BUONDI Protege o Litoral

Country : Portugal

Impact Area

  • Nutrição
  • Água
  • Desenvolvimento Rural
  • Sustentabilidade ambiental
  • Compliance
  • Comunidade
Jun 5, 2010, updated Junho 2010

Background

Programme description

Nestlé em Portugal - Criação de Valor Partilhado

Projecto:
BUONDI® Protege o Litoral
A zona costeira de Portugal, para além das boas ondas, é também conhecida pela forte erosão e fragilidade das dunas. Os surfistas, frequentadores assíduos destas zonas, são muitas vezes um bom exemplo do que se deve fazer para evitar o agravamento da situação. A falta de respeito no estacionamento de viaturas, a escolha aleatória de trilhos para chegar às praias, a poluição e o lixo são exemplos de destruição do nosso litoral. Os surfistas são os primeiros interessados em proteger um património que é de todos em geral e deles em especial.

Envolvimento:
BUONDI® é uma marca portuguesa de café, criada em Portugal pela Montarroio Sociedade de Cafés, empresa do Grupo RAR, em 1986. No ano de 1993, a Nestlé adquire a Montarroio ao grupo RAR e passa a ser a detentora da marca BUONDI®. O café BUONDI® é torrado e embalado na fábrica da Nestlé em S.Mamede de Infesta – Porto.

BUONDI® rapidamente se tornou uma marca de referência no seu sector, procurando inovar permanentemente na sua oferta e respondendo aos mais ele-vados padrões de qualidade e exigência dos seus clientes, parceiros, consumidores.

Com um discurso envolvente e uma comunicação inspiradora, BUONDI® apresenta-se ao público de forma diferenciadora, atraente e cosmopolita reforçando a sua atitude dinâmica e os seus valores, assentes na inovação, na paixão pelo café e na excelência da oferta.

A marca BUONDI® faz já parte do surf em Portugal, assim como o surf faz parte da marca. Foi a partilha de valores comuns tais como a inovação, juventude, irreverência e preocupação com o meio ambiente que nos ligou desde o início, há mais de 20 anos atrás, quando o Surf surgiu em Portugal e que nos continua a unir.

Origem do Projecto:

O Projecto BUONDI® Protege o Litoral teve início em 2010 e surge enquadrado nos valores da marca, como resultado da sua longa associação à prática de um desporto em concreto - o surf - e à preservação do meio ambiente. Mais do que uma estratégia de comunicação com os consumidores em geral e com um público específico (os surfistas), o projecto representa a criação de um vínculo de parceria com as entidades públicas responsáveis pela tutela das áreas balneares, unidos no objectivo comum de preservação do património natural do nosso país.

Objectivos:
Câmaras Municipais:
- Estabelecer um relação de parceria na defesa de um património público;
- Contribuir de forma sustentada para reforçar os esforços públicos já desenvolvidos.
Comunidade Surfista:
- Reforçar a ligação da marca BUONDI® a esta comunidade, através do desenvolvimento de actividades que con-tribuem para a salvaguarda de um património relativamente ao qual os surfistas são especialmente sensíveis.
Público em geral:
- Sensibilizar para necessidade urgente de protecção das zonas costeiras;
- Divulgar boas práticas de comportamento ambiental, com especial impacto na preservação do litoral.

Actividades:

A estratégia de actividades do Programa BUONDI® Protege o Litoral é dirigida quer ao público em geral, quer à comunidade surfista e tem actividades que impactam de forma distinta estes dois grupos.

Para o público em geral, o Programa coloca nas praias placas executa-das em materiais “amigos” do ambiente (madeira) que exibem mensagens incitando a comportamentos que contribuem para a preservação das zonas costeiras. Para a comunidade surfista em especial, o Programa desloca-se aos eventos de surf ou a Surf Camps da região, distribuindo materiais informativos e t-shirts com mensagens didácticas.

O Programa conta ainda com um Embaixador: uma personalidade pública que, estando associado a um estilo de vida saudável, personifica os valores da marca. Pedro Lima, o Embaixador do Programa, partilha com a BUONDI® o prazer do Surf e o respeito pelo meio ambiente e está comprometido com vários projectos de sustentabilidade e responsabilidade social.

Resultados:
Em 2010 o programa estabeleceu parceria com as autarquias de Peniche e Figueira da Foz. Em 2011, celebrou parcerias com 5 autarquias - Viana do Castelo, Vila do Conde, Nazaré, Mafra e Vila do Bispo – tendo no total sido activadas 31 praias destes concelhos e colocadas 36 placas.

Desafios e oportunidades:
No futuro este projecto prevê realizar:
- Acções de limpeza das praias;
- Campanhas de sensibilização junto dos jovens e comunidade surfistas;
- Parcerias locais.

Value to Society

Value to Nestlé

Next Steps