Dia Mundial da Água

Poupar água é o nosso papel: veja como o fazemos

Mar 22, 2016

‘Good Food, Good Life’ é a promessa que fazemos aos inúmeros Consumidores por todo o mundo.

Para cumprir essa promessa nós garantimos que os nossos produtos e serviços são de elevada qualidade e segurança.

Reconhecemos também a nossa responsabilidade em garantir que usamos a água da forma mais eficiente possível.

Globalmente, os levantamentos por parte da indústria, da agricultura e das comunidades são definidos para exceder a oferta em 40% até 2030, de acordo com o 2030 Water Resources Group.

Sendo a maior empresa de alimentação e bebidas a nível mundial, podemos fazer uma contribuição significativa para ajudar a resolver este problema, não apenas nas nossas Fábricas, mas também nas nossas cadeias de abastecimento e nas nossas restantes instalações.

Cada inovação é um passo importante rumo a um futuro mais sustentável, para o nosso negócio e para as comunidades onde operamos, como parte do que a Nestlé chama de Criação de Valor Partilhado.

Sabemos que o nosso papel é poupar água. Por isso, mostramos de seguida, 10 formas de o fazer:

1. Reciclando ou reutilizando água nas nossas operações

 As águas residuais da nossa fábrica de café no Vietname são filtradas e reutilizadas nas plantas. Reciclámos ou reutilizámos 7.7 milhões de metros cúbicos de água nas nossas operações em 2015, o equivalente a 5,5% do total global das nossas captações de água.

2. Reduzindo a água usada por tonelada de produto

Hoje, a quantidade de água usada para produzir cada tonelada de produto é 41% menor do que era há dez anos atrás. 362 projetos de poupança de água nas nossas fábricas são projetados para poupar mais de 1,7 milhões de metros cúbicos por ano.

3. Conduzindo novos métodos e tecnologias

 No Vietname temos formado os produtores de café a usar métodos de irrigação de baixa tecnologia para gerir e monitorizar a água que usaram para irrigar as suas plantações. Estamos também a trabalhar com cientistas locais num modelo de previsão de tempo a curto prazo, que atualiza a previsão do tempo para os agricultores a cada seis horas.

4. Adotando novas tecnologias de arrefecimento nas nossas fábricas

Um novo sistema de refrigeração implementado na nossa fábrica nos Açores, em Portugal, significa que já não têm de usar grandes quantidades de água do mar para arrefecer o equipamento usado na produção de leite em pó. A poupança anual no ano passado foi equivalente à quantidade de água necessária para encher mais de 240 piscinas olímpicas.

5. Trabalhando com parceiros para promover a conservação da água

 A nossa fábrica no estado Indiano de Karnataka está a trabalhar com o governo local e com os agricultores em projetos-piloto com os produtores de arroz e cana-de-açúcar, para ajudá-los a adotarem técnicas mais eficientes para a produção destas culturas onde há um intensivo uso de água. A ação comunitária coletiva pode ajudar na obtenção de uma utilização sustentável da água a longo prazo.

6. Criando uma fábrica ‘zero água’ na Califórnia

Estamos a transformar a nossa fábrica em Modesto, na Califórnia, para utilizar toda a água que é extraída do leite, e depois reciclá-la. Até ao final de 2016, vamos poupar 98.000 metros cúbicos de água por ano.

7. Ajudando os agricultores a conservar a água

 No Panamá temos ajudado a construir pontos de recolha de água de nascente em explorações leiteiras. Isto significa que os agricultores podem manter as suas vacas e bezerros em melhores condições físicas durante a longa estação seca e a produção de leite pode aumentar em 10%.

8. Fornecendo água potável e saneamento

 Cerca de 230.000 pessoas das regiões de cultivo de cacau da Costa do Marfim têm agora um melhor acesso a água potável, saneamento e higiene, graças ao nosso trabalho em conjunto com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Temos vindo a trabalhar com a FICR desde 2002 e renovámos a nossa parceria por mais cinco anos em 2014.

9. Melhorando o acesso à água e saneamento

 A Nestlé Paquistão criou sete locais de consumo de água perto das suas fábricas. Globalmente, como signatário do WASH pledge temos assegurado que cada Colaborador da Nestlé tem acesso a água potável, saneamento e higiene num padrão adequado, no seu local de trabalho.

10. Educando as gerações futuras

Na Argentina a nossa marca local de água engarrafada Eco de los Andes aumenta a consciência da conservação de água nas escolas, através do programa Green Ribbon. Ao longo do ano, os Colaboradores da Nestlé Waters visitam as escolas como voluntários, com o objetivo de ajudarem os professores a lecionarem as aulas sobre sustentabilidade ambiental.

Poderá consultar mais informação sobre cada um dos exemplos apresentados, no Relatório da Nestlé S.A.: Nestlé na Sociedade: Criação de Valor Partilhado e cumprindo os nossos compromissos 2015.