Carvalho
Email: AntonioJose.Carvalho@PT.nestle.com
Tel: +351 21 414 8930