Nestlé comprometida com a ONU para o Desenvolvimento Sustentável

1 Out, 2015

 

A Nestlé dá as boas-vindas à adoção da agenda de desenvolvimento pós-2015 da ONU, pelo papel que irá ter no suporte de objetivos como o alcance da segurança alimentar, promoção de agricultura sustentável e garantia de uma gestão sustentável da água.

A Companhia marca presença na Cimeira de Desenvolvimento Sustentável 2015 da ONU em Nova Iorque, em que é esperada a adoção da agenda proposta por parte dos seus membros, que se comprometem com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e 169 ações a serem cumpridas até 2030, tal irá substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

A Nestlé desempenhou um papel ativo no debate sobre a forma como os negócios podem apoiar os ODSs, como parte do mais alargado exercício de consultoria da ONU já realizado. Os objetivos irão guiar as ações realizadas pelos governos, indústria, ONGs e outros Parceiros na promoção do desenvolvimento sustentável global.

A Nestlé irá participar no Fórumdo Sector Privado da ONU organizado pelo Pacto Global da ONU, onde os líderes da indústria irão debater a posição dos negócios para os objetivos estabelecidos e que ações devem as empresas realizar. A Nestlé contribuiu para o UN Global Compass, um guia para as empresas sobre como podem reportar o seu progresso, relativamente aos ODSs.

A Criação de Valor Partilhado, em que as ações que criam valor para os Acionistas têm também que criar valor para a Sociedade, é a forma como a Nestlé atua, sendo que possuí 38 compromissos que suportam as suas ações e a forma como já enfrenta muitos dos desafios globais que os ODSs pretendem enfrentar.

Temos como exemplo, o papel da Nestlé nos ODSs através da sua contribuição para o fim da fome mundial, a segurança alimentar, a melhoria da nutrição e promoção de uma agricultura sustentável. Comprometemo-nos a introduzir alimentos fortificados com micronutrientes, implementar o Quadro do Desenvolvimento Rural para compreender as necessidades do sagricultores, implementar o abastecimento sustentável e preservar o património natural.

A Companhia possui também compromissos que contribuem para os ODSs em áreas como a proteção da água, consumo e produção sustentável e a necessidade de tomar ações perante as alterações climáticas.

Contudo, os ODSs comprometem-se com desafios globais a longo prazo que individualmente seriam difíceis de alcançar, e a Nestlé compromete-se com o diálogo, envolvimento e parcerias com todos os Parceiros para alargar o desenvolvimento da agenda pós-2015.