Nestlé e Cruz Vermelha Portuguesa por “Um Portugal mais Feliz”

Jul 30, 2013
No âmbito do 90º aniversário da Nestlé Portugal e dando continuidade à parceria estratégica de cooperação a nível mundial que une ambas as organizações há já vários anos, é hoje assinado um protocolo de cooperação que visa reforçar o apoio da Nestlé a novos projetos de cooperação levados a cabo pela Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente o Programa “Portugal Mais Feliz”.


O protocolo assinado, na passada 5ª feira, na Sede Nacional da CVP, no Palácio do Conde d’Óbidos, em Lisboa, constitui um compromisso de cooperação que levará a Nestlé a dinamizar, ações que visam promover a angariação de fundos (em dinheiro e em géneros) a favor dos beneficiários do Programa.


Apesar de algumas iniciativas serem de âmbito empresarial, o sucesso das mesmas dependerá do esforço e empenho dos colaboradores e voluntários Nestlé, os quais serão envolvidos em prol desta causa que é apoiar as famílias mais carenciadas e vulneráveis à crise que o nosso país atravessa.


Segundo Cristina Louro, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, responsável pela Área Social, «num momento em que mais de 25% da população Portuguesa está em risco de pobreza e/ou exclusão social é bom ter um parceiro que partilha a Visão de que todos temos algo para dar, de que o mundo que construímos é responsabilidade de todos, de que devemos investir e cuidar dos alicerces dos nossos empreendimentos».


“Portugal mais Feliz” é um Programa que possui um carácter inovador, no sentido em que procura soluções, simultaneamente, individuais para cada elemento da família e integradas com os problemas globais que afetam a família no seu todo. O apoio dado às famílias abrange várias áreas como a alimentação, apoio financeiro, desenvolvimento de competências pessoais e sociais, integração escolar e/ou profissional, saúde e outras que se revelem necessárias e adequadas. Para a responsável pelo programa de apoio, Daniela Costa, «este é um projeto que procura intervir de uma forma integrada em cada família, atuando de um ponto de vista psicossocial e socioeconómico, ou seja, para cada um dos seus elementos, apoiando o desenvolvimento e/ou o redesenho dos percursos e projetos individuais, sem nunca esquecer a família como um todo».


«O apoio estratégico e prolongado de empresas como a Nestlé, que continuam a apoiar as instituições nas alturas mais críticas e de crise económica, é fundamental enquanto apoio à resposta dada pela Cruz Vermelha Portuguesa às famílias Portuguesas que se encontram numa situação de fragilidade social e económica», acrescenta Luís Barbosa, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.


“A assinatura deste protocolo no ano em que a Nestlé celebra 90 anos de presença em Portugal reflete e reforça o envolvimento que a Companhia tem mantido com a sociedade portuguesa ao longo de nove décadas, apoiando-a no âmbito da Nutrição, da Saúde e do Bem-Estar. É também com o objetivo de proporcionar um maior bem-estar às famílias portuguesas que nos associámos à Cruz Vermelha Portuguesa e ao magnífico trabalho que tem desenvolvido no nosso país”, refere Deolinda Nunes, Diretora de Relações Corporativas da Nestlé Portugal, SA.



A Responsabilidade Social na Nestlé: 

Desde 2002 que a parceria Nestlé – Cruz Vermelha/Crescente Vermelho, se traduz num apoio concreto e diário, em água potável e melhorias das condições sanitárias, a centenas de pessoas espalhadas pelo mundo, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Em 2010 esta parceria foi robustecida com a assinatura de um protocolo entre a Nestlé e a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, representando este, um apoio objetivo a milhares de pessoas em áreas estratégicas para o compromisso da defesa da vida e da dignidade humana. A 25 de Julho de 2013, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Nestlé Portugal, dão mais um passo, e após inúmeras experiências e iniciativas conjuntas, manifestam o interesse em continuar este trabalho.