Recursos Humanos

   

Graças à dedicação e ao empenho dos nossos Colaboradores, todos os dias marcamos a diferença nas vidas de muitos consumidores em todo o mundo. A Nestlé possui uma forte cultura empresarial que reúne mais de 278 000 pessoas [KPI], que trabalham em mais de 100 países. Mais de um terço (33,9%) da nossa mão-de-obra está localizada na Europa, 38% nas Américas e 28,1% na Ásia, Oceânia e África. Durante a crise financeira mundial, envidamos todos os esforços no sentido de nos focalizarmos na sustentabilidade e na estabilidade, de modo a assegurar que dispomos dos recursos humanos adequados para dar resposta quer às necessidades actuais, quer às necessidades futuras.

Os nossos objectivos
Os investimentos a longo prazo na área da formação e do desenvolvimento profissional proporcionam aos nossos Colaboradores melhores oportunidades de emprego e rendimentos mais elevados, ao mesmo tempo que permitem dotar a Nestlé da mão-de-obra especializada e competente que a empresa necessita. O nosso princípio dominante é o de que cada Colaborador deverá ter as oportunidades e o apoio de que necessita para utilizar todo o seu potencial, num ambiente de trabalho seguro e justo, onde seja ouvido e valorizado, e onde exista respeito pela diversidade e igualdade.

As nossas acções
Através da conformidade com os princípios da Nestlé, e dos constantes melhoramentos no âmbito da gestão ambiental e da saúde e segurança no trabalho, continuamos a desenvolver uma Nestlé global e diversificada. A nossa cultura laboral, assente na ética e na responsabilidade, contribuiu para a implementação de medidas que promovem um maior envolvimento dos funcionários e melhoram a sua saúde e bem-estar, reduzem o número de acidentes de trabalho e antecipam as necessidades empresariais futuras através da atracção, do planeamento das sucessões e oportunidades de formação e desenvolvimento profissional em todos os níveis da nossa organização.

O nosso desempenho
Apesar da crise económica mundial continuamos a proporcionar aos recursos humanos da Nestlé uma formação e um desenvolvimento profissional abrangentes, bem como oportunidades de progressão na carreira. O nosso desempenho na área da saúde e segurança continuou a melhorar, sendo de assinalar novas reduções no Índice de Frequência de Acidentes com Baixa e na Taxa Total de Acidentes Registáveis. As relações laborais entre os Colaboradores, a Direcção e os Sindicatos são geralmente sólidas, apesar da ocorrência pontual de alguns desafios aos quais nos propomos dar solução.

Síntese da CVP:

  • Valor para a Nestlé: Mão-de-obra qualificada e motivada; melhor desempenho; resultados de negócio superiores; crescimento sustentável.
  • Valor para a sociedade: Oportunidades de emprego; potencial para melhores condições de vida; oportunidades de desenvolvimento pessoal; normas de segurança mais rigorosas no local de trabalho.