Nestlé avança com Iniciativa Global para a Juventude

4 Mar, 2015
A iniciativa “Juventude Global da Nestlé” irá ajudar os jovens de todo Mundo a desenvolver competências e incrementar as possibilidades de empregabilidade, contribuindo assim para superar a crise do emprego jovem.

A iniciativa vem no seguimento de uma outra já existente – Nestlé Emprego Jovem – lançada na Europa em 2013, com o intuito de gerar 20.000 novos postos de trabalho para jovens europeus, ao longo de três anos (2014/16). Até à data, já foram criados 12.000 postos de trabalho e oportunidades de estágio na Europa.

No ano passado, a Nestlé expandiu esta iniciativa aos seus parceiros de negócio, criando a “Aliança para a Juventude”, como forma de mobilizar as empresas que queiram ajudar os jovens da Europa a arranjar emprego.

O México será o primeiro mercado fora da Europa a implementar a iniciativa “Juventude Global”.

A Nestlé México irá criar perto de 3000 postos de trabalho e 500 estágios para os jovens mexicanos. Também expandirá o programa Readiness for Work (prontidão para trabalhar), abrangendo 300.000 estudantes e oferecendo aconselhamento de carreira, CV clinic’s e formação para entrevistas nas escolas, universidades e sedes da Nestlé.

Nas palavras do CEO da Nestlé, Paul Bulcke, “O programa Juventude Global da Nestlé é um investimento no futuro. Queremos continuar a desenvolver a próxima geração de líderes da Nestlé. Estou confiante que as oportunidades que estamos a oferecer irá garantir que os jovens do mundo inteiro estão preparados para aumentar as competências necessárias às suas aspirações profissionais”.

Um futuro mais sorridente
Quase 1 em cada 10 jovens no México estão desempregados. A falta de escolaridade e de competências, a fraca acessibilidade a empregos permanentes e a “mistura de competências”, que levam pessoas qualificadas a aceitar trabalhos abaixo das suas competências, são as questões mais cruciais.

Mais do que oferecer empregos, estágios e programas de treino, a iniciativa Juventude Global da Nestlé no México irá centrar-se na ajuda a jovens mulheres – principalmente afetadas pelo desemprego – a adquirir competências de empreendedorismo.

O programa irá também realizar parcerias formais com as agências de emprego governamentais e outras corporações, para apoiar os jovens a encontrar empregos que se ajustem às suas competências.

As iniciativas Juventude Global da Nestlé Europa e Mundo estão baseadas num modelo particular da Suíça, conhecido pelo sistema duo-educacional. O sistema envolve a combinação de atividades educacionais com estágios e treinos práticos.

A iniciativa Juventude Global irá expandir-se a todos os mercados onde a Nestlé está presente.